quarta-feira, janeiro 20, 2010

Suculentas

Ao contrário da minha mãe, eu nunca tive habilidade para a jardinagem. Já matei inúmeras plantas de sede, ou então afogadas. Parte do problema é que meu espaço para plantas sempre foi limitado às sacadas dos apartamentos onde já morei, mas a verdade é que eu nunca tive um "dedo verde". Isso até eu descobrir as suculentas! Há cerca de um ano estou colecionando estas plantinhas, que além de lindas, exigem pouca manutenção. Hoje tenho mais de 20 vasinhos, e preciso me segurar para não comprar mais alguns sempre que encontro alguma variedade que ainda não tenho. Estas são algumas das minhas favoritas (clique nas fotos para ampliar):










Para saber mais sobre estas plantas fascinantes, leiam a matéria "Apaixone-se pelas Suculentas" e acessem os sites Vasos de Suculentas, Rosa de Pedra e o blog Plantas Suculentas. Quem sabe vocês não se apaixonam também?

21 comentários:

Cris disse...

Hahaha! Eu amo suculentas! Tenho um vaso com uma enorme variedade delas e está lindo, dando até flor, acredita? Vou tirar uma foto e te mandar po e-mail. E também já matei muitas plantas, mas continuo tentando porque adoro! Minhá avó tinha o "dedo verde" mas não herdei isso...

Bjs,

Cris

A União Faz a Vida disse...

Eu gosto tanto de plantas... queria ter muitas na minha sacada. Mas sou tão atrapalhada, tão esquecida...

Amei as fotos!

:)

Glorinha L de Lion disse...

Cinara, há quanto tempo! Eu tb amo suculentas...já tive coleções...agora resolvi fazer um canteiro com elas, mas eram mais bonitas nos vasos...obrigada pelas dicas dos sites, adorei.
Beijos.

Gina disse...

A maioria das minhas suculentas está no ático, onde não costumo ir diariamente (rsrs!) e sei que elas podem ficar esquecidinhas, que não morrem...
Não dão trabalho e são muito lindinhas. Quando florescem, corro para fotografá-las.
Bjs.

ameixa seca disse...

Também tenho algumas mas muito poucas. As flores que algumas suculentas dão são lindíssimas :)

Ana Cristina Quevedo disse...

Moça, mas não existem coincidencias mesmo!
Tava com uma peninha das minhas...já tão mais pra lá do que pra cá.

Nunca sei se boto água de mais ou de menos, se elas tomam sol o bastante...

Vou pesquisar tudinho nesses sites que vc ciou.

Beijo e obrigada!

Carolina Andrade disse...

Ci, eu acho suculentas uma planta muito interessante, acho que enfeitam qualquer ambiente num vaso bacana. Tenho dois desses tipos aqui em casa. Beijão

Unknown disse...

Eu tambem gosto muito de suculentas, pois sao umas plantas que nao precisam de grandes cuidados e estao sempre bonitas.

Beijinhos

Cinara disse...

Cris, jura que você também é fã das suculentas, amiga? As minhas estão todas isoladas em vasinhos, mas eu acho lindo quando elas ficam juntas em um vasão! Minha mãe tem assim. Vamos continuar tentando, talvez um dia a gente esqueça nosso passado de "assassinas de plantas"... :oD

Tati, obrigada pela divulgação!

Talula, obrigada, querida! Às vezes ainda não chegou sua hora de virar "jardineira"... Mas as suculentas você pode até esquecer de vez em quando: elas são bem resistentes! ;o)

Que saudades, Glorinha! Estes sites me ajudaram muito a entender melhor as suculentas, e até a identificar algumas. Estou literalmente viciada nelas!

Gina, aqui em casa, só uma delas deu flor, e também achei o máximo! Só não me lembrei de fotografar... Mas agora não perco mais, vivo de olho nos brotinhos que vão surgindo! Aliás, adoro suas fotos de flores e plantas... ;o)

Ameixa Seca, eu ainda estou esperando as minhas suculentas darem flor... Estou ansiosa!

Ana Cristina, a única coisa que fiz diferente da orientação dos sites foi em relação à terra: eu usei só terra vegetal mesmo, daquelas vendidas em pacotes, e não misturei com nada. Também não coloco adubos, e elas estão lindas mesmo assim! ;o)

Carol, concordo com você! E também acho que os formatos diferentes chamam a atenção, e eu gosto de coisas diferentes... ;o)

Cacahuete, para mim, elas têm ainda outra vantagem: meus gatos não comem suculentas! :oD

Um beijão para vocês, meninas!

Roberta Mello disse...

Cinara, eu amo suculentas, quando cheguei em casa de viagem a minha tinha dado uma flor linda, postei hoje lá no blog, são plantas decorativas, bonitas e fáceis de cuidar, minha cara!!kkk, beijocas

Richie disse...

Oi Cinara!
Qdo eu era criança minha vó comprou 2 vasinhos desses, um pra mim, um pro meu irmão.. a minha parecia um repolhinho gorducho, e a dele parecia planta de aquário gordinha.. era pra gente aprender a cuidar.
Não deu muito certo na época..rs

angela disse...

tenho algumas, mas já matei algumas afogadas, vou correndo visitar as suas dicas. as suas estãolindas! bjs

Luiza Zanatta Baggiotto disse...

Oi Cinara
Descobri seu blog por pesquisa no Google para receita do cheesecake, que testarei agora a tarde.
Adorei o seu blog, já coloquei nos favoritos! É ótimo! Sucesso!

Luiza Zanatta, Brasilia DF

Luciana disse...

Olá Cinara!! Sou apaixonada pelo seu blog!! É uma delícia encontrar as receitas de todas as comidinhas deliciosas da terra do tio sam!! Mas uma coisa que procurei em seu blog e não encontrei (uma das minhas guloseimas americanas favoritas)foi a receita do red velvet cupcake. Eu já tentei adaptar algumas receitas mas minhas hebilidades culináras não são suficientes pra reproduzir o sabor do tal bolinho e por isso decidi apelar pra quem realmente entende do assunto!!! Espero que voce tenha alguma receita do dito cujo por ai!!!
Abraços
Lu

Luiza Zanatta Baggiotto disse...

Cinara
Fiz o cheesecake, ficou lindo igual da foto, super gosto, já acabou. tds elogiaram! Beijos

Lua Limaverde disse...

Amiga, são lindas, deu até vontade, mas infelizmente aqui em casa não tem varanda e não tem nenhum lugar que pegue sol, acredita? É uma pena, mas já me conformei em ter apenas um bambuzinho. Beijos! ;D

Anônimo disse...

São lindas mesmo, quanto ao "dedo verde" eu morava em casa e nada que eu plantava desenvolvia, um dia comprei grama pronta, aquelas em quadradinhos, era só colocar na terra, vc acredita que a grama secou?
Agora estou me dando bem com bromélias, elas são meio "independentes", rsrsrs, quase não molho e estão lindonas, dando mudas.
bjo

Cinara disse...

Roberta, as minhas suculentas ainda não floriram... Só uma floriu, mas com uma florzinha minúscula! Vou conferir a sua daqui a pouco, pode deixar! ;o)

Richie, mesmo não tendo dado certo, eu adorei a iniciativa da sua avó! Um de vocês poderia se empolgar e virar botânico, biólogo, paisagista... ;o)

Angela, como eu disse aqui em cima, eu segui as dicas dos sites e deu super certo!! Só não usei terra misturada e nem adubos. Mas estou pensando em usar um adubozinho em breve: talvez seja por isso que elas não tão florindo!

Luiza, obrigada pelos comentários e pelos elogios! Adorei saber que você fez o cheesecake e que ele foi aprovado... Na família do meu marido, eles até brigam pela última fatia! :o)

Luciana, muito obrigada pelas palavras tão carinhosas! Como você, eu também adoro red velvet cupcakes e cakes, mas infelizmente ainda não encontrei uma receita que eu gostasse! A primeira que fiz ficou com o visual lindo, mas o sabor péssimo. A segunda ficou boa no sabor, mas o bolinho ficou seco demais. A terceira ficou horrível inteira. Então ainda estou na fase de experimentação... Mas pode deixar que em breve os red velvet cupcakes vão aparecer por aqui, OK? ;o)

Lu, eu nunca pensei que fosse gostar tanto de cuidar destas plantinhas, amiga! Que pena que você não tem nenhum lugar ensolarado... E não sei se existe alguma que não precise de sol. Mas podemos pesquisar... ;o)

Ana, acredito que sua grama secou, sim! Acho que secaria comigo também... Eu adoro bromélias, mas não sabia que não davam muito trabalho... Elas ficam chiques em qualquer jardim ou vaso!

Um beijo para vocês!

Luciana disse...

Obrigada Cinara!!
Bjos

Ana Cristina disse...

Olá,estou cada dia mais apaixonada por elas as suculentas... a minha dúvida é: posso borrifa-las?

Cinara disse...

Oi, Ana Cristina! Pelo que estudei, devemos regar as suculentas "como uma tempestade", não com água em excesso, mas molhando a planta toda. É assim que tenho feito e tem dado certo! ;)