quinta-feira, janeiro 14, 2010

Bananas Foster Ice Cream

Embora a sobremesa chamada Bananas Foster seja bem famosa nos Estados Unidos, eu ouvi falar dela pela primeira vez há pouco mais de um ano, quando recebi a receita da leitora Rosa Maria. Bananas Foster são bananas carameladas em manteiga, açúcar mascavo e canela, depois flambadas com rum e servidas com sorvete de creme. A sobremesa foi criada em 1951 pelo restaurante Brennan's, de New Orleans, e dizem que ela é até hoje um dos itens mais requisitados do cardápio. Quando vi que as bananas que eu tinha em casa estavam quase passando do ponto, resolvi usá-las em alguma receita. Por causa do calor, pensei logo em algo gelado, e foi quando encontrei esta receita de sorvete de Bananas Foster! Pude comprovar que a sobremesa original é uma delícia, mas transformá-la em sorvete foi uma idéia realmente genial e super saborosa!


Sorvete de Bananas Foster

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

1/4 xícara de açúcar mascavo apertado na xícara

1/4 colher (chá) de canela em pó

2 bananas grandes e maduras, cortadas na metade no sentido do comprimento e da largura

2 colheres (sopa) de rum

2 gemas de ovo grandes

1/3 xícara de açúcar

1 1/2 xícara de leite integral

2 xícaras de creme de leite (pode ser de lata ou caixinha)

1. Em uma frigideira media, sob fogo médio-alto, derreta a manteiga até borbulhar. Adicione o açúcar mascavo e a canela e espalhe com uma colher de pau. Cozinhe até virar uma massa borbulhante, cerca de 1 minuto e meio. Adicione as bananas e mexa, virando-as no açúcar durante 2 minutos, até que estejam bem cobertas e amolecendo.

2. Despeje o rum na frigideira e deixe ferver por um ou dois minutos até que o álcool evapore (o álcool impede o congelamento do sorvete). Transfira o conteúdo da frigideira para um liquidificador ou processador de alimentos.

3. Em uma tigela média, bata as gemas rapidamente com um batedor, depois adicione o açúcar e bata até formar um creme amarelo claro, durante 2 minutos mais ou menos. Em uma panela média (eu uso uma leiteira), aqueça o leite por cerca de 5 minutos, sem deixar ferver. Coloque 1/2 xícara do leite quente sobre a mistura de banana no liquidificador e bata até formar um purê liso (cerca de 1 minuto). Reserve e deixe esfriar.

4. Adicione a xícara restante de leite quente lentamente à mistura de ovos e açúcar, sem parar de bater. Volte tudo para a panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar com uma colher de pau, durante 6 a 8 minutos, ou até engrossar o suficiente para cobrir as costas da colher. Tire do fogo e adicione o purê de banana, mexendo até incorporar completamente. Deixe o creme esfriar até a temperatura ambiente, e então acrescente o creme de leite, misturando bem. Leve à geladeira por 4 horas ou de um dia para o outro.

5. Coloque o creme na sorveteira seguindo as orientações do fabricante, e deixe de 20 a 25 minutos. Depois leve ao congelador até endurecer, por pelo menos 2 horas.

18 comentários:

ameixa seca disse...

Só não gosto muito de bananas ao natural, mas tanto bananas carameladas como o sorvete devem ser super saborosos :)

Carolina Andrade disse...

Ci, quanto tempo!! Feliz 2010 antes de mais nada!! Ai Ci, não faz isso comigo, fico vendo esse monte de gelados, sem sorveteira é uma tragédia!! Na geladeira da Kibom não tem sorvete de banana foster. Assim eu choro!! Beijos

Pela Arte de Educar disse...

Olá Cinara,
adorei a receita, mas não tenho a sorveteira, como posso fazer, para ter um sorvete cremoso assim?
Feliz 2010
Bjs.
Edna

manjericota disse...

Ola Cinara,

Gostei do sorvete, nesse calor, nada melhor. Sabe q ja fiz sorvete com banana flambada, bem parecido com este. Realmente fica delicioso O seu tá ótimo!

Bjão,
Dani

Camila disse...

Hum, parece bom! Nunca dá tempo de fazer nada com bananas aqui em casa, meus coelhinhos adoram e comem tudo, hahaha. Bjs

Patricia Scarpin disse...

Receita indo pra minha to try list agora mesmo - Ci, que delícia de sorvete!

Unknown disse...

Humm...que delicia de gelado que deve de ser. Ainda nao tenho maquina para fazer gelados, mas tenho mesmo de comprar uma. Esta receita vou ter de fazer. Para alem disso e optima para aproveitar bananas que ja estao para la de maduras.

Beijinhos

Cris disse...

Ai, imagina se não vou fazer esse sorvete?! Aliás, acho que já fiz todos que você publicou Isso que dá brinquedo novo, né? rsrs Há algumas semanas, postei no meu blog uma receita de Bananas Foster. Olhe que coincidência!

Bjs,

Cris

Iliane disse...

Cynara..um ano novo cheinho de coisas boas para você!!!menina..que maravilha de receita!!e..logico que vou fazer..eu sou uma maniaca por bananas..e esse sorvet é tudo de bom..amanhã..comprp bananas para fazer..que maravilha..bjus..li

Verena disse...

Amiga!
Amei esta receita! Ontem mesmo estava com muitas bananas dando sopa e querendo fazer uma receita com elas...mas fiz um bolo. Já fiz sorvete de bananas assadas mas esta sua me deixou salivando! Deve ficar divina! Nunca experimentei as Bananas Foster...só ouvi falar...mas com certeza aparecerão por aqui logo, logo!
Um beijo grande! Saudades!!!

Trainee de Cozinheira disse...

Olá Cinara,
Adorei a sua receita, mas ainda não tenho máquina de sorvete, vou ficar babando por aqui!!!
bjs

Maura

Giovana Martini disse...

Oi, Ci! Tudo bem? Feliz 2010 pra vc e sua família!
Quanto rende (litros)?



Beijos!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Cinara, que lindo!!!, eu costumo fazer banana foster para comer com sorvete de creme, nunca tinha visto em sorvete, mas vc é danana, hem!!!, Cinara vc arrebentou querida, bjokas e parabéns pela receita ;)...

Nereime disse...

Cinara já estava com saudade de passar por aqui.Quantas receitas diferentes tem saído da tua cozinha, vai ser difícil escolher qual testar primeiro!!!
Desejo que seu ano seja repleto de alegrias.
bjs

Margarida disse...

Que saudades de comer uma banana foster.. Acho que este ano vou voltar aos EUA e matar o desejo. : )
Em gelado deve ser uma maravilha. Vou levar a receita comigo.
**

Cinara disse...

Ameixa Seca, eu também não tenho o costume de comer bananas sozinhas, mas em doces, bolos e sorvetes, eu adoro!

Carol, faz tempo mesmo! Também desejo um 2010 maravilhoso para você e sua família! Quanto ao sorvete, se fosse possível, juro que eu te mandava um pouco pelo correio... ;o)

Edna, teoricamente, todos os sorvetes podem ser feitos sem sorveteira, contanto que você deixe a massa no freezer e bata de hora em hora, durante 3 horas, enquanto ela congela, usando batedeira, mixer ou processador. Mas eu não posso garantir que o resultado final será o mesmo... Só experimentando mesmo! Um lindo 2010 para você também!!

Dani, obrigada, querida! Realmente deve ficar parecido com o seu. Fica bom demais, não é? ;o)

Camila, que beleza! Pelo visto, meu filho já enjoou de bananas, pois elas sempre sobram... Neste momento tenho algumas passando do ponto de novo!

Paty, que bom que você gostou, amiga! E eu ainda preciso fazer o seu sorvete de crumble de maçã... Estou sonhando com ele! :o)

Cacahuete, se você gosta de sorvetes, a sorveteira é um utensílio indispensável. Eu gosto principalmente porque podemos fazer sorvetes bem diferentes! ;o)

Cris, coincidência mesmo, amiga! Vou ver suas Bananas Foster agora mesmo. Depois me conte se fizer o sorvete!

Iliane, se você é fã de bananas, vai adorar este sorvete, tenho certeza! Também desejo um 2010 de muita saúde e realizações, para você e sua família!

, pode fazer sem medo que eu garanto que é uma delícia, amiga. Ele é doce na medida certa e o rum dá um toque especial! Saudades também!

Maura, eu preciso é fazer mais sorvetes de frutas, sem creme de leite, senão eu não sei onde vou parar... :oD

Gi, feliz ano novo para você e seus meninos também! Esta receita rende um pouco mais de 1 litro de sorvete. Aliás, é o exatamente que cabe na minha sorveteira!

Ana, se você gosta de Bananas Foster, iria amar este sorvete!!! Foi realmente uma sorte achar esta receita... ;o)

Nereime, bem-vinda de volta, amiga!! Que bom que você gostou das novidades... ;o) Também desejo um 2010 incrível para você e sua família!

Margarida, você deve ser como eu: sempre que vou aos EUA, tenho uma lista de comidinhas para saborear novamente e matar as saudades! :o)

Um beijo enorme para vocês, meninas!

Juliana disse...

Cinara querida!

Sempre com receitas inspiradoras.
Vou tentar esse sorvete pra ver se tiro as teias de aranha da minha sorveteira!
A minha pobre coitada viu muitos desastres, pois não consigo achar creme de leite fresco na minha cidade.

obrigada
bjs

Cinara disse...

É verdade, Juliana: a maioria das receitas de sorvete pede creme de leite fresco... Então esta aqui você pode testar! E a do sorvete de Peanut Butter também.
Depois me conte o que achou, OK? ;o)
Beijos!