quarta-feira, novembro 04, 2009

Ratatouille

Eu estava ensaiando para fazer este prato desde que vi o fofíssimo ratinho Remy fazendo este refogado de legumes típico da culinária francesa no filme Ratatouille! No filme, o simpático ratinho faz um prato lindo, com todos os legumes do mesmo diâmetro e cortados na mesma espessura. Eu vi no blog Kitchen Space que é possível fazer igualzinho, mas como eu não sou tão caprichosa quanto a Ana, cortei meus legumes em pedacinhos mesmo. Vejam o prato dela, que lindo:

Há inúmeras receitas de Ratatouille na internet, mas foi a receita da Dadivosa que me conquistou, tanto pelos temperos que ela usa quanto pelo lindo post que ela escreveu... Devo confessar que fiz algumas alterações, e quero pedir desculpas à Dadivosa por pelo menos um sacrilégio: eu usei tomates pelados em lata em vez de tomates frescos! (É culpa da falta de tempo, Dadi...) Mas garanto que o resultado é nota mil!


Ratatouille

Ingredientes básicos:

1 cebola grande

2 dentes de alho amassados

1/2 pimentão amarelo

1/2 pimentão vermelho

1 abobrinha grande ou duas médias (usei uma italiana e outra brasileira)

1 berinjela de bom tamanho

10 tomates sem pele (ou 1 lata de tomates pelados)

um bom azeite, o quanto baste para refogar


Ingredientes do tempero, todos secos:

1 colher (sopa) de orégano

1 colher (chá) de manjericão

1/2 colher (chá) de alecrim

1 folhinha de louro

Uma pitada de pimenta calabresa

1 colher (sopa) de sal grosso

Pique todos os legumes em pedaços do mesmo tamanho, menos a berinjela, que deve ser cortada na hora de incorporar ao refogado para que ela não escureça. Leve ao fogo uma panela grande com azeite suficiente para cobrir levemente o fundo. Quando o azeite estiver aquecido, junte a cebola e mexa de vez em quando, até ficar transparente. Pique a berinjela e adicione, junto com o alho. Mexa ligeiramente, até que murche um pouco e esteja aquecida.

Enquanto isso, misture os temperos em um almofariz, socando até que o preparado se reduza a quase pó. O sal precisa ser grosso para ajudar a triturar as ervas, a folha de louro e a pimenta.

Adicione as abobrinhas, que devem ser incorporadas também até ficarem quentinhas e perderem um pouco da água. Por fim, adicione os pimentões. O objetivo de adicionar os legumes um a um é dar tempo para que cada um seja aquecido e solte um pouco de seus sucos sem formar um aguaceiro na panela.

Quando a mistura estiver bem quente, adicione o tempero. Como diz a autora da receita, "faça o tempero cair em chuva sobre os legumes e, com a colher de pau, incorpore essa poeira aromática de modo que ela envolva cada um dos quadradinhos."

Adicione os tomates pelados cortados grosseiramente, misture tudo novamente e cubra a panela. Cozinhe durante 15 minutos.

Eu já fiz esta receita várias vezes, e a servi como molho de macarrão, como acompanhamento de carne vermelha ou frango, no pão italiano (regado com azeite) e até preparei uma bela pizza vegetariana com o Ratatouille como cobertura!

31 comentários:

Fabiana disse...

Cinara,
tambem fiz o ratatouille depois que assisti o desenho..rs..rs..
meu filhos que pediram, na epoca não tinha achado nenhuma receita em lugar nenhum, tive que recorrer ao wikipedia..rs..rs....e depois de ler a receita, fiz correndo.
Imagina, que eu ía deixar de fazer um receitinha com tomate, beringela e abóbrinha para os filhos que estavam empolgados com o desenho..
bjs

Dani disse...

Abobrinha é tudo de bom!!! E seu prato ficou tão lindo e colorido..:D Amei!

Pam disse...

aii que lindo...sou mais uma que sou louca pra fazer por causa do filme, mas nunca tive coragem, mas com essa sua receitinha acho que vou tentar...hehe
beijinhos

Unknown disse...

Eu amei... seu prato está contemporâneo, é bom variar a forma de servir, não acha? Criamos novas texturas sem perder o sabor. Parabéns.... queria estar pertinho para comer. Bjs querida, obrigada pelo carinho... adoro seu blog!

Smas disse...

Nunca me tinha lembrado como molho de macarrão!
E já há muito tempo que não faço...
Bjs

Mari disse...

Ci, ficou lindo seu ratatouille!! Você é um arraso total mesmo... seja postando doce ou salgado, tudo aqui é sempre delicioso!!!
Já comi num restaurante onde almoço vez que outra, mas nunca preparei... vou seguir tua receita (mais uma das centenas que já fiz daqui)!
Super beijo,

Mari

Claudia disse...

Sabe que desde que assiti o filme, vivo pensando em fazer, mas nunca me atrevi. Agora fiquei animada e acho que vou servir com pão, humm, deve ficar ótimo!

beijos

ameixa seca disse...

Rato na cozinha só mesmo em filme porque na vida real não dá :)
Super saboroso!

Tânia disse...

Amo o prato, amo o filme....que delícia!!!
Eu já "sonhei" fazer arrumadinho também, mas desisti...hehe depois vou ficar com dó de comer.
Bjs

angela disse...

arrumadinho jamais podera fazer, o seu ficou divino. bjs

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Hummmmmm!!! Amo berinjela, e esse seu prato tá lindo e muito apetitoso, bjo gde p/ vc!!!

Carolina Andrade disse...

Acho que todo mundo que viu o filme correu fazer ratatouille depois!! Bom, eu já fiz a adorei, a vária smaneiras de se preparar e é uma delicia !! Beijão Ci

Gina disse...

Nunca fiz ratatouille da forma original, sempre fiz como você, picada. Simplesmente, me apaixonei por esse prato, por conta da mescla de temperos e legumes. Gosto tanto quente quanto gelado.
Bjs.

Ana disse...

Ta lindo o seu Cinara!
Eu adoro ratatouille, adoro mesmo! Fiquei feliz em ver a mencao q vc fez com a foto do meu blog aqui, e olha, aquela receita eh muito gostosa, principalmente por conta da misturinha de pimentoes vermelhos q vai no fundo do pirex, eh demais de bom aquilo.
Amo berinjela, tomate e abobrinha, tudo junto bem temperadinho so pode ficar demais de bom ne!
Beijos!
Ana

Verena disse...

Eu ainda não fiz mas há tempos que estou ensaiando para testar...acho que é um lindo prato e deve ser muito saboroso!
Adorei as dicas para servir!
Beijos, amiga!
Ótimo final de semana!

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Cinara,
Essa foi uma das melhores versões de Ratatouille, que eu já vi.
Parabéns

Maura

Dadivosa disse...

Cinara, me agarrou uma emoção agora!
E a sua ratatouille tá com uma carinha irresistível... não sobrou um bocadinho não?
Um beijo ;***

Cinara disse...

Fabiana, meu filho também ficou empolgado para provar Ratatouille ao ver o desenho, mas na hora "H", não gostou nem um pouco! Talvez, se eu tivesse feito tudo redondinho igual o ratinho fez, ele tivesse gostado... :o(

Dani, sabia que até pouco tempo atrás eu torceria o nariz para este refogado? Acho que foram os temperos que me consquistaram! :o)

Pam, eu até tentei achar os legumes do mesmo tamanho para fazer as rodelinhas, mas não consegui. Mas tudo bem, porque em pedacinhos é mais rápido e é saboroso do mesmo jeito... ;o)

Larissa, neste prato o que não faltam são cores e texturas diferentes, não é mesmo? ;o) E eu é que te agradeço pelos selinhos lindos que já estão enfeitando o Cinara's Place!

Smas, eu acho que este Ratatouille combina perfeitamente com macarrão. Além de ficar gostoso, fica muito saudável, não é mesmo? ;o)

Mari, você é muito gentil, amiga... Sei que os salgados não são o meu forte, por isso só publico aqui as receitas que eu realmente gosto e acerto. Este eu garanto que é dos deuses! ;o)

Claudia, depois experimente como cobertura daquela massa de pizza caseira... Fica leve e deliciosa!

Ameixa Seca, o filme é engraçado justamente por isso: quem já imaginou um rato como chef de cozinha??? :oD

Tânia, eu demorei para fazer exatamente porque não queria abrir mão de fazer arrumadinho... Mas a vontade de comer ratatouille foi mais forte, por isso desisti. Mas não em arrependo nem um pouco! :oD

Angela, o trabalhão que ia dar me deixava até desanimada, sabia? Agora que me rendi aos legumes em pedacinhos, estou realizada... ;o)

Ana Paula, você acredita que eu só comecei a gostar de berinjela há poucos anos? Agora adoro tudo que leva berinjela! Prova de que nosso paladar está sempre mudando... ;o)

Carol, eu não me esqueço da cena em que o crítico gastronômico prova o ratatouille e se lembra da infância... Muito fofo! :o)

Gina, eu também gosto deste prato tanto quente quanto gelado, é perfeito das duas maneiras! ;o)

Ana, tenho certeza de que a misturinha que vai no fundo dá um toque muito especial, e ainda não desisti de fazer a sua receita! Eu cheguei a procurar os legumes com o mesmo diâmetro, mas nunca achei todos em um só lugar, e o tempo foi passando... Aposto que, se eu tivesse feito igual ao seu, meu filho teria gostado!

Verena, o ratatouille é um prato bastante versátil! Hoje me arrependo de ter esperado tanto para experimentar... ;o)

Maura, obrigada, querida! O mérito é todo da Dadivosa, mas eu também gostei das minhas alteraçõezinhas... ;o)

Dadi, eu tardo mas não falho! Só demorei para publicar porque não dava tempo de bater uma foto antes do prato ser devorado. E, como sempre, nunca sobra nada... Obrigada pela receita maravilhosa!

Um grande beijo e um final de semana maravilhoso para vocês!

Rosana Midori disse...

Oi Cinara
Que feliz coincidência!
Já fiz ratatouille, mas acho que não ficou tão boa qto a sua, que está com uma carinha ótima!
No final do mês passado fiz um quiche ratatouille que até postei no meu blog e coloquei a fotinho do filme, como vc fez...
Bjs e ótimo fds!

Andrea Dohashi disse...

Eu gostei tanto desse filme, e cheguei até me emocionar, rs12
Eu ainda não fiz a receita, mas a sua está tão apetitosa que fareicom certeza!
Beijos

Roberta Mello disse...

Cinara, vou fazer esse findi, tomara que dê certo!! olha, no blog estou com um sorteio bem legalzinho, passa lá e concorra, beijocas!!!

Anna disse...

Na pizza deve ficar também muito bom.
Vou testar em breve depois te falo.
Adoro estes ingredientes.
beijos

Cinara disse...

Rosana, coincidência mesmo! E adorei a idéia da quiche de ratatouille... Com certeza vou conferir sua receita! ;o)

Andrea, eu também adorei o filme... O Remy cozinhando é uma fofura!

Roberta, espero que você goste do ratatouille! E pode deixar que vou conferir seu sorteio, OK? ;o)

Anna, acho que o segredo está nos temperos: o aroma do prato fica irresistível! E adorei rever você ontem, viu? ;o)

Beijos e uma ótima semana para vocês, meninas!

Silvia Arruda disse...

Vc acredita que eu nunca fiz ratatouille?? Isso pq sou fascinada por legumes...
mas o filme eu assisti... aliás, depois que vi sua "resenha" aqui... hehehe... é uma belezinha né?? Bjos!

Cinara disse...

Acredito, Sil! Eu também demorei séculos para fazer, e agora tenho feito sempre. É um prato fácil, gostoso e barato! E sempre que comemos, comentamos sobre o filme, que é realmente fofíssimo... ;o)
Beijos e uma linda semana para você!

Lua Limaverde disse...

Ci, eu adoro ratatouille, mas acredita que o Ric não gosta de beringela? Mas um dia ainda hei de convencê-lo, rs. Beijos!

Cinara disse...

Lu, conta para o Ric que eu também detestava berinjela, e que agora eu ADORO!! Não resisto a um antepasto de berinjela bem temperadinho... Nham!
Beijos, amiga!

Rita disse...

Olá,
hoje fiz essa receita de "Ratatouille".Ficou ótima. Muita saborosa, uma delicia.
Seu blogger é sempre um socorro para grandes inovacões.
Parabéns, muito sucesso a voce!

Abracos, Rita.

Cinara disse...

Que bom que você gostou da receita, Rita! Eu faço este Ratatouille sempre, e nunca nos cansamos dele... Muito obrigada pelo comentário e pelos elogios!
Beijos e uma ótima semana para você!

Avental e Aventuras disse...

Oi Cinara,
Eu adoro ratatouille. Fiz algumas vezes, mas já faz um tempinho que não sai nenhum aqui na minha cozinha! Seu post me inspirou...acho que logo farei um. Além de gostoso é mega saudável né? O seu está lindo :)
Bjos
Tania

Cinara disse...

Obrigada, Tania! Eu também fiquei um tempo sem fazer, a gente até esquece como é gostoso, né? ;o)
Beijos e bom final de semana!