quarta-feira, maio 28, 2008

Sour Cream

Eu já falei bastante sobre sour cream (ou "creme azedo") aqui no blog, mas várias pessoas continuam me escrevendo para saber mais sobre esse ingrediente. Então decidi fazer um post sobre substituições que eu faço, já que não há sour cream industrializado à venda aqui no Brasil. Pesquisando na internet vocês podem encontrar várias outras "receitas" para fazer sour cream, mas aqui eu vou descrever apenas o que eu mesma utilizo.

***Para fazer sour cream em casa, pegue uma lata de creme de leite, tire o soro e adicione o suco de 1 limão médio. Misture bem e prove. O creme deve estar com o gosto de um iogurte natural azedinho. Deixe cerca de 10 minutos em temperatura ambiente e depois leve à geladeira até a hora de servir.

***Quando preciso utilizar sour cream em uma receita, eu uso a coalhada da Vigor, à venda em supermercados. Na consistência, ela é bem parecida com o sour cream americano, mas na minha opinião não é tão saborosa para ser consumida pura.

***Mas para servir com pratos Tex-Mex, batatas assadas e outros pratos, eu ainda prefiro substituir o sour cream por uma boa coalhada seca, vendida em restaurantes árabes (tem até no Habib's). É um sour cream perfeito! Quem estiver disposto a fazer a coalhada seca em casa, pode conferir as seguintes receitas: da Dadivosa, da Sônia, da Claudia e da Ana.

36 comentários:

Mari Rezende disse...

Primeirinha! :D
Vou virar figurinha constante a partir de agora...
Cinara, muitas receitas também, além do sour cream, falam sobre o double cream... Esse pode ser o nosso bom e velho conhecido creme de leite mesmo? Sempre que vejo alguma receita que fale em double cream eu uso o creme de leite de latinha com o soro e dá certo, mas não sei se até agora eu dei sorte ou se é isso mesmo...

Beijos!

laila radice disse...

eu costumo substituir assim como vc pelo creme de elite com iogurte mas tenho um receita q acho q é uma caixinha de cerem de leite, um pote de iogurte natual e suco de limão... fica delicioso...bjs

Larissa disse...

Amiga, saudade dos nossos papos!
:-D
Agora me diga: em que receitas usamos este creme? Nunca ouvi falar nele! Vivendo e aprendendo! hehehe

Um beijo!

Patricia Scarpin disse...

Ci, gostei de saber que dá pra fazer com creme de leite de lata!

Silvia Arruda disse...

Meu marido ama sour cream...
Lembra que uma vez eu pedi para vc a receita e vc me passou essa com creme de leite? Então, já rola faz tempo em casa! ;)

Anônimo disse...

Amo sour cream! Eu nunca tinha provado no Brasil, porque não é comum por aí, mas agora adoro isso. Bjs, Paty@Bahrain

Anônimo disse...

Cinara,
como sempre, aqui está uma delícia! E é claro que você pode mencionar o lançamento do meu livro em Brasília, e dizer também que já está disponível para compra em todo o Brasil, através do site da Editora Autêntica.
Vai ser uma grande honra ter meu trabalho divulgado aqui, mais uma vez...

Um abraço.

zazoza disse...

otimo saber essas receitas. uma coisa que eu faço aqui em casa é comprar a coalhada tipo da vigor por exemplo e deixar dentro de uma fralda escorrendo o soro, dentro da geladeira. assim, dentro de algumas horas ja vira uma coalhada seca deliciosa e cremosa.

Nereime disse...

Obrigada pela preciosa dica, eu não conhecia ...adoro passar por aqui ...suas dicas são sempre tão simples para mim que estou começando a aprender são ótimas!!
bjoks

Axly disse...

Eu adoro esses azedinhos, mas nunca comi o sour cream propriamente dito, como você disse, aqui não tem^^
Coalhada seca é divino!!!
Kisss^^

Anônimo disse...

Oi, Cinara!
Vc já havia me enviado todas as dicas do Sour Cream, mas ler sobre ele nunca é demais!
Obrigada pelas dicas que vc me enviou por e-mail!
bjo.
elaine

* Jo * disse...

Adorei a receita!
=)

Cinara disse...

Naninha, o termo "double cream" é usado na Inglaterra, e nos Estados Unidos ele equivale ao creme de leite com o maior teor de gordura que existe. Eu diria que você pode usar o nosso creme de leite de lata mesmo, mas sem o soro seria melhor. Ou então usar o creme de leite fresco, que talvez tenha um maior teor de gordura. Mas se o que você usa tem dado certo, continue usando!

Laila, eu vi duas receitas que misturam requeijão e cottage cheese ao creme de leite que também devem ficar ótimas... Ainda não testei, mas ainda vou testar estas e a sua também. Obrigada pela dica, querida!

Larissa, nem me fale, amiga! Ando trabalhando tanto que você nem imagina! Quanto à sua dúvida, o sour cream é usado em várias receitas (da mesma forma que o iogurte natural e o buttermilk), e aqui no blog eu tenho duas: o Triple Chocolate Muffins e o Nigella's Old-Fashioned Chocolate Cake. Mas o sour cream é ainda mais versátil como acompanhamento de vários pratos, principalmente Tex-Mex. Se você conferir no meu marcador Tex-Mex, verá que quase todas as receitas pedem sour cream como acompanhamento!

Paty Scarpin, fica perfeito com o creme de leite em lata!! Mas eu só uso o da Nestlé quando vou consumir o sour cream puro, pois é o creme de leite enlatado de sabor mais suave e tem uma textura aveludada. Delícia!

Silvia, é verdade!! Fico feliz que você tenha aprovado a receita! O melhor de tudo é que é *super* simples, não é mesmo? ;o)

Paty, eu também acho que vai bem com tudo, principalmente com Tex-Mex e comida árabe... Nham!

Adelaide, vou divulgar o lançamento do seu livro ainda este final de semana, Adelaide!!! Como eu já disse, espero que seja um grande sucesso! Pena que eu não possa estar lá... :o(

Zazoza, que idéia genial, eu não tinha pensado nisso!!! Vou experimentar em casa com certeza! Super obrigada pela dica, viu?

Nereime, fico feliz que você tenha gostado! Só tenho medo que você fique brava comigo depois: este creme azedo vicia! :oP

Axly, mesmo nos EUA, a textura e o sabor do sour cream variam bastante, devido às diferentes marcas, aos produtos light e orgânicos. Quando tiver oportunidade, experimente o mais tradicional que encontrar!

Elaine, eu é que agradeço por você ter me passado a sua dúvida! Assim pude compartilhar a resposta que te dei com meus leitores... ;o)

Goles & Nacos, obrigada! :o)

Um super beijo para vocês, meninas!

Sylvia disse...

Eu faco o mesmo, como aqui é mais comun o creme de leite fresco , sempre compro uma latinha ,just in case. suas dicas sao maravilhosas
Bjs

Lua Limaverde disse...

Amiga, que bom saber que o de lata é melhor! E eu não sabia que o Habibs vendia coalhada seca, tem um aqui pertinho de casa! Informação é tudo, rs.
Ci, depois preciso te enviar um e-mail, contar as novidades, mas ultimamente tá difícil! Beijo grande pra ti! ;-)

Cláudia disse...

Cinara, ótimas dicas como sempre. Adorei saber mais detalhes!

bjs

Anônimo disse...

Foto muito boa e curiosidade morta pois também tinha dúvidas sobre o tal "sour cream". Pra mim, sour só pisco !

Ana Canuto disse...

Valeu a citação querida !!
Minha sogra faz um bolo de chocolate com sour cream delicioso. Seu post me deu vontade de fazê-lo. O creme deixa o bolo leve e aerado.
Um beijo.

Anônimo disse...

Oi Cinara!

Essa foi a melhor dica (receita) de sour cream - home made - que já vi.

Obrigada e boa semana,

beijos,

Valentina disse...

Adoro estes teus posts informativos. Muito bem escritos.bjocas

Cinara disse...

Sylvia, obrigada, querida!

Lu, eu não gosto de tudo que o Habib's vende, mas a coalhada seca deles é muito boa! E não se preocupe, amiga: sei que você também está na maior correria...

Cláudia, obrigada, amiga!

Eduardo, eu adorei esta foto assim que a vi. Pedi à autora e ela me deu permissão para usá-la, super gentil! E sabe que nunca provei Pisco Sour? É um coquetel peruano, não é? Adoro coquetéis "latinos" como Margarita e Mojito, mas ainda falta provar esse... ;o)

Ana, é verdade, a acidez do sour cream e afins deixa as receitas muito mais fofinhas! E eu não podia deixar de citar sua receita com a excelente dica do filtro de papel, não é, amiga? ;o)

Tina, fico feliz que você tenha gostado! Depois me conte se fizer, OK?

Valentina, obrigada, amiga! Eu gosto de pensar que Cinara's Place também é cultura! ;o)

Beijos e uma ótima semana para vocês!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Amo sour cream e adorei as dicas!!
Bjs, lindona.

Cinara disse...

Obrigada, Dani! Sour cream é bom demais, não é, amiga? Eu também *amo*! ;o)
Beijinhos!

Claudia Lima disse...

Batata assada com sour cream é tudo de bom!
Bjs :)

Cinara disse...

Realmente, é a combinação perfeita, não é, Claudia? Parece que a batata assada não fica tão boa sem ele... ;o)
Beijos!

Claudia Rumi disse...

Cinara,agradeço sinto honrada em ter meu nome mencionado como referencia aqui no seu BLOG!!!
Vi somente agora, pois queria ver sobre o sour cream. Estava xeretando o seu blog e achei interessante sobre amendoim adocicado mencionado pois meu marido compra já uns 5 potes qdo viaja para ser devorado em apenas alguns dias e qto aos cookies, gotas de amendoin, essa achei DEMAIS!!!!bj
claudia

Cinara disse...

Eu não podia deixar de mencionar a sua receita tão detalhada de coalhada, Claudia!! E eu é que te agradeço, pois foi a sua receita que enriqueceu e ilustrou melhor o meu post... Obrigada pela visita e pelo comentário!
Beijos e bom final de semana!

Paula Lima disse...

Oi Gente, sou nova aqui, mas esse blog esta salvando a vida do meu namorado, que e americano, e minha pele tbm, Rs....
Adoro todas as receitas e qdo ele fala q quer comer algo que nao sei o q e, corro direto para o computador e vou direto para o blog.
Sobre o sour Cream, eu compro no Emporio Santa Luzia quando vou para SP, pois moro no interior.
E bom, barato e saboroso! Fiquei com medo na primeira vez, pois me falaram que era muito azedo, mas comprei e acredito que agora eles acertaram a receita!
Beijos

Cinara disse...

Oi, Paula! Adorei saber que o Cinara's Place está sendo útil para você!! E muito obrigada pela dica do Sour Cream. Eu ainda não conheço o Santa Luzia, mas espero conhecer em breve: pelo visto, lá tem tudo que eu gosto e preciso! ;o)
Beijos e bom final de semana!

Leandro Koiti disse...

eu encontrei uma receita de sour cream que eu gostei muito, mas ela é mais pra acompanhamento, basicamente é nata, limão, sal, alho e um pouco de cheiro verde, fica muito bom pra comer puro

Unknown disse...

Olá Cinara!

Achei o máximo o seu blog! Parabéns! Acho que temos duas coisas em comum...a paixão pela culinária e pelo inglês, pois sou professora de inglês e vc tradutora.
Tenho uma dúvida em relação ao sour cream... Por quanto tempo posso guardá-lo na geladeira? Posso congelar?
Eu tbém tenho um "brand-new" blog... Se vc tiver um tempinho, me faça uma visita!

xxxooo,
cozinharehpreciso.blogspot.com

Cinara disse...

Leandro, obrigada pela dica dos temperinhos! O sabor deve ficar mesmo ótimo para degustar puro... ;o)

Cintya, obrigada pela visita e pelos elogios! Há 15 anos trabalho como tradutora, mas antes disso também dei aulas de inglês! Quanto às suas dúvidas, o sour cream é como uma coalhada, então não pode ser congelado. Mas eu diria que ele dura até 1 semana na geladeira sem problemas!
Beijos!

Deborah Martin Salaroli disse...

Cinara.
Dicas espetaculares...
Obrigada, era exatamente o que eu procurava.
Bjs e venha me visitar tb.

Cinara disse...

Obrigada pela visita e pelos elogios, Deborah! Vou visitar seu blog em breve...
Beijos!

Thaís Sides disse...

Morei nos EUA e voltei para o Brasil louca para fazer as receitas que fazia lá, mas super chateada porque aqui não tinha os mesmos ingredientes. Até que encontrei o seu blog!!! Adorei todas as suas receitas e substituições. Muito obrigada!!!!!

Unknown disse...

Olha, me desculpe mas a receita que você está passando, não é a certa. Creme azedo é creme azeso e sour cream é outra coisa. Com fermentação natural e creme de leite. Sua composição é totalmente diferente de coalhada, creme de leite com limão e muito mais.

Além disso, você ainda possui produtos secundários do verdadeiro Sour cream. Então, acredito que este post possa ser corrigido.