quinta-feira, agosto 30, 2007

Corrente da Amizade


Vocês já devem ter visto alguns posts sobre a Corrente da Amizade em outros blogs, e embora eu não saiba onde ela começou, achei seu objetivo muito bonito: agradecer às pessoas a gentileza que tiveram de compartilhar conosco as suas artes, pensamentos e um pouco da sua vida através de seus blogs.

Eu fiquei super-hiper-ultra-mega-feliz em ser nomeada por seis pessoas muito queridas: Vítor Hugo, Luna, Laurinha, Silvia, Sheila e Rosana, e logo comecei a pensar nas 10 pessoas que eu indicaria, que é o que cada nomeado deve fazer. Só que a tarefa provou ser impossível, porque eu tenho muito a agradecer a todas as pessoas cujos blogs eu visito e que também me visitam. O motivo é simples: *todas* elas enriquecem a minha vida com sua arte e seus pensamentos! E espero que esta corrente se mantenha e cresça cada vez mais... ;o)

Ilustrações do site Cute Colors.

terça-feira, agosto 28, 2007

Reuben Sandwich

Na semana passada eu conversei com minha família americana pelo telefone, e acabamos falando do Reuben Sandwich, o sanduíche favorito do meu pai americano. Eles não acreditaram quando eu disse que pretendia fazê-lo em casa, já que eu detestava esse sanduíche quando morava lá, principalmente porque ele leva chucrute. Mas como eu já mudei de opinião sobre alguns alimentos desde que comecei o blog, decidi dar uma chance ao bom e velho Reuben. E concluí que algumas coisas nunca mudam: eu continuo *abominando* chucrute! Até que ele combina com os demais ingredientes do sanduíche, mas eu prefiro sem, obrigada. No entanto, para quem curte um chucrute, este sanduba deve ser perfeito! ;o)


Sanduíche Reuben

Para dois sanduíches bem recheados:

4 fatias de pão de centeio

Molho Thousand Island para saladas*

1/2 xícara de chucrute, escorrido

8 fatias de queijo suíço ou Gruyère

8 fatias de pastrami*


Passe o molho para salada nas 4 fatias de pão, e depois divida o chucrute sobre duas delas. Por cima de cada pão com chucrute, coloque 4 fatias de queijo e 4 fatias de pastrami. Feche os sanduíches, passe manteiga ou margarina por fora e leve para tostar em uma frigideira ou grill (eu fiz no George Foreman) até o queijo derreter e o pão dourar.

Observações:

1) Como eu não tinha o molho Thousand Island, fiz um molhinho parecido, improvisado: misturei "a olho" maionese, catchup, molho inglês, cebola picadinha, salsinha, sal e pimenta-do-reino.

2) Eu usei queijo Gruyère, porque não encontrei o Suíço em lugar nenhum!

3) O Reuben original leva corned beef em vez de pastrami, mas como aqui no Brasil não existe corned beef -- uma carne salgada, condimentada e geralmente vendida em latas -- decidi usar o pastrami, que é usado em outras versões deste mesmo sanduíche. Aliás, virei fãzona do pastrami!

sábado, agosto 25, 2007

Dog Cookies

Como ultimamente não tenho conseguido cozinhar praticamente nada, decidi postar uma receita que eu mesma nunca fiz, mas que achei que muita gente iria gostar: biscoitos caninos caseiros! A idéia foi da minha amiga Rachel, que ainda por cima decidiu confeccionar seu próprio cortador de biscoitos em forma de ossinho! Vejam que capricho:

Vocês podem ver as instruções no blog dela, mas eu já adianto aqui a receita para vocês, com fotos da própria Rachel. Minha única contribuição foi traduzir a receita para ela, já que nem cachorro eu tenho... :oP


Biscoitos para Cães

2 xícaras de aveia em flocos finos

1/2 xícara de margarina, cortada em pedaços

4 cubos de caldo de carne ou de galinha

2 xícaras de água fervente

2 xícaras de farinha de trigo integral

1 1/2 xícara de fubá

2 colheres (sopa) de açúcar

1 xícara de leite

2 ovos grandes

2 xícaras de queijo ralado (opcional)

2 a 4 xícaras de farinha de trigo comum

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte assadeiras com margarina, óleo ou spray para untar. Coloque a aveia em uma tigela média, distribua os pedaços de margarina e os cubos de caldo de carne (ou galinha) por cima. Jogue a água fervente por cima, e deixe descansar por 10 minutos para que a margarina e os cubos se dissolvam. Misture bem, e então acrescente os demais ingredientes, menos a farinha de trigo. Adicione a farinha de trigo até obter uma massa firme. Misture bem, usando as mãos, se necessário.

Abra a massa com um rolo. Quanto mais fina a massa, mais crocantes ficarão os biscoitos. Use um cortador de biscoito em formato de osso para cortar os biscoitos. Asse nas assadeiras untadas até ficarem duros, de 5 a 15 minutos, dependendo da espessura da massa. Remova das assadeiras e deixe esfriar completamente.

Para o meu gatinho Cookie não ficar com ciúme, em breve pretendo fazer os biscoitos para gatos. A própria Rachel me arrumou a receita, mas se nem comida de gente eu tenho feito, imaginem comida de bicho! Enquanto isso, ele terá que se contentar com os snacks industrializados e esperar deitado...

quarta-feira, agosto 15, 2007

Ausência

Atualização em 04 de Setembro de 2007: Depois de 20 longos dias na UTI, meu sogro finalmente foi para o quarto hoje! As complicações foram superadas, e esperamos que em breve ele volte para casa, onde certamente poderá se recuperar mais rápido perto dos filhos e dos netos. Mais uma vez, agradeço por toda a preocupação e pelo carinho de vocês. Tenho certeza de que suas orações fizeram toda a diferença!

sexta-feira, agosto 10, 2007

Pesquisa

Eu pensava que não faltava nada na minha cozinha, mas acabo de descobrir que *preciso* de uma balança de cozinha digital com urgência! Pesquisando na internet, achei balanças de vários modelos e preços, então achei melhor consultar vocês, meus queridos amigos e leitores, que já têm experiência com balanças digitais. Eu achei estes dois modelos interessantes (e baratos), e adoraria se vocês pudessem me dizer se são bons (caso alguém tenha igual) e também me indicar outras marcas que considerem boas!

Aproveitando a boa vontade de vocês, também estou procurando uma boa sorveteira (ou seria "máquina de fazer sorvete"?) para a minha mãe. Eu pensava que ela já tinha uma sorveteira, porque tem zilhões de eletroportáteis, mas ela não tinha e decidiu que também *precisa* fazer sorvete em casa... Como eu nem imagino que tipo ou marca seria melhor, agradeço muito se vocês puderem me dizer qual vocês usam, e qual sua experiência com ela. Eu achei estes dois modelos, ambos importados, mas de preços bem diferentes.

Desde já, agradeço imensamente pela ajuda! ;o)

quarta-feira, agosto 08, 2007

Blueberry Muffins with Crumb Topping

Esta foi uma das primeiras receitas que publiquei aqui, há quase um ano. Desde então, já fiz estes muffins de blueberry várias vezes, sempre com sucesso absoluto! Por isso decidi publicar a receita novamente, já reduzida pela metade e com uma "frescurinha" que decidi acrescentar ontem: a cobertura crocante. Quem quiser cortar algumas calorias pode omitir a cobertura sem problemas, porque este muffin é delicioso por si só!


Muffins de Blueberry com Cobertura Crocante

1 1/2 xícaras de farinha de trigo

1/2 colher (sopa) de fermento em pó

1/4 colher (chá) de bicarbonato

1/4 colher (chá) de sal

70g de manteiga ou margarina amolecida (3 1/2 colheres de sopa)

1/2 xícara de açúcar

1 ovo grande

3/4 de xícara de iogurte natural (1 pote de 180g)

1/2 colher (chá) de casca de limão ralada

1 xícara de blueberries frescas ou congeladas

1/2 colher (sopa) de farinha de trigo (se for usar blueberries frescas)

Para a cobertura crocante:

1/4 xícara de açúcar

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

3/4 colher (chá) de canela em pó


1. Pré-aqueça a 190°C. Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, e reserve.

2. Na batedeira, bata a margarina e o açúcar até ficar fofo. Acrescente o ovo e bata até incorporar. Acrescente a casca de limão e bata.

3. Acrescente a mistura de farinha alternando com o iogurte, batendo após cada adição, apenas até incorporar. Não bata demais. Com uma colher, misture as blueberries. (Se for usar blueberries frescas, polvilhe-as com a colher de sopa de farinha.)

4. Use uma forma para 12 muffins. Unte cada forminha com margarina ou oil spray, ou use forminhas de papel. Distribua a massa igualmente nas forminhas, nunca enchendo mais que 2/3 da capacidade.

5. Misture os ingredientes da cobertura crocante com um pastry blender ou garfo, e espalhe por cima dos muffins.

6. Asse até dourar, por cerca de 20 minutos, e ao enfiar um palito no meio ele saia limpo. Deixe esfriar na forma por 5 minutos antes de remover os muffins. Rende de 10 a 12 muffins.

segunda-feira, agosto 06, 2007

Mimos, mimos, mimos...

Vejam só o que recebi de Portugal, da querida amiga Anabela: as edições de maio e junho da revista Blue Cooking e também um maravilhoso vaporizador MISTO! Eu já tinha visto este spray para azeite em algum blog, mas nunca o vi à venda no Brasil. Ele é diferente dos sprays com válvulas de plástico que temos aqui, pois possui uma "bombinha" anexada à tampa para criar pressão dentro do recipiente. Dessa forma o óleo sai com um jato mais forte, como os sprays industrializados! Muito obrigada, Anabela, pode ter certeza de que este MISTO será muito útil na minha cozinha... E as revistas estão repletas de receitas incríveis!

E agora eu estou lavando louça com muito mais estilo: estas luvas chiquérrimas que eu havia mostrado no post "Lavando Louça com Estilo" já estão na minha cozinha! Elas vieram diretamente dos Estados Unidos, presente da minha amiga Vic. Eu me sinto a própria Audrey Hepburn lavando louça com elas, Vic! :o)

E na mesma semana em que ganhei as luvas da Vic, recebi outro par de luvas muito fofas lá do sul do Brasil, da querida Rachel. As luvas foram feitas por ela mesma, que é uma verdadeira artista! Querem saber o melhor de tudo? ELA FAZ ESTAS LUVAS SOB ENCOMENDA, E VOCÊS PODEM ESCOLHER A COR DA LUVA E ATÉ O TECIDO!!! Não é o máximo? Acessem o blog da Rachel agora mesmo: QQue - FABRIC. Lá tem fotos com amostras de tecidos e vocês podem criar luvas exclusivas para usar ou presentear! Se alguém quiser encomendar uma igual à minha, pode ficar à vontade... ;o)

sexta-feira, agosto 03, 2007

Raspberry Madeleines

Quando vi a receita de muffins de frutas silvestres da querida Valentina, decidi que eu *precisava* prová-la o mais rápido possível. O curioso é que, ao ler a receita, achei que ela ficaria perfeita se fosse feita em fôrmas de madeleines. Resolvi arriscar e não me arrependi: as madeleines ficaram maravilhosas, com uma explosão de framboesas a cada mordida! A minha sorte é que acabei fazendo apenas meia receita, senão comeria todas sozinha, de tão deliciosas que ficaram... Bom, sendo uma receita da Val, não poderia ser diferente, não é? ;o) Aqui está a receita, na versão madeleines.


Madeleines de Framboesa

120g de manteiga derretida

225g de açúcar

2 ovos

1 1/2 colher (chá) de essência de baunilha

170ml de iogurte natural (eu usei coalhada)

210g de farinha de trigo

2 1/4 colher (chá) de fermento em pó

Uma pitada de sal

150g de framboesas (usei congeladas)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte as fôrmas de madeleines ou 12 forminhas para muffins (ou use forminhas de papel). Numa tigela coloque o açúcar, a farinha de trigo, o fermento e a pitada de sal e misture. Numa outra vasilha coloque a manteiga, os 2 ovos batidos e o iogurte natural. Misture. Depois derrame o conteúdo líquido na tigela onde está a farinha de trigo. Mexa com um garfo só pra misturar os ingredientes. Adicione as framboesas e misture delicadamente. Derrame a massa nas forminhas para muffins e asse por aproximadamente 25 minutos (15 minutos se fizer madeleines). Rende 12 muffins ou 24 madeleines.

quarta-feira, agosto 01, 2007

Claude Troisgros

Definitivamente, a gastronomia francesa está me conquistando. Ontem fui assistir a uma palestra do chef Claude Troisgros, na segunda edição da Confraria Iguatemi. Eu pensei que seria apenas uma palestra teórica, em um lugar cheio de cadeiras enfileiradas, mas foi muito mais agradável que isso. Ficamos sentados em mesas cercadas por sofás e poltronas confortáveis, frente a uma cozinha montada especialmente para o evento, muito bem equipada e moderna, com um telão de cada lado onde pudemos acompanhar a preparação de dois pratos. O chef Troisgros é muito falante e engraçado, ainda mais com aquele sotaque super carregado... O curioso é que ele parece mais um italiano: se amarrarmos as mãos dele, acho que ele não consegue mais falar!


Quando ele anunciou que prepararia um peixe com banana, não fiquei nem um pouco entusiasmada, já que não gosto de peixe ou frutos do mar. Mas quando os garçons trouxeram pequenas porções do tal peixe para provarmos, tive que me render ao talento do chef. Eu achei simplesmente delicioso! A combinação de peixe, banana e calda de uvas-passas e coentro ficou fantástica... Virei fã do chef Troisgros! É claro que eu jamais trairei minhas raízes culinárias "ianques", e não pretendo começar a fazer pratos franceses, mas com certeza vou me aventurar um pouco mais pela nouvelle cuisine!