quarta-feira, abril 25, 2007

Bell pepper jam

Eu experimentei a geléia de pimentão há pouco tempo, servida com queijo catupiry sobre torradas, em uma festa. Fiquei fascinada com aquele contraste de cores, texturas e sabores, ainda mais porque sou fã de um gostinho agridoce! Comentei com a Cris que estava procurando uma receita de geléia de pimentão, e não é que ela tinha uma receita ótima? Mas como sou uma verdadeira formiga, prefiro minha geléia de pimentão mais adocicada e alterei um pouco as medidas da receita original. De qualquer forma, é um aperitivo bonito, delicioso e muito fácil de fazer!


Geléia de Pimentão

500 g de pimentão vermelho (ou amarelo)
3/4 xícara de vinagre branco (usei de maçã)
1 1/4 xícara de açúcar

Tire o cabo e as sementes do pimentão. Bata tudo no liquidificador por cerca de 10 segundos, com casca e tudo. Leve ao fogo, mexendo sempre, e cozinhe por aproximadamente 30 minutos ou até chegar ao ponto de geléia. Cuidado para não passar do ponto e caramelar! Quando começar a espumar das bordas para o centro, esse é o ponto. Sirva com catupiry ou cream cheese sobre torradas ou pães. Dica da Cris: para desenformar o cream cheese com perfeição, congele-o antes por meia hora.

19 comentários:

Cris disse...

Ci! Acho que esta é a receita mais popular de meu blog. E não é que desde que nós duas nos casamos nossas trocas de receitas são sempre assim, um sucesso com os maridos e a família! Bjs!

Carla Ventura disse...

Hummm...interessantíssimo! Gosto de coisas agridoce também.

Valentina disse...

Pois ja tinha visto a da Cris. Um arraso ( ca entre nos, como tudo da Cris...). E vendo novamente reforca a vontade.bjocas.

Cinara disse...

Cris, não é para menos que esta receita faz sucesso: é excelente! E você começou com uma vantagem: quando casou, já sabia cozinhar... ;o) Bjs!

Carla, eu nunca provei, mas dizem que esta geléia combina muito bem com vários tipo de carne...

Val, a Cris só tem receitas chiques! Eu aqui me atenho ao básico, mas como não sou boba, às vezes recorro às receitas das amigas mais sofisticadas... ;o)

Um grande beijo para vocês!

Cláudia A. disse...

Maravilhosa receita. Ótima sugestão de utilizá-la com cream cheese e torradas. Eu sirvo geléia de pimentão com carnes, peixes, bolinhos e pastéis. Entretanto, a geléia era industrializada. Essa receita já foi para o trono. Um beijo.

Cinara disse...

Cláudia, como eu disse aqui em cima, nunca servi esta geléia com algo além de torradas e queijos. Mas deve ficar ótima com os pratos que você citou, preciso provar! E achei muito engraçado você dizer que a receita "foi para o trono"!! Quem falava isso, o Chacrinha? Recordar é viver... :o) Beijão!

Smas disse...

Humm, ficou linda e eu que passo o tempo a usar massa de pimentão em tudo acho que tenho de experimentar esta geleia!
Bjs
Obrigada pelo link! :)

Elvira disse...

Que cor fabulosa! :-)

Anônimo disse...

Amiga, mais uma vez nosso gosto bateu...há um tempinho publiquei essa receita no Mangia. Fica muito saborosa e diferente, não? Que cor linda! Um beijo grande!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Cláudia disse...

Cinara, esta geléia é um sucesso, Já experimentei a com pimentão amarelo e catupiry no aniversário da Paula que é amiga da Cris e foi a Cris que deu a receita para ela e ela passou para mim. Agora eu também tenho. Não fico com inveja , não...eheheheh!
Bjos
Cláudia B.

Anônimo disse...

Que fotos mais apetitosas! Essa geléia tem um colorido muito especial. A minha receita era muito boa tbém, mas super, super trabalhosa! Note que eu disse ERA, porque de agora em diante a sua passou a ser a que "está no trono"!
Continuo à caça do Amendocrem. Nem Varejão, Discamp, etc etc. Devo ir a São Paulo no fim de semana e aí ...com certeza na Sta Luzia eu devo encontrar. Conto depois!
Aproveito para uma pergunta. Existem ainda forminhas de papel alumínio coloridas tamanho brigadeiro? Hoje só achei as de papel meio que encerado.
Bjs!

Cinara disse...

Smas, esta geléia conquista até quem não gosta de pimentão! Depois me conte se você fizer, OK? ;o)

Elvira, em cima de um cream cheese branquinho, a cor fica mais linda ainda!!

Verena, eu me lembro que você fez e também adorou! É realmente um aperitivo muito atraente para ter à mesa. E super gostoso, claro!

Cláudia, coisa boa a gente tem que compartilhar com as amigas, não é mesmo? Já aprendi tanta coisa boa com a Cris, menina... ;o)

Vic, experimente esta receita da geléia que você não vai se arrepender: é fácil e infalível! Merece mesmo ir para o trono. :oD
E não acredito que você ainda não encontrou o Amendocrem!! Ontem fui ao varejão e realmente não tinha, mas não pensei que fosse tão difícil... Boa sorte em São Paulo!
Quanto à sua pergunta, as forminhas de papel alumínio coloridas você encontra na Bio Festas, que tem na saída para Valinhos. Na Av. Moraes Salles também tem uma Bio Festas, mas é bem menor. Se não tiver lá, na outra tem com certeza. Eu vi recentemente, tinha de várias cores.

Beijinhos, meninas!

Lala disse...

Gente esse blog tá cada vez mais canalha. Mais uma coisinha pra fazer tipo hoje. não vai ter jeito.

BTW: fiz as pina bara engordation's cakes! Devia ter usado forminhas de alumínio, que as de papel ficaram meio pegajosas! MAS DEU CERTO!! IPI IPI URRA!

Beijo querida!


Cumadi

Carla Ventura disse...

Cinara, Fui hoje na loja de novo. Mas as supostas formas de madeleines eram formas de gelo. Mas ela tem formato de madeleines e é de silicone. Eu ainda insisti com a moça, mas ela garantiu que eram de gelo porque silicone que vai ao forno é bem mais caro. Realmente: custava so 10 reais :P
Já encontrou?

Cinara disse...

Cumadi, que bom seus "pina bara cups" deram certo!!! Você me xingou muito? Quem mais me xingou? Pode falar, estou até imaginando... :o)
E esta geléia você pode fazer sem medo. Pimentão é hortaliça, e hortaliça faz bem à saúde, pode comer à vontade!! ;o) Sem contar que é *super* fácil de fazer, né?
Beijos, prima!

Carlinha, obrigada por se lembrar de perguntar das formas para mim! Eu já achei as formas, ou melhor, uma amiga achou no E-bay para mim, e vou encomendar na semana que vem!! Quando chegarem, é claro que farei uma receita de madeleines em seguida para publicar aqui... Estou ansiosa!! :oP Beijão!

E bom final de semana para vocês!

Anônimo disse...

Cinara!

A caçada chegou ao fim! Encontrei finalmente o já famoso Amendocrem!
Portanto é hoje!!!!
Incrível é que andei por todos os lugares possíveis de Campinas e encontrei no único onde não havia procurado e justamente onde vou quase que tres vezes por semana!
Para quem for daqui e estiver à procura, vá ao Shopping Frutas Cambuí na Rua Maria Monteiro.
Bem, lá vou eu picar os chocolates...
Depois eu conto!
bjos

PS. O que vem a ser E-Bay onde encontrou as forminhas das Madeleines?

Cinara disse...

Vic, que bom que você finalmente achou Amendocrem! E não deixe mesmo de me contar como ficaram seus Peanut Butter Cups!
E o E-bay é um site americano, tipo Mercado Livre, onde as pessoas vendem de tudo. Pode ser no sistema de leilão ou venda direta. Eu já conhecia o site, mas nem imaginei que teriam as formas lá, e muito menos que podiam enviar para o Brasil. Quem achou as formas lá foi uma amiga minha que mora na Califórnia!
Beijos e bom final de semana, Vic!

Anônimo disse...

English Recipe?

Cinara disse...

Hello, Hale! Here's the recipe in English:

Bell pepper jam
500g (a little bit more than 1 pound) red bell peppers (or yellow)
3/4 cup white vinegar (I used apple vinegar)
1 1/4 cup sugar
Remove the bell peppers' stems and seeds (do not remove skins). In a blender, blend the three ingredients for about 10 seconds. In a saucepan, cook for about 30 minutes over low heat, stirring constantly, until you almost reach jam consistency. (It will thicken a bit after it cools down). Serve with cream cheese on toast or bread.

I hope you enjoy it! ;o)