quinta-feira, abril 07, 2011

Tomato e Ricotta Tart

Embora eu adore queijos de todos os tipos, confesso que acho a ricota meio sem graça. Não gosto de comer ricota pura, mas sim temperada ou como recheio de massas ou base para patês. Então, quando me vi com uma ricota quase inteira prestes a perder a validade, achei melhor procurar uma receita para usá-la. Como eu também tinha uma caixinha de tomates-cereja na geladeira, achei que esta receita do Chucrute com Salsicha seria ideal. E ela é mesmo uma delícia, além de fácil de fazer. Como eu queria acabar com a ricota, usei o dobro do que pedia a receita original e o resultado ficou ótimo. Para fazer a farinha de pão, eu ralei 3 pãezinhos franceses que já estavam durinhos. Foi a primeira vez que fiz farinha de pão em casa, e fiquei maravilhada! Simples e deliciosa!


Torta de Tomate e Ricota

2 xícaras de farinha de pão fresca

1/4 xícara de azeite de oliva

2 xícaras de ricota

1/2 xícara de queijo parmesão ralado

2 ovos grandes

2 colheres (sopa) de manjericão fresco picadinho ou 1 colher (sopa) de manjericão seco

Sal e pimenta do reino moída a gosto

Tomates cortados em fatias ou tomatinhos cortados ao meio

Pré-aqueça o forno a 230ºC. Misture a farinha de pão com o azeite até formar uma farofa. Pressione essa farofa no fundo de uma forma redonda de aro removível ou forma para torta de aproximadamente 22cm de diâmetro. Numa vasilha misture bem a ricota, o queijo parmesão, os ovos, o sal e a pimenta e o manjericão picadinho. Espalhe esse creme sobre a massa de farinha de pão e azeite. Cubra tudo com os tomates e regue com um fio de azeite. Leve ao forno e asse por 35 a 45 minutos. Deixe esfriar, desenforme. Sirva morna ou na temperatura ambiente. (Meu marido gostou de comer gelada também!)

33 comentários:

angela disse...

Ci, que delícia isto, adorei a massa e o recheio.
acabo de postar uma receita sua lá no pitangas, bjs

Cris disse...

Ci:

Eu penso exatamente o mesmo da ricota. como em patês e naquele creme de ricota que substitui o requeijão. Confesso que não pelo sabor, mas pelas calorias! Mas acho que vou fazer essa torta. A aparência é ótima.

Bjs,

Cris

Andréa Santana disse...

Ficou um torta muito linda e deliciosa,esse recheio está tudo de bom!

bjs......

Pitadasdilu disse...

Ficou muito apetitosa, também acho ricota sem graça, mas em receitinhas ela fica maravilhosa.
Bjos, Lú.

Fabiana disse...

Cinara,
Durante a amamentação do meu filho(hoje com 7 anos) comi tanta ricota, que fiquei enjoada.
Mas adorei essa receita diferente.
Voltarei a consumir com certeza...
beijos

Leonor disse...

Parece deliciosa. Amo tomates, e tenho ricota na geladeira.... acho até que vou fazer hoje mesmo! Aliás, já fiz várias receitas aqui do blog: muffins salgados, cookies de vários tipos, molho de mostarda com mel... todas deliciosas, mas nunca comento! Beijos

Dri Dauzacker disse...

Muito linda sua torta! Adorei e fiquei com vontade...rs
Bjim

Andréa Potsch disse...

Também não gsoto de ricota pura, mas desse jeito como tudinho!!
bjs

Melissa e Fábio disse...

Hum parece otima vou fazer!!!

Gourmet e Gourmand disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gourmet e Gourmand disse...

Oi Cinara, essa Tarte deve ter ficado um pecado de gostosa. Só essa imagem do tomate meio tostadinho por cima, hhuummm! Adoro tomate!
Já vi o link, viu! Muito obrigada, isso foi muito legal de sua parte.
Queila

Rachel disse...

Cinara, essa torta é a minha cara, adoro recheios com ricota e a cobertura com tomates secos ficou demais, posso imaginar o sabor!
Bjuss!!!

Ladislaw Vladimir Dussek disse...

Cinara, uau! Essa torta deve ficar mesmo uma delícia! A sua ficou linda!

Acho q dá pra fazer em forma sem ser aro removível né? Pensei em fazer num refratário de vidro já q não tenho de fundo removível.......

Ah Cinara, me ajuda por fvr! Dá uma olhada nesse link q tem uma máquina de waffle e me diz se vc acha q ela é de colmeia grande pq se for vou comprar:

http://www.shoptime.com.br/ShopProdF/31/109209078&position=2&placeOrigin=busca

Não tenho blog, poderia responder aqui no seu mesmo?

obrigado e até mais ver!

Ladislaw, fã de seu blog

ameixa seca disse...

Nunca provei, ainda não consegui encontrar por aqui, mas acho que o nosso requeijão também deve dar. A tarte ficou linda :)

Sylvia disse...

Amo tortas com tomates, está é nova para mim, assim que vai direto para ser guardada e feita na brevedade
Beijos

Regina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina disse...

ou com MUITA vontade de fazer, mas ao invés de tomate comum, vou fzr com o seco.

Ana Paula Lazzarotto disse...

Ai, Cinara...essa torta está da gente se atirar para dentro da tela...tô precisando de mais gotas de chocolate meio amargo, que as minhas estão no fim...deixa passar a páscoa que vou encomendar! Ah, falando em páscoa, TEM SORTEIO DE PÁSCOA lá no meu blog...vai lá ver...bjkas e bom findi! Ana Paula.

Mundo do Sabor disse...

Adorei a receita, adoro ricota temperada ,o sabor é realmente leve demais , e sempre acrescento algo para dar sabor,esta torta deve ser uma delícia.

www.mundodosabor.blogspot.com

Marina Maria disse...

Oi Cinara! Acabei de fazer a torta. Achei estranho porque seguindo a receita certinho e usando a forma no tamanho que vc recomendou, a base só deu pra forrar o fundo e o recheio ficou fininho, e não "caprichado" como seu aparece na foto. O que será que fiz errado? Beijo!

Cinara disse...

OLÁ, PESSOAL!!! DESCULPE A DEMORA PARA RESPONDER, MAS COMO ME MUDEI E TIVE QUE COLOCAR A CASA MAIS OU MENOS EM ORDEM, NÃO CONSEGUI POSTAR NADA NAS ÚLTIMAS SEMANAS! OBRIGADA PELOS COMENTÁRIOS, ADOREI SABER QUE VCS GOSTARAM DESTA RECEITINHA PARA INCREMENTAR UMA RICOTA SEM GRAÇA!

Ladislaw, esse aparelho de waffles do Shoptime é de colméia grande, sim, tipo waffles belgas! É bem parecida com a minha, acho que será uma ótima compra! E o preço está excelente também. Depois me conte como ficaram seus waffles! ;o)

Ana Paula, acho que perdi o sorteio no seu blog, querida... Mas me avisa no próximo que eu participo sem falta!

Marina, eu acho que vc não deve ter feito nada errado, pode ser simplesmente o tipo da ricota. Eu percebi que a ricota que eu usei ficou bem fofa e aerada quando misturei aos temperos, mas em outras receitas já usei ricotas que ficaram bem mais pastosas, por isso o volume fica menor mesmo. Caso queira fazer de novo, use mais ricota (se o for a mesma marca) ou tente mudar a marca para ver se resolve!

BEIJOS E UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!

Cantinho da Jana!!! disse...

Oi Cinara...puxa que bom que gostou do meu cantinho...realmente eu adooooro fazer peixes, até porque minha mãe seeempre pesca e deixa tudo pra mim porque ela não gosta de peixe, sorte a minha não?rs...então sempre estou tentando inovar nestas receitinhas...
quanto a colocar o link é claaaaro que pode...rs será uma honra pra mim...


bjim

Marluce disse...

Oi Cinara!
Poxa, fiquei toda boba quando você falou que minha massa dos Scones ficou boa :)
Quanto a receita do pão de queijo, tem no meu flickr (http://www.flickr.com/photos/55317830@N07/5641550173/) era só clicar na fotinha do pão de queijo no lado direito do blog :)
Beijos

Marceli disse...

Adorei a receita!
Vou fazer e provar direitinho. rs

Adorei o blog! Vou adicionar aos favoritos!

Beijos,
Marceli
http://dicadelivro.com.br/

Cinara disse...

Marluce, já anotei a receita! Quando eu fizer, eu te conto! ;o)

Marceli, espero que vc goste da torta!

Beijos e bom final de semana, meninas!

Paula Pacheco disse...

Manjericão, ricota, tomates hummm que combinação hein, ficou uma torta bem light, gostei
bjs
Paula

Josy disse...

Cinara, vim conhecer seu blog, aliás já a 1 mes que to prá vir conhecer esse cantinho tão elogiado pelas meninas, e de fato elas tem toda razão, seu blog é maravilhoso. Amei...Tenho uma pastinha com várias receitas preferidas, estou abrindo uma pastinha com seu nome e blog, vou pegar várias, hehe...bjocas noa noite. Parabéns pelo blog. Josy

Cinara disse...

Paula, eu não costumo fazer muitas receitas light, mas esta ficou bem saborosa, sim! ;o)

Josy, obrigada pela visita e pelos elogios! E não deixe de me contar quando fizer alguma receitinha do Cinara's Place, OK?

Beijos e bom final de semana!

Dai disse...

Fiz e ficou muito gostosa!!!!
Postei no meu blog: http://aboutmemoriesbydai.blogspot.com/2011/08/torta-de-ricota-com-manjericao-e-tomate.html

Cinara disse...

Que bom que vc gostou, Daiana! Vou conferir a sua torta agora mesmo!
Beijos!

Wilderness girl disse...

Querida Cinara, duas dúvidas de Portugal: a temperatura do forno é sempre a mesma? A minha base também esfarelou. Será azeite a menos? Continuo fã do seu blogue. Bjs lusos

Wilderness girl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cinara disse...

Alexandra, a temperatura do forno é sempre a mesma, sim. Mas agora que vc mencionou, acho que a temperatura do forno está alta demais... Acho que deixando a temperatura mais baixa, a base não vai esfarelar. E não há mal em colocar um pouco mais de azeite também! ;) Abraços e boa semana!