Esta é mais uma receita da categoria "sanduíches americanos típicos": carne de porco desfiada servida em pães de hambúrguer. As receitas tradicionais exigem uma slow cooker (ou crock pot), uma panela elétrica muito usada nos Estados Unidos para fazer inúmeras receitas, como ensopados, sopas e cozidos. Quando decidi fazer este lanche pela primeira vez eu ainda não tinha uma slow cooker, por isso procurei uma receita de Pulled Pork para panela de pressão. E não é que encontrei? A receita original foi adaptada especialmente para panelas de pressão, é super fácil de fazer e rende que é uma beleza!
Lombo de Porco Desfiado
ao Molho Barbecue
1,5kg de lombo de porco sem osso
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
Ingredientes para o molho:
1 xícara de catchup
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
1/2 colher (sopa) de mostarda
1/4 colher (chá) de chili em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
1/2 xícara de água
Em uma panela de pressão, em fogo médio-alto, frite o lombo em azeite até dourar. Acrescente a cebola e o alho, e refogue até amolecerem. À parte, misture os ingredientes do molho e regue o lombo com ele. Deixe ferver e tampe a panela de pressão. (O molho vai parecer grosso demais, mas é o suficiente para cozinhar a carne.) Depois que abrir pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos. Solte a pressão lentamente, abra a panela e desfie o lombo de porco grosseiramente. Se desejar, ajuste os temperos e volte a cozinhar a carne na pressão por mais 10 minutos. Sirva em pães de hambúrguer. Rende de 8 a 10 porções. (E pode ser congelado!)
Para fazer na slow cooker: depois de dourar o lombo em uma panela comum e refogar com cebola e alho, coloque a carne no recipiente da slow cooker e cubra-a com o molho barbecue e 1/4 de xícara de água. Tampe a panela e cozinhe de 6 a 8 horas na temperatura baixa, até a carne desmanchar. Retire o lombo, desfie e ajuste os temperos, se necessário.
Para quem não conhece, esta é uma slow cooker igualzinha à minha:
A panela é composta por uma caçarola de cerâmica que vai dentro de um recipiente de metal, e entre os dois há um sistema de aquecimento elétrico. A temperatura se mantém constante durante várias horas, por isso é possível colocar os ingredientes pela manhã, deixar a panela ligada, sair para trabalhar e ter uma comida prontinha quando voltar, no final da tarde! Se quiser saber mais, clique aqui.
(Receita publicada originalmente em 31/01/2008)
17 comentários:
Oi Cih,
O sanduíche ficou no capricho...p quem gosta de porquin, né?!
Gostei mesmo do seu molho...que delícia com mascavo...
Minha mana tem um casa montada em minas pois sonha um dia voltar morar no Brasil e sua panelinha está na bancada...
saímos e voltamos e lá estava ela ainda ligada. =]
Me prometeu uma, estou aguardando..rs
Foi bom demais vir prosiá com'cê, viu?!
Um bejim grande no seu coração!
Oi, Cinara
Esse sanduíche deu o que falar aqui. Todos se sentaram ao redor do computador para 'comer' um pedacinho!
Parabéns!
Bj
Deborah
www.delicias1001.com.br
A carne fica uma boa sugestão para nossa versão de "carne louca", gostei do molho tb, deve ficar apetitoso com o porco.
A panela me parece bem interessante, principalmente pela praticidade, só tenho medo da conta de luz :(
Adoro esse sanduíche, carne de porco é a minha favorita! Às vezes faço aproveitando o que sobrou do pernil assado das festas.
bjs
Oi Cinara :)
Que sanduíche é esse hein?
Deu muitaaaaa água na boca agora, especialmente porque está quase na hora do almoço e já bateu aquela fome.
Adorei!
Grande beijo
http://prendadagarota.blogspot.com
P*tzzzzzz, que cor linda que o lombo fica! Nunca usei esse molho, mas cho que é uma boa pedida pro fds, né? Mas a cor é realmente maravilhosa!
bjo, Ci!
Já sei o que vou comer amanhã a noite!
oi! acabei de descobri seu blog, toh amando, fui p os sorvetes tem 2 q irei fazer amanhã...rs. E deixo aqui um pedido receita de frozen yorgut.Bjs Ionara Borges
Ola, minha primeira vez em seu blog e estou amando! Quando puder, venha me seguir tambem, ficarei honrada.
Ale
Http://Alequejo.blogspot.com
Dani, os fabricantes deste tipo de panela garantem que elas são mais econômicas que uma lâmpada comum. Eu uso com uma certa frequencia e não houve aumento nenhum de energia. Se não fosse assim, não ia rolar, né? ;o)
Ionara, fiz meu primeiro frozen yogurt hoje! Receita em breve!
BEIJOS A TODOS E OBRIGADA PELOS COMENTÁRIOS!
Nossa, eu adoraria esse sanduiche...
Querida Cinara
Já faz tempo q sou sua fã!!!
Adorei a receita e fui logo fazendo..qdo percebi tinha colocado uma picanha suína e não lombo...foi sucesso total!! Ficou muito bom.
O resto congelei e usei p fazer um escondidinho c pure de batatas q foi aprovado tbém..
Esta já entrou no meu caderno de receitas!!!!
Parabéns!!!!!
Um beijo
Beth Cunha
Acho que você iria gostar, Talula! :o)
Beth, que dica valiosa a sua!! Eu jamais pensaria em fazer com picanha suína! Vou experimentar com certeza. Obrigada pela dica e pelos elogios!
Beijos, meninas!
Olá, acabei de chegar ao seu blog e gostei muito! Esse sanduíche me deixou com agua na boca! Aproveitando, você já viu o novo livro Encyclopedia of Sandwichs? É ótimo!
Abs,
Bruna
www.gourmandisme.blogspot.com
Oi, Bruna! Fico feliz que vc tenha gostado do Cinara's Place e da receita... Eu não conheço esse livro, mas um compêndio sobre sanduíches deve ser bom demais! Vou conferir.
Beijos e obrigada pela dica! ;o)
Ai Cinara..fiquei muito tempo sem te visitar..que saudades do seu carinho e dos seus posts sempre tão caprichados. Beijo grande
Karla
Que bom ter ver de volta aqui, Karla! O blog está meio devagar porque tenho trabalhado demais, mas é sempre uma alegria ler comentários carinhosos como o seu... Em breve postarei novas receitas!
Beijos e uma ótima semana para você!!
Postar um comentário