quarta-feira, dezembro 22, 2010

Classic Eggnog

Aqui está mais uma receita tradicional do Natal dos Estados Unidos: o Eggnog. Trata-se de uma bebida à base de ovos (crus, na maioria das vezes) que é bastante apreciada durante as festas de final de ano. Como eu não gosto desta "gemada americana com álcool", decidi pesquisar para atender aos pedidos de vários leitores que gostariam de provar esta bebida. E finalmente consegui encontrar uma receita de Eggnog que me parece confiável no blog Guilty Kitchen. Consultei a querida Elizabeth Nyland e ela permitiu que eu publicasse sua receita e suas variações. Thanks a lot, Elizabeth!


Eggnog Clássico

5 gemas de ovos

3/4 xícara de açúcar

1 xícara de creme de leite

2 xícaras de leite integral

1 1/4 xícara de uísque

1/4 xícara de rum

Uma pitada de sal

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1/2 colher (chá) de noz-moscada e um pouco mais para decorar

1. Bata as gemas com o açúcar com um fouet (batedor de claras) até formar um creme e o açúcar começar a dissolver.

2. Adicione o creme de leite, o leite, o uísque e o rum, e misture até incorporar.

3. Adicione a noz-moscada em pó e o extrato de baunilha, misture e deixe gelar bem.

4. Sirva com gelo e polvilhe um pouco de noz-moscada por cima, se desejar.

Rende cerca de 1,5 litro.

VARIAÇÃO 1: INCLUA AS CLARAS DOS OVOS.

Eu não uso as claras, mas essa é a forma tradicional. Para usar as claras, reserve 1/4 de xícara de açúcar. Bata as claras em neve até formar picos moles, depois continue batendo e adicionando o açúcar até formar picos firmes. Em outra tigela, bata 1/2 xícara de creme de leite. Misture as claras em neve ao creme de leite e sirva por cima do Eggnog, polvilhado com noz-moscada.

VARIAÇÃO 2: COZINHE OS OVOS.

Também é fácil fazer um Eggnog que não apresenta riscos à saúde. Siga a receita acima, mas não adicione as bebidas alcoólicas e misture apenas metade do leite e do creme de leite às gemas com açúcar, depois aqueça a mistura em banho-maria por cinco ou seis minutos, mexendo sem parar. Leve à geladeira até gelar bem. Na hora de servir, misture o restante de leite e creme de leite, o uísque e o rum.

VARIAÇÃO 3: EGGNOG SEM ÁLCOOL

Siga a receita, omitindo o álcool e adicionando mais 3/4 de xícara de leite integral, 2/4 de xícara de creme de leite e 1 ou 2 colheres (sopa) de extrato de rum. Deixe gelar e sirva.

(Foto: GettyImages)

(Foto: Hannah Kaminsky)

DESEJO A VOCÊS
UM FELIZ NATAL
E QUE 2011 SEJA
UM ANO DOCE PARA TODOS!
terça-feira, dezembro 14, 2010

Cutout Sugar Cookies


Atendendo a pedidos, segue uma outra receitinha de biscoitos que podem ser cortados em vários formatos diferentes, tanto para o Natal quanto para outras datas, como Páscoa e Halloween. É uma alternativa perfeita para quem não gosta do sabor do gengibre dos biscoitos Gingerbread Men! Este biscoito não tem um sabor muito marcante, por isso fiquem à vontade para usar essências mais fortes, como de coco, amêndoa, etc. A massa é muito fácil de trabalhar e rende que é uma beleza! Para decorar, eu usei uma pastinha simples de açúcar de confeiteiro e leite, sem corantes. Quem quiser biscoitos coloridos, pode conferir a receita do glacê clicando aqui.

Biscoitos de Açúcar para Decorar
3/4 xícara (150g) de manteiga, amolecida
1 xícara de açúcar
2 ovos
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme. Adicione os ovos e a baunilha, batendo até misturar. Com uma colher, misture a farinha, o fermento e o sal. (Se optar por misturar os ingredientes secos na batedeira, bata rapidamente, apenas até incorporar.) Cubra e leve à geladeira por pelo menos uma hora, ou de um dia para o outro.




Pré-aqueça o forno a 180° C. Abra a massa em superfície enfarinhada na espessura de meio centímetro, adicionando mais farinha se for necessário. Use cortadores de biscoitos no formato que desejar e coloque os biscoitos em assadeiras forradas com papel-manteiga (não untado). Ou faça como eu fiz: forre as assadeiras com papel-manteiga e abra a massa diretamente sobre ele. Em seguida, corte a massa com os cortadores de biscoitos e remova a massa que sobrar ao redor, que será reutilizada. (clique nas fotos para ampliar)
Asse de 5 a 7 minutos ou até as bordas ficarem levemente douradas. Deixe esfriar totalmente sobre uma grade antes de decorar. Receita original aqui.

Glacê para Decorar:
3 xícaras de açúcar de confeiteiro
4 colheres (sopa) de leite
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Peneire o açúcar de confeiteiro e depois adicione o leite aos poucos, até obter a consistência desejada para decorar os biscoitos. Eu usei um saco de confeitar com o bico de furinho simples. Antes que o glacê seque, polvilhe os biscoitos com confeitos de sua preferência.

Para presentear, coloque os biscoitos em caixas ou latas, separados por folhas de papel-manteiga. Eles também podem ser feitos com antecedência e congelados, mas sem o glacê. Deixe os biscoitos descongelarem completamente em temperatura ambiente antes de decorá-los.
sexta-feira, dezembro 10, 2010

Chegaram as gotas de chocolate branco!


APENAS UMA NOTINHA RÁPIDA
PARA AVISAR
QUE AS GOTAS
DE CHOCOLATE BRANCO CHEGARAM!

ACESSE O SITE DA LOJINHA
E FAÇA JÁ O SEU PEDIDO!



sexta-feira, dezembro 03, 2010

Shiitake, Shimeji e Frigideiras

Como não sou diferente de todos que gostam cozinhar, mesmo tendo uma cozinha muito bem equipada, sempre acho que falta alguma coisa. Por isso não resisto quando vejo novos utensílios bonitos e úteis. Eu "pensava" que não estava precisando de mais nenhum tipo de panela, quando descobri estas frigideiras maravilhosas! Aí me dei conta de que eu estava realmente precisando de uma frigideira funda para preparar meu refogadinho de cogumelos frescos... E ela é realmente perfeita, além de ser leve e ter um design ultra moderno.


A frigideira estilo italiano Chef Gourmet eu ainda não estreei, mas quem não se sentiria um verdadeiro chef com uma belezinha destas na mão? As duas frigideiras são da marca Fortaleza e, além da qualidade, têm um preço super honesto. Para saber onde encontrá-las na sua região, é só acessar o site da Alumínios Fortaleza. E segue a receita do refogado de cogumelos, que pode ser servido de várias maneiras. Eu costumo servir com macarrão (no momento estou apaixonada pelo linguini), carne, no pão italiano e até como cobertura de pizza!


Refogado de Shiitake e Shimeji

100g de shimeji

100g de shiitake fatiado

2 colheres (sopa) de manteiga

5 colheres (sopa) de shoyu

4 colheres (sopa) de saquê

Cebolinha picada, a gosto

No fogo baixo, refogue os cogumelos na manteiga por uns 5 minutos. Adicione o shoyu (eu uso o light, com menor teor de sódio) e cozinhe por 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente o saquê (eu uso o Azuma Mirin), deixe refogar mais alguns minutos e está pronto! Adicione a cebolinha picada e sirva.