quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Nigella's Old-Fashioned Chocolate Cake

Um dia fui cair na besteira de chamar meu filho para assistir comigo a um episódio da série Feasts, da Nigella. Por coincidência, eram apenas receitas com chocolate, e ele ficou fissurado por um bolo de chocolate recheado e coberto de chocolate... Eu adiei o quanto pude, mas por fim fui obrigada a ceder aos apelos insistentes do garoto. O resultado foi um bolo bonito, relativamente fácil de fazer e SUPER doce! É o bolo de chocolate mais doce que já provei na vida, basicamente por causa do glacê. No fim das contas foi bom, porque não consegui comer mais do que uma fatia finíssima. Mas o bolo fez sucesso com os "formigões" aqui de casa! Veja a receita original aqui.


Bolo de Chocolate "À Moda Antiga" da Nigella

Bolo:

1 1/2 xícara de farinha de trigo

1 xícara de açúcar de confeiteiro (aqui eu usei açúcar comum)

1 colher (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de bicarbonato

1/3 xícara de cacau em pó

165g de margarina sem sal, amolecida

2 ovos grandes

2 colher (chá) de essência de baunilha

2/3 xícara de sour cream ou coalhada (200g)

Equipamento especial: 2 fôrmas redondas para bolo (cada uma com 20cm de diâmetro) com bases removíveis, untadas.

Glacê:

170g de chocolate meio-amargo, picado

90g de margarina sem sal

2 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro

1 colher (sopa) de glucose de milho

1/2 xícara de sour cream ou coalhada

1 colher (chá) de essência de baunilha

Flores de açúcar para decorar (opcional)

Tire todos os ingredientes da geladeira, para que tudo fique na temperatura ambiente. Pré-aqueça o forno a 180° C.

Bata todos os ingredientes do bolo no processador até obter uma massa homogênea. Divida a massa nas duas fôrmas untadas, e asse por aproximadamente 20 minutos (faça o teste do palito). Deixe os bolos esfriarem nas fôrmas por 10 minutos antes de removê-los. Espere os bolos esfriarem completamente antes de rechear e cobrir.

Enquanto os bolos esfriam, faça o glacê. Derreta o chocolate junto com a manteiga em banho-maria, ou no microondas. Enquanto esta mistura esfria um pouco, bata o açúcar de confeiteiro no processador para desfazer os grumos. Acrescente a glucose de milho à mistura de chocolate, seguida pelo sour cream e pela baunilha, misturando bem. Pelo tubo do processador, adicione esta mistura ao açúcar de confeiteiro, com o motor ligado. Talvez seja necessário acrescentar uma colher (chá) de água fervente, ou um pouco mais de açúcar de confeiteiro, para atingir a consistência exata do glacê. Ele deve ser líquido o suficiente para poder ser espalhado, mas espesso o suficiente para não escorrer.

Escolha o prato onde irá colocar o bolo, e posicione um dos bolos nele, com a parte arredondada virada para baixo. Coloque pedaços de papel-manteiga (ou qualquer outro) ao redor do bolo, para não sujar o prato na hora de rechear e cobrir com glacê.

Coloque cerca de 1/3 do glacê no centro do bolo, e espalhe uniformemente com uma faca ou espátula. Coloque o outro bolo por cima, com o lado arredondado para cima, pressionando levemente.


Coloque o restante do glacê em cima do bolo (não usei todo o glacê, pois rende muito) e espalhe-o de maneira irregular, formando uma textura, ou deixando lisinho, como preferir. Cubra as laterais do bolo e aguarde alguns minutos para secar e depois remova os pedaços de papel com muito cuidado. Decore com flores de açúcar, com chocolate granulado ou com estrelinhas coloridas, como eu fiz.

32 comentários:

Migas disse...

Este bolo é um escândalo! Eu talvez não resistiria a comer só uma fatia fininha mas, que deve ficar lindo numa mesa de aniversário, deve sim! Fui ver o original e o seu, Cinara ganha em beleza, concerteza!

Beijos

Marizé disse...

Eu sou assim, como o seu filhote, não posso ver nada que leve chocolate que fico logo a palpitar e enquando não provar não descanso!

Este bolo não foge à regra, e ainda por cima está tão lindo!!!

Beijocas

Filipa disse...

Que lindo bolo!!! Realmente é mesmo uma tentação e eu não conseguiria comer uma só fatia com certeza, acho que comia era o bolo todo isso sim... rsrs
Adorei mesmo a receita!
Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Fã de chocolate como sou, este bolo vai para os meus favoritos!

bjs

Letrícia disse...

Se tem alguém que entende de comida calórica, esse alguém é a Nigella. Já comeu o bolo de chocolate quádruplo dela? É maravilhoso. O seu está com a cara dos bolos com que eu sonhava quando era criança.

Beijos e bom final de semana!

Laurinha disse...

Ficou lindo, as estrelinhas deram o toque final lindo demais! Não vou mostrar pra minha filha, senão...
Beijinhos,

Nereime disse...

Fantástico esse bolo, chocolate é sempre festivo ainda com estrelinhas, ficou mágico!!!
abraços

Nysa disse...

as estrelitas sao lindas :-)))))) e do bolo nem se fala. deve ser uma perdicao... beijocas

Marcia disse...

Ci, aqui em casa é a mesma coisa: é só os meninos (meu marido se inclui na list) verem algo sendo preparado na TV, que fiquem com desejo, e me pedem para fazer. Seu bolo ficou lindíssimo! As estrelas deram um charme a mais. Estava procurando uma receita de bolo de chocolate nova para fazer para levar na escola no Valentine's Day. Obrigada pela idéia! Bj

Patricia Scarpin disse...

Ci, eu acho as receitas dela boas mas um pouco doce demais... Vi o episódio (ela faz um brownie tb, não?) e achei o bolo maravilhoso e parecido com uma receita de um livro dela que fiz pro aniversário do meu irmão ano passado. Todo mundo gostou, mas ninguém repetiu - e isso é realmente bem incomum na minha família... :)

Adorei os confeitos coloridos que vc usou, querida!

Ju Braga disse...

Acho que sou uma das poucas mulheres nesse mundo que não sente muito desejo por chocolate, mas juro que me senti uma chocólatra quando vi essa receita!! Um verdadeiro pecado!!

Beijão

Mari disse...

Que bolo mais alegre! Amei, amei, amei....beijos, mari

Sylvia disse...

Eu adoro bolos doces ,justamente por isso, como pouquinho..rsrs!!!
Ficou lindo com as estrelinhas.
Beijos

Luciana Macêdo disse...

Bolo de chcolate sempre tem seu lugar,mesmo não sendo apoixonada por chocolate. Mais um bolo para o meu cafezinho.

Leila disse...

esse bolo 'e dos deuses!!!
passei aqui para conhecer teu cantinho.
beijos

Karen disse...

Eu vi essa receita sendo preparada no programa e também sempre pensei em fazer, mas achava que era menos doce!
Acho que não é para mim, mas é bem apetitoso!

Anônimo disse...

Cinara,

Que bolo mais bonito e está uma graça com todas estas estrelinhas coloridas, mas desta vez eu vou passar. Confio no seu julgamento e se voce botou enfase no "DOOOOCE" eu passo...(ordem médica amiga, perder 7 kilos e depois dos 50 não é tão facil snif, snif...).
Vou me prereservar para o próximo bolo que tenho certeza, virá.

Abraços e bom final de semana

Unknown disse...

Ahh, eu vi esse episódio! hehehe É tentação na certa, mas mudaria o glacê. Por mais que seja de chocolate, não sou lá muito chegado em coisas muito doces assim

Cinara disse...

Migas, eu também achei que ele ficou parecendo um bolo de aniversário! E muito obrigada pelo elogio, querida! ;o)

Marizé, meu filho falava neste bolo todos os dias, coitado... Mas como eu não imaginava que seria tão doce, eu não queria fazer para não boicotar demais a minha dieta. Por sorte ele ficou doce demais para o meu gosto... Mas fico muito feliz por você ter gostado também, amiga!

Filipa, acho que você não conseguiria comer mais do que uma fatia de cada vez... Talvez esperando algumas horas para passar a overdose de açúcar! :oD

Pipoka, que bom que você gostou, amiga!

, ainda não comi o bolo quádruplo de chocolate da Nigella, mas se for tão doce quanto este, fico com arrepios até de pensar! Mas como eu disse, meu marido e meu filho que são "formigões", com certeza vão adorar. Obrigada pela dica!

Laurinha, eu sabia que você ia gostar das estrelinhas... ;o)

Nereime, muito obrigada, querida!

Nysa, as crianças adoraram as estrelinhas... E eu também! :o)

Marcia, acho que seus meninos vão adorar este bolo, amiga! E não deixe de me contar se fizer para levá-lo na escola, OK? ;o)

Paty, é esse episódio mesmo, amiga. No final, o bolo agradou muito às crianças, que conseguiram comer vários pedaços! Eu achei ótimo, pois não comi praticamente nada deste bolo... :oP Eu nunca tinha usado estas estrelinhas, e também achei que ficaram simpáticas!

Ju, e este bolo é uma verdadeira overdose de chocolate! Só não precisava ser tão doce... :o)

Mari, as estrelinhas coloridas deixam o bolo bem alegre mesmo! Que bom que você gostou!

Sylvia, bem pensado! Quanto mais doce, menos a gente come! :oP

Luciana, eu não sou chocólatra, mas como você disse, um bolinho de chocolate sempre cai bem... ;o)

Leila, muito obrigada pela visita e volte sempre!

Karen, que bom ter ver aqui, querida!! Olha, se você não gosta de bolos doces demais, este aqui realmente não é para você... Mas a culpa é do glacê, então se quiser usar outro, pode dar certo!

Nora, a minha sorte é que eu não gosto de bolos doces demais, amiga. Também vivo lutando para perder uns quilinhos extras! Mas pode esperar que algo menos doce está a caminho... ;o)

Vitor, é por isso que eu gosto de cupcakes: por mais doce que seja o glacê, não há quantidade suficiente em cima do bolinho para deixá-lo enjoativo! Realmente precisamos trocar o glacê deste bolo. Urgente! ;o)

Um beijo enorme para vocês!

Anônimo disse...

Lindo o bolo Cinara, as estrelinhas deram um toque muito fofo!

Adorei o teu blog!

Beijos

Chris

Adriana disse...

Esse eu nem vou tentar fazer, não aguento mais suco de pepino rsrsrsrs,
mas deve ficar bom.
Olha eu sei que vc já deve estar "cheia" de ganhar prêmios, rsrsrs, com todo merecimento , mas eu te indiquei com muito carinho para ganhar um selinho como prêmio pelo lindo blog tá? é simples mas com muito carinho mesmo.
Bjks.

Heidi disse...

Cinara,
Este bolo, por mais docê que estiver, eu não resistiria apenas com uma fatia, e sim apenas a metade :)! Bolo, e mais bolo e mais bolo, gosto muito mesmo. Adorei as estrelinhas coloridas. Abraços.

Carla Ventura disse...

Ci, quer ser minha sócia? :P
BeeeijO!

Cinara disse...

Chris, fico feliz que você tenha gostado do bolo e também do Cinara's Place! Vou visitar o seu cantinho em breve. Obrigada pela visita e volte sempre!

Adriana, imagina se eu estou "cheia" de ganhar prêmios, querida!! Eu adoro ser lembrada pelas amigas blogueiras, e vou adicionar este novo selinho com muito orgulho ao Cinara's Place! Vou ver agora mesmo!

Dinha, fiquei imaginando a obra de arte que você poderia fazer em cima deste bolinho simples... Suas florzinhas de massa americana ficariam lindas em cima dele! ;o)

Carla, claro que eu quero! :oP

Um super beijo e uma ótima semana para vocês, meninas!

Pitadasdilu disse...

Cinara ficou lindo, mas acho que eu não resistiria a comer só uma fatia.
Bjos, Lú.

Anônimo disse...

OI Cinara,

Vim agradecer a visita e o link - o livro da Martha é lindíssimo - vale comprar nem que seja só para olhar como eu faço, pois eu não sou uma cozinheira dedicada como vocês. Leia depois o meu post http://chrises.wordpress.com/2007/11/19/recebendo-amigos/
e você vai entender um pouco

Bom domingo e beijos

Chris

cozinha da drica disse...

Ci o que que é isso??? Olha o tamanho deste bolo!!! LINDO!!!! MARAVILHOSO!!!! AMEI!! Bjs

Cláudia disse...

Cinara, este bolo está lindo, e é um bolo interessante por várias razões: chocolate e doce, bem ao paladar das crianças, festivo, com as estrelinhas ficou lindo, e realmente é aquele bolo que a gente faz mesmo, não tem mãos de confeiteiros onde o bolo sai reto e perfeito.

bjs

Cinara disse...

Luciana, se você gosta de bolos doces, com certeza iria repetir várias vezes... ;o)

Chris, a Martha Stewart só faz coisas maravilhosas, com certeza vou conferir esse livro! E pode deixar que depois vou ler o seu post, sem falta.

Drica, você não deveria nem estar olhando para este bolo, amiga!!! É uma bomba de açúcar em forma de bolo! :oP

Cláudia, eu também gostei do fato deste bolo não ficar muito seco, embora não seja embebido com nada. Isso ajuda a minimizar o "excesso de doçura"! ;o)

Um beijão, meninas!

Anônimo disse...

Que bolo é esse Cinara!!!!
Loucura total!
Nao vejo a hora de fazer essa receita!
Bjs Pathy

Cinara disse...

Que bom que você gostou, Pathy! Não deixe de me contar se fizer, OK? ;o)
Beijos!

grazi disse...

lindo demais!!!