
Um dia fui cair na besteira de chamar meu filho para assistir comigo a um episódio da série Feasts, da Nigella. Por coincidência, eram apenas receitas com chocolate, e ele ficou fissurado por um bolo de chocolate recheado e coberto de chocolate... Eu adiei o quanto pude, mas por fim fui obrigada a ceder aos apelos insistentes do garoto. O resultado foi um bolo bonito, relativamente fácil de fazer e SUPER doce! É o bolo de chocolate mais doce que já provei na vida, basicamente por causa do glacê. No fim das contas foi bom, porque não consegui comer mais do que uma fatia finíssima. Mas o bolo fez sucesso com os "formigões" aqui de casa! Veja a receita original aqui.
Bolo de Chocolate "À Moda Antiga" da Nigella
Bolo:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar de confeiteiro (aqui eu usei açúcar comum)
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1/3 xícara de cacau em pó
165g de margarina sem sal, amolecida
2 ovos grandes
2 colher (chá) de essência de baunilha
2/3 xícara de sour cream ou coalhada (200g)
Equipamento especial: 2 fôrmas redondas para bolo (cada uma com 20cm de diâmetro) com bases removíveis, untadas.
Glacê:
170g de chocolate meio-amargo, picado
90g de margarina sem sal
2 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de glucose de milho
1/2 xícara de sour cream ou coalhada
1 colher (chá) de essência de baunilha
Flores de açúcar para decorar (opcional)
Tire todos os ingredientes da geladeira, para que tudo fique na temperatura ambiente. Pré-aqueça o forno a 180° C.
Bata todos os ingredientes do bolo no processador até obter uma massa homogênea. Divida a massa nas duas fôrmas untadas, e asse por aproximadamente 20 minutos (faça o teste do palito). Deixe os bolos esfriarem nas fôrmas por 10 minutos antes de removê-los. Espere os bolos esfriarem completamente antes de rechear e cobrir.

Enquanto os bolos esfriam, faça o glacê. Derreta o chocolate junto com a manteiga em banho-maria, ou no microondas. Enquanto esta mistura esfria um pouco, bata o açúcar de confeiteiro no processador para desfazer os grumos. Acrescente a glucose de milho à mistura de chocolate, seguida pelo sour cream e pela baunilha, misturando bem. Pelo tubo do processador, adicione esta mistura ao açúcar de confeiteiro, com o motor ligado. Talvez seja necessário acrescentar uma colher (chá) de água fervente, ou um pouco mais de açúcar de confeiteiro, para atingir a consistência exata do glacê. Ele deve ser líquido o suficiente para poder ser espalhado, mas espesso o suficiente para não escorrer.

Escolha o prato onde irá colocar o bolo, e posicione um dos bolos nele, com a parte arredondada virada para baixo. Coloque pedaços de papel-manteiga (ou qualquer outro) ao redor do bolo, para não sujar o prato na hora de rechear e cobrir com glacê.

Coloque cerca de 1/3 do glacê no centro do bolo, e espalhe uniformemente com uma faca ou espátula. Coloque o outro bolo por cima, com o lado arredondado para cima, pressionando levemente.
Coloque o restante do glacê em cima do bolo (não usei todo o glacê, pois rende muito) e espalhe-o de maneira irregular, formando uma textura, ou deixando lisinho, como preferir. Cubra as laterais do bolo e aguarde alguns minutos para secar e depois remova os pedaços de papel com muito cuidado. Decore com flores de açúcar, com chocolate granulado ou com estrelinhas coloridas, como eu fiz.
