domingo, dezembro 03, 2006

Spicy Baby Potatoes

Eu vi uma receita de batatinhas em vinagrete no Rainhas do Lar, e como sempre adorei este aperitivo, decidi tentar fazer. Eu consultei outras receitas e acabei criando uma versão um pouquinho diferente, embora eu tenha aproveitado todas as dicas da Faby. Por exemplo, eu acrescentei um pouco de açúcar ao tempero para cortar a acidez do vinagre, e ficou ótimo!


Batatinhas picantes em vinagrete

1 kg de batatinhas pirulito (ou "bolinha")

1 cebola picadinha

2 dentes de alho amassados

1/2 xícara de cheiro verde (eu usei só salsinha)

1/2 xícara de azeite

1 1/2 xícara de vinagre (eu usei de maçã)

Sal e pimenta do reino a gosto

Pimenta calabresa

Lavar bem as batatinhas com uma escovinha, sem descascar. Cozinhá-las em água, sal e vinagre branco por cerca de 20min. (Não podem cozinhar demais, senão desmancham!)

Enquanto isso, misture os demais ingredientes em uma vasilha grande. Reserve. (Eu piquei a cebola, o alho e o cheiro verde juntos, no mini-processador, até ficar quase uma pasta.)

Escorra as batatinhas, e quando amornarem, faça furos em cada uma com um garfo, para absorverem o tempero. Deixe as batatas de molho no tempero por dois dias, na geladeira, mexendo na metade do tempo.

Escorra o excesso de tempero das batatinhas para servir, e salpique pimenta calabresa por cima. Caso queira guardar as batatinhas por mais tempo, coloque-as em potes de vidro esterilizados, cobertas com o tempero, e deixe na geladeira.

Quanto mais tempo elas curtirem, mais saborosas ficarão!

18 comentários:

Valentina disse...

Cinara, sou louca por batatas e estas tuas estão lindas.Gostei desta receita é acho que é mais uma para a pilha.Depois te conto.bjs

Anônimo disse...

Cinara, não sabia que o nome das batatinhas era pirulito, achei engraçadinho! :D

Essas batatinhas vão virar realidade lá na praia, na semana entre Natal e Ano Novo. ;D

Cinara disse...

E como a gente acumula receitas, não, Valentina? Eu tive até que aderir ao del.icio.is, como a Patrícia!

Patricia, a Faby do Rainhas do Lar as chama de "batatas bolinha", mas eu sempre conheci como "pirulito", como são vendidas por aqui... E procure as mais pequeninhas, ficam uma gracinha! :o)

Lua Limaverde disse...

Ai, ai, que coisa linda! Esse negócio curtindo por dias deve ficar um negócio! Também não conhecia essa expressão "pirulito"! :D

kuka disse...

O que me atrai mais é o facto de ficarem a absorver os sabores durante algum tempo. evem ser deliciosas e vou comprovar isso.

Akemi disse...

Já tinha babado com as batatinhas da Faby, agora então.... assanhou de vez as minhas lombrigas! Depois eu é que sou má! Nem tenho estas batatinhas pirulito aqui! Buaaaaa!!! rss

Eli disse...

Cinara eu também tenho paixão por essas batatinhas e as suas ficaram tão lindas!

Regina disse...

Essa batatinhas para um aperitivo devem ser tudo! Picantes então? Práticas e deliciosas!
bjs

Anônimo disse...

Yummy, yummy amiga... o meu marido ama estas batatinhas. Bjs!

Be disse...

estas batatinhas tem um aspecto delicioso.

Cinara disse...

Lu, ontem nós comemos as batatinhas que ainda estavam na geladeira, e estavam ainda mais gostosas que as primeiras... Super temperadinhas!

Kuka, faça que você vai adorar! E depois me conte, por favor... Vou visitar o seu blog ainda hoje. Obrigada pela visita e volte sempre!

Akemi, você quer que eu te mande algumas pelo correio? Aí elas já vão "curtindo" pelo caminho, e chegarão aí temperadinhas! ;o) Desta vez eu fui má mesmo, me desculpe... Mas agora estamos quites! :oD

Obrigada, Eliana! Bjs...

Regina, aqui em casa a gente põe pimenta em tudo, e estas batatinhas ficaram perfeitas com a pimenta calabresa! Obrigada pela visita! Bjs!

Posso levar de aperitivo na sua casa, na próxima vez, Cris! Só preciso saber com antecedência... E viu o que você fez? Graças a você, o marido ficou viciado na pimenta calabresa! :o)

Cinara disse...

Obrigada, Anabela! Obrigada pela visita, e logo vou visitar a sua cozinha! Bjs...

Anônimo disse...

Essas batatas acho que agradam a todos.Elas exalam um perfume dos deuses, não é mesmo? Bj

Cinara disse...

Renata, quando eu era pequena eu nem gostava muito destas batatinhas, acredita? Mas hoje eu a-d-o-r-o! Bjs!

Anônimo disse...

Tão boas que devem ser essas batatinhas! :-)

Cinara disse...

São boas mesmo, Elvira! Estou pensando em servi-las como aperitivo no almoço de Natal...
Vi que você adicionou meu blog aos seus links, muito obrigada! Vou adicionar o seu também. Beijos e obrigada pela visita! :o)

Unknown disse...

Sou homem e nao sei cozinhar, mas adoro essas batatinhas. Por que você não faz para vender?

Cinara disse...

Sabe que não seria má ideia, Cesar Lima? Se eu tivesse mais tempo, acho que estas batatinhas poderiam dar um bom lucro! Elas são mesmo deliciosas!!