quarta-feira, outubro 10, 2018

PESTO BREAD

Eu tinha um restinho de molho pesto na geladeira e estava procurando algo diferente para fazer com ele. Por coincidência, a minha amiga Letícia (No Calor do Fogão) havia acabado de postar no Instagram novas fotos da receita de pão de pesto dela, e eu não tive dúvidas: fiz e não me arrependi! É um pão macio, saboroso, cheiroso e além de tudo, muito lindo!

PÃO DE PESTO
INGREDIENTES
2 1/4 xícaras  de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
½ colher (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3/4 xícara de água morna (180ml)
3 colheres (sopa) de molho pesto

MODO DE FAZER
Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande. Misture a eles o açúcar e o fermento. Faça um buraco no centro e adicione o óleo e metade da água. Comece a misturar, adicionando aos poucos o restante da água até que se forme uma massa macia. (Talvez não seja necessário adicionar toda a água.)

Sove a massa em uma superfície enfarinhada até que ela fique lisa e elástica. Forme uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela untada com um pouquinho de azeite. Cubra com um pano de prato levemente umedecido e deixe crescer em um lugar quente até dobrar de volume. (Até esta etapa, quem quiser pode usar a máquina de pão para sovar e descansar a massa. Foi o que eu fiz!)

Depois de crescida, aperte a massa para tirar o ar. Abra com o rolo na superfície enfarinhada até formar um retângulo de 30x20 cm. Espalhe o molho pesto sobre a massa e enrole-a bem apertadinho a partir do lado mais estreito, formando um rocambole. (Antes de enrolar, sugiro ralar um pouco mais de parmesão sobre o molho pesto!)

Coloque a massa em uma forma de bolo inglês de 12x23 cm, devidamente untada. Cubra com um pano de prato e deixe crescer até dobrar de volume novamente. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220ºC.

Asse o pão por 25 a 30 minutos ou até que ele fique crescido e moreninho. Deixe-o esfriar numa grade antes de servir.
Você pode usar molho pesto comprado pronto ou fazer a sua receita preferida de pesto caseiro! Se não tiver uma receita, recomendo o "Molho Pesto Genovês" da Rita Lobo.

Um comentário:

Letrícia disse...

Afff, ficou lindo demais, Ci! Deu vontade de fazer de novo!

Beijos!