quarta-feira, outubro 10, 2018

PESTO BREAD

Eu tinha um restinho de molho pesto na geladeira e estava procurando algo diferente para fazer com ele. Por coincidência, a minha amiga Letícia (No Calor do Fogão) havia acabado de postar no Instagram novas fotos da receita de pão de pesto dela, e eu não tive dúvidas: fiz e não me arrependi! É um pão macio, saboroso, cheiroso e além de tudo, muito lindo!

PÃO DE PESTO
INGREDIENTES
2 1/4 xícaras  de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
½ colher (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3/4 xícara de água morna (180ml)
3 colheres (sopa) de molho pesto

MODO DE FAZER
Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande. Misture a eles o açúcar e o fermento. Faça um buraco no centro e adicione o óleo e metade da água. Comece a misturar, adicionando aos poucos o restante da água até que se forme uma massa macia. (Talvez não seja necessário adicionar toda a água.)

Sove a massa em uma superfície enfarinhada até que ela fique lisa e elástica. Forme uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela untada com um pouquinho de azeite. Cubra com um pano de prato levemente umedecido e deixe crescer em um lugar quente até dobrar de volume. (Até esta etapa, quem quiser pode usar a máquina de pão para sovar e descansar a massa. Foi o que eu fiz!)

Depois de crescida, aperte a massa para tirar o ar. Abra com o rolo na superfície enfarinhada até formar um retângulo de 30x20 cm. Espalhe o molho pesto sobre a massa e enrole-a bem apertadinho a partir do lado mais estreito, formando um rocambole. (Antes de enrolar, sugiro ralar um pouco mais de parmesão sobre o molho pesto!)

Coloque a massa em uma forma de bolo inglês de 12x23 cm, devidamente untada. Cubra com um pano de prato e deixe crescer até dobrar de volume novamente. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220ºC.

Asse o pão por 25 a 30 minutos ou até que ele fique crescido e moreninho. Deixe-o esfriar numa grade antes de servir.
Você pode usar molho pesto comprado pronto ou fazer a sua receita preferida de pesto caseiro! Se não tiver uma receita, recomendo o "Molho Pesto Genovês" da Rita Lobo.

6 comentários:

Letrícia disse...

Afff, ficou lindo demais, Ci! Deu vontade de fazer de novo!

Beijos!

claudia disse...

adorei suas dicas bjos???

Jessica disse...

excelente receita amei ??

Cinara disse...

Letricia, lindo, delicioso, cheiroso... Obrigada por compartilhar, Le!!! <3

Beijos e obrigada, Claudia e Jessica!! :)

Paty Bello disse...

Oi Cinara! Acompanho seu blog há um tempão e já fiz muitas receitas! Fui aos EUA recentemente e me apaixonei por algo para o qual eu torcia o nariz completamente: coleslaw! Agora estou doida procurando uma receita confiável, e minha referência de receitas norte americanas é... Você! Hahaha! Você teria alguma receita dessa salada maravilhosa para compartilhar? Obrigada pelas delícias que divide por aqui! Beijinhos

Tania Pereira disse...

Olá, Cinara!

Conheço seu blog já faz vários anos, e visitei hoje despretensiosamente. Que surpresa ver um post tão recente seu! Por favor, continue postando!

Bom final de semana =)