terça-feira, agosto 17, 2010

Sloppy Joes

Esta semana eu fiz Sloppy Joes em casa e me lembrei do email que recebi do leitor Wilson, pedindo receitas de sanduíches tradicionais americanos. Onde eu morei nos EUA, Sloppy Joes era o sanduíche típico dos piqueniques, feito com um molho enlatado, que eu adorava! Basicamente, misturavam carne moída com o molho, esquentavam e serviam com pão de hambúrguer. Só isso! Como nunca vi o molho pronto para vender aqui (e os que minha mãe americana mandava acabavam super rápido) eu decidi fazer o meu próprio molho de Sloppy Joes. Procurei receitas na internet, e depois de experimentar várias e fazer algumas modificações, cheguei à que considero a mais parecida com o que eu comia por lá.


Sloppy Joes

800g de carne moída (eu uso patinho moído)

1 cebola picada

1 pimentão picado (verde ou vermelho)

1 lata de molho de tomate tipo Pomarola

1 xícara de água

3 dentes de alho amassados

1 colher (chá) de chili em pó

1 colher (chá) páprica (não use picante!)

1 colher (chá) de cominho em pó

1 colher (chá) de vinagre branco (usei de maçã)

1 colher (chá) de orégano

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1/2 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino

8 pães de hamburger

Em uma panela, frite a carne moída junto com a cebola e o pimentão picados, até secar o líquido da própria carne. (Eu costumo untar a panela com um tiquinho de azeite antes de fritar a carne.) Misture o molho de tomate e a água, misturando até incorporar. Acrescente os demais ingredientes, misturando bem. Deixe em fogo baixo por 10 ou 15 minutos, até engrossar o molho. Sirva sobre os pães de hambúrguer. Se quiser, sirva com alface e cheddar fatiado.

O termo "sloppy", que significa "estabanado", "descuidado" e até mesmo "sujo", vem do fato de que é impossível comer este sanduíche ser espalhar carne moída por todos os lados. Por isso, preparem os guardanapos e bom apetite! :o)

(Receita publicada originalmente em 9/01/2007)

29 comentários:

Emanuela Cavalheiro disse...

Amei a lembrança! Tb morei nos Estados Unidos, minha mãe americana fazia muito bem e em uma pequena lanchonete da cidade além do sloppy joe els faziam o pork bbk que é muito parecido! Vou experimentar este seu molho!
Obrigada, pela boa lembrança!

Camila disse...

Vi esse sanduíche no Foodgawker uma vez e fiquei com vontade de fazer. Há algum tempo está na minha listinha. Gosto muito de usar fraldinha moída para hamburger, vc já tentou? Talvez fique bom no Sloppy tb. Bjs

Vannilla disse...

É a versão americana de nossa carne Louca... Simplesmente adoro... Ótima para fazer nas festas de crianças...

Jean Y. disse...

Cinara, que lanche lindo!
me apeteceu muuuito!
ainda mais sem jantar, em plenas 21h

parabéns, beijao!

Claudia Lima disse...

Cinara eu gosto muito de Sloppy Joes tb, mas sempre fiz emcasa mesmo e com carne de frango, pois é o que se come aqui.
Nunca provei o molho pronto, mas sempre vejo no mercado.
O seu ficou muito apetitoso!
Bjs :)

Pela Arte de Educar disse...

Adorei esta receita. Que Fome! São 11:12 da manhã então imagina eu vendo este lanche a esta hora...bom né,fiquei até engasgada; mudando de assunto, eu queria saber qual vinagre bco vc recomenda pra fazer o buttermilk.
Bjs.
Edna

conceicao disse...

Já vai para lista das receitas a fazer.
Bjs

Elisabete disse...

Mais uma vez, os melhores blogs do Brasil vão virar livros.
(www.blogbooks.com.br) Inscreva-se!

A próxima página da sua vida esta prestes a ser escrita, publicada, lançada com toda a pompa e vendida pelo Brasil.
A editora Singular Digital e o Universo do Autor apresentam o 2º Prêmio Blogbooks. O concurso que transforma os melhores blogs do Brasil em livro.

Ana disse...

As vezes eu faco aqui em casa tbem, mas faco o molho e tudo mais em casa mesmo, nunca experimentei industrializado. As vezes coloco cenouras cortada em cubinhos bem pequenos e milho no molho, meu filho adora! Ele gosta do gostinho meio adocicado q fica a carne!
Bjs!
Ana

ameixa seca disse...

Parece muito bom, bastante interessante ser a carne moída e não em hamburguer :)

Anônimo disse...

Olá, Cinara. Vejo que citou Queijo Cheddar como acompanhamento para o lanche, o que me faz pensar : Seriam fatias do queijo, queijo mesmo, sólido e redondinho e cheiroso, ou fatias do queijo americano, famoso queijo processado, com gosto de Cheddar?
Obrigado.

Renata disse...

Ci, meu marido é apaixonado por sloppy Joe! E ele faz um que é delicioso, só ele consegue fazer!

Beijão!

Verena disse...

Tive um momento flashback agora...estava na cafeteria da high school onde fiz intercâmbio almoçando esse Sloppy Joe...! Que delícia! Há séculos não como e nunca fiz em casa! Penso que é uma versão americana da carne louca...com as devidas adaptações, não?
Beijos! Saudades de você!

Anônimo disse...

Oi Ci! você sempre trazendo ótimas novidades!!!! Eu, que adoro os EUA, não conhecia esse lanche!
Amei, um grande beijo!
Simone Polessi

Unknown disse...

Nunca comi, mas agora que ja sei a receita acho que vou testar.

Beijinhos e bom fds

angela disse...

Ci, o lá de casa era home made, algumas vezes até com tomates do jardim, muita lembrança boa. bjs

Anna disse...

Adorei, vou anotar para testar um dia destes.
Como tem coisas gostosas em seu blog.

Cinara disse...

OLÁ, PESSOAL! ADOREI SABER QUE VOCÊS GOSTARAM DA RECEITA DE SLOPPY JOES, E TAMBÉM QUE ELA DESPERTOU BOAS LEMBRANÇAS EM ALGUMAS DE VOCÊS... COMO AS MÚSICAS, A COMIDA TAMBÉM MARCA MOMENTOS DA NOSSA VIDA!! BEIJOS E OBRIGADA PELO CARINHO!

Camila, você é a segunda pessoa que me sugere usar fraldinha moída... Agora vou ter que experimentar!!

Claudia e Ana, o molho industrializado deve ser lotado de sódio, mas é saboroso. Para comer de vez em quando, ou na hora da pressa, é um bom quebra-galho!

Edna, eu sempre uso o vinagre de maçã para fazer o buttermilk. Mas se você só tiver o vinagre de vinho branco, também serve!

Anônimo, no caso deste lanche, eu usei o cheddar "imitação" mesmo, que já vem fatiado e nem gosto de cheddar ele tem... O ideal é usar o cheddar vendido em pedaços, que se assemelha mais ao original. O da marca Serrabela é muito bom! Mas como nem sempre acho para vender, acabo recorrendo ao falso mesmo!

Verena, já comi carne louca, mas nunca fiz em casa, acredita? Eu diria que esta é bem diferente, tanto na textura como no sabor... Esta fica levemente (e deliciosamente) adocicada!

Beijinhos para vocês!

Vannilla disse...

Cinara vi em uma receita sua que você usa Maple shyrup, procurei e somente achei um que imita o sabor do original, e o preço lá nas altura, por uma mera imitação. Você poderia me dizer onde compra o seu? Aproveitando, onde você costuma comprar as favas de baunilha?

Cinara disse...

Vanilla, a última vez que comprei favas de baunilha foi nos EUA, há dois anos. Aqui no Brasil ainda não comprei, mas já me disseram que tem para vender no Mercado Livre, por um preço e qualidade ótimos! O maple syrup eu também trouxe dos EUA, mas já acabou... Aqui não tenho coragem de comprar, é caro demais! Onde vi com o preço melhor foi no Sam's Club, mas não é sempre que tem.
Beijos!

Henrique Chaves disse...

Olá, tudo bem? Cinara, gostaria de saber o rendimento dessa receita, para quantas pessoas dá. Por exemplo, 3 pessoas que COMAM BEM, essa quantidade é suficiente ou teria que dobrar a receita? Aguardo sua resposta por aqui mesmo pois não tenho blog e gostaria de fazer essa receita HOJE!
obrigado

Cinara disse...

Tudo bem, Henrique? Desculpe não ter te respondido antes, mas hoje não liguei o computador o dia todo! Esta receita rende para 4 pessoas que comam normal, ou para 3 pessoas que comam bem. Pense que são 800g de carne, então se forem 4 pessoas, renderá 200g de carne para cada uma, ou dois sanduíches com 100g de carne cada. Depois me conte o que achou, OK? ;o)

Henrique Chaves disse...

Hello, Cinara! Voltei! Pra contar q fiz o Sloppy Joes.
Pois bem, fiz umas modificacôes na receita pq não consegui todos os ingredientes. Ao invés de patinho, fui de coxâo mole pois tinha só meia hora q tinha sido moído no mercado (perguntei ao açougueiro e acho q ele foi sincero), a carne estava quase sem gordura e o açougueiro disse que tinha passada 3 vezes ma máquina de moer. Confiei nele e fui.
No mercado não tinha pão de hambúrguer e nem chiili. Fui de pão francês mesmo que estava saindo bem na hora q eu estava saindo e dei sorte, uma delícia de crocante. Na falta do chilli, fui de pimenta calabresa em grãos. lamentável não ter pão de hambúrguer no mercado mas essa porcaria é assim mesmo, nunca tem quase nada.
Bom, cheguei em casa e fiz. Ficou bem gostoso mas bastante apimentado, hehe! Mas eu gostei! Adorei lanchar com pão francês. desculpa a demora para retornar mas é q só fiz ontem mesmo, segunda.

Abraços,
Henrique Chaves

Henrique Chaves disse...

Olá Cinaraaaaaaa! Esqueci ontem de comentar uma coisa terrível q aconteceu qdo fui cortar o pimentão!!!!!!! Essa eu tinha q te contar pq nem eu acreditei qdo aconteceu. Foi assim: cortei a tampinha e logo vi q tinha algo errado pois estava marrom por dentro com as sementes marrons tb e meio esfareladas. daí, dei um corte no meio e qual não foi minha surpresa qdo deparei-me com uma lagarta!!!!!! sim, uma lagarta e não uma minhoca. Era uma lagarta quase do tamanho do pimentão (relativamente grande o pimentão) e por questões de milímetros, eu não passei a faca na lagarta. Dei um grito e por alguns minutos fiquei observando a lagarta (super parecida com aquela do filme da Alice no País das Maravilhas) que estava contorcendo-se parecendo q estava com dor de barriga. Fiquei horrorizado. Por isso, redimi o pimentão da receita pois depois daquilo, fiquei com nojo de pimentão... :(
Mas de qqler jeito, fiz sem e ficou gostoso do mesmo jeito kkkkkkkkkkk
Abraços "pimentosos"
Henrique Chaves

Cinara disse...

Henrique, quase morri só de ler você contando da lagarta! Como é que vc conseguiu continuar cozinhando depois dessa? Graças a Deus, nunca encontrei bicho algum na comida! Ainda bem que você conseguiu apreciar o Sloppy Joes depois disso. A pimenta calabresa é realmente bem mais ardida que a chili!! Eu uso com frequencia, mas só uma pitadinha de nada, senão fica picante demais. O pão não faz diferença, e a carne que vc comprou também deve ter ficado deliciosa... E você está corretíssimo: o jeito é adaptar a receita para o que temos à mão!
E a partir de agora vou tomar cuidado com os pimentões... :o)
Abraços!

Unknown disse...

Olá, já viu a novidade no IM. Não??? Tá esperando o que fia?? Corre lá!!!! Tem um presentão para a leitora mais "esxxxxxperta" !!!!

Bjs bjs bjssss,

Camilla Marins.

www.inventando-moda10.blogspot.com

* Adorei deu blog. Mto fofo!!! Estou te seguindo. Bjs bjs bjssss.

Henrique Chaves disse...

Ai Cinara, acho q só consegui continuar cozinhando e depois apreciando o Sloppy Joes pq eu estava com fome mesmo kkkkkkkkkkkk
Mas foi dureza ficar todo instante lembrando da lagarta!!!! Tb nunca tinha acontecido comigo antes algo desse jeito mas para tudo tem sua primeira vez né? kkkkkkkkk
Vou torcer para nunca acontecer com vc algo assim ou parecido pq o "choque" é tão forte mesmo q só tendo coração resistente a fortes emoções pra suportar uma cena nojenta como aquela!!!!
Obrigado por td Cinara, e tenha muito sucesso, como sempre, em seu blog!

Abraços
Henrique Chaves

Juliana da Silva campos disse...

Oi Cinara queria te parabenizar pelo blog e dizer que todas as receitas que eu vi aqui me deram água na boca!!! Desde que vi essa receita do Sloppy Joes fiquei com muita vontade de experimentá-la,e nesse final de semana fiz na minha casa meu namorado amou e eu tbm... Vou continuar testando suas receitas, parabéns pelo excelente trabalho!!!!!

Cinara disse...

Obrigada, Camilla! Vou conferir o seu em breve! ;o)

Juliana, muito obrigada pelo comentário e pelos elogios! Espero que você e seu namorado gostem das outras receitas também!

Beijos, meninas!