quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Peanut Butter Pancakes

Como a maioria de vocês, eu tenho uma lista IMENSA de receitas para testar. Mas mesmo querendo fazer sempre algo diferente, muitas vezes eu não consigo evitar e acabo usando os mesmos ingredientes... É o caso da pasta de amendoim, que eu adoro. Como também adoro panquecas no café da manhã, não resisti a esta receita de panquecas de pasta de amendoim! O título da receita original diz que elas são "leves como uma pluma", mas eu não concordo. Elas são deliciosas, mas têm praticamente a textura de um bolo, como vocês podem ver na foto da panqueca fatiada. Isso não deixa de ser uma coisa boa, já que uma ou duas panquecas deixam qualquer um satisfeito!


Panquecas de Pasta de Amendoim


1 xícara de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de açúcar

1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó

1 ovo grande

1/3 xícara de pasta de amendoim

1 xícara de leite

2 colheres (sopa) de óleo (eu uso canola)



Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o fermento. À parte, bata o ovo com a pasta de amendoim até misturar bem. Adicione o leite e o óleo. Despeje tudo de uma vez sobre os ingredientes secos, batendo até formar uma massa homogênea (que vai ficar um pouco grossa). Aqueça uma frigideira ou chapa de ferro em fogo médio-alto. Unte com um pouco de manteiga ou com spray de untar. Derrame uma concha média de massa na frigideira e espere as bolhas subirem à superfície. Vire a panqueca e doure do outro lado. Sirva com maple syrup, Nutella, frutas ou como desejar. Rende cerca de 10 panquecas.

30 comentários:

PratosdaBela disse...

Hummmmm
devem ser deliciosas...
Jnihos fofos

Priscila Ferreira disse...

Aiii babei no teclado!!
Eu adoro manteiga de amendoim!! Trouxe biscoitos, chocolate e mais um monte de coisas com manteiga de amendoim qdo visitei minha irmã nos EUA! Pena que aqui só vejo o amendocrem que não é tão cremoso qto as milhares de opções que vemos por lá...
Bjuuu
PRi

Patricia Scarpin disse...

Ci, eu sempre me lembro de você quando vejo receitas com peanut butter!
Faz tempo que não faço panquecas desse tipo, gorduchinhas... Hum!

Roberta Mello disse...

Cinara querida, tudo bem??? Eu amo panquecas mas não gosto de pasta de amendoim, será que teria algo que pudesse substituir??? As suas estão com uma cara tão boooooaaaaa!!! beijocas

Unknown disse...

Também adoro comer panquecas, por acaso nunca fiz com peanut butter. Estas ficaram com um aspecto super fofo.

Beijinhos

Anna disse...

Muito bom, deve ser uma delícia, eu tenho uma receita de panqueca sem ser estas americanas, acho que é Russa, não lembro o nome que fica parecida(só não tenho pasta de amendoim)
Quer dizer que suas forminhas de muffim colorida não pegaram fogo, pois o pessoal da loja disse que pega se colocar forminhas de papel que não vão ao forno.
Beijos
Como vai a loja, você vai vender tapete ou silpat de silicone.
Estou vendo um no Barra doce que a diferença está em temperatura e expessura, eu queria comprar um para esticar massas e ir ao forno.
Beijos

Anônimo disse...

Parecem deliciosas! Dá pra fazer só metade?

Sandra Peres disse...

Fico olhando a foto e imaginando essas panquecas com uma geléia de maçã, no café da manhã, sendo trazidas pelo namorado numa bandeja com uma margarida, ops acordei!!!

Beijão

ameixa seca disse...

Adoro panquecas, ainda hoje fiz :)
Tenho montes de receitas de panquecas para experimentar. Estas ficaram lindas!

justme disse...

Oi Cinara, aqui há algum tempo fiz umas panquecas com mirtilhos, estavam uma delícia e eu adoro panquecas( não sei se era receita sua), agora estas com manteiga de amendoim vêm mesmo a calhar pq a minha bebé mais velha faz 21 anos para a semana e ela adora manteiga de amendoim, já lhe posso fazer um pequeno almoço especial. Obrigada, bjs.

X disse...

Pena que vai ovos!

Cinara, há muito que acompanho seu blog, há anos! Talvez você se interesse por dar uma olhadinha no meu http://junkveganfood.blogspot.com/

é um blog de comididnhas veganas (sem nada de origem animal). Você também tem algumas receitas assim, como a peanut butter e a old-fashioned apple pie.

Espero que goste das minhas!

Beijos

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Delícia hem Cinara!!!, ainda mais com amendoim (p/ mim tudo que leva amendoim fica gostoso), vc é danada menina, que loucura, tá de babar, bjkas ;)...

Ive Resende disse...

Ai Cinara, rsrsrsrs. Você não sabe como eu me senti "normal" depois de saber que não sou só eu que tenho uma lista imensa de receitas para testar. Sua panquecas ficaram lindas. ;) Um abraço.

Claudia Lima disse...

Ainda não conhecia Panquecas de Peanut Butter, é uma novidade.
Eu gosto de usar a xícara medidora de 1/4 de xícara para fazer as panquecas, mas faz bastante tempo que não faço.
Sempre bate uma preguicinha.
Ficaram muito apetitosas!
Bjs :)

Cinara disse...

Bela, eu gostei tanto que comeria até puras! :o)

Priscila, você viu um post que eu fiz sobre o Amendoíssimo? É uma pasta de amendoim para culinária super cremosa, e bem mais barata que o Amendocrem, sem contar que não tem açúcar! Você vai encontrar esse post no marcador "Ingredientes".

Paty, tenho que confessar, amiga: sou realmente viciada em peanut butter!!!

Roberta, adorei sua foto nova, amiga! Acho que você pode colocar Nutella no lugar da pasta de amendoim e terá uma panqueca com sabor de chocolate e avelãs... Mas se quiser fazer panquecas simples, é só usar a receita das minhas panquecas de blueberries e não colocar as blueberries! É a receita que eu mais faço por aqui!

Cacahuete, eu gosto tanto dos pratos do café da manhã americano que comeria no almoço, no jantar, de lanche... :oD

Anna, acho que as panquecas russas se chamam "blinis", não é isso? Quanto às forminhas, eu sempre usei as de papel comum e nunca pegaram fogo!! Eu as coloco dentro da forma de metal e nunca tive problema algum. A lojinha ainda está parada , amiga: o trabalho está tomando todo o meu tempo! Eu também estou ansiosa!

Anônimo, infelizmente não dá para fazer meia receita, porque ela leva apenas um ovo! Mas você pode deixar as panquecas prontas na geladeira por uns dois dias: na hora de comer, é só esquentar no micro-ondas!

Sandra, que sonho mais delicioso!! E nem é dos mais difíceis de realizar, ainda bem... ;o)

Ameixa Seca, obrigada, querida! Eu também faço quase toda semana, adoramos panquecas!!

Justme, feliz aniversário para sua filhota, querida! Espero que ela goste das panquecas... Depois você me conta!

Carla, eu tenho visto muitas receitas veganas pela internet, e agora que você me chamou a atenção, seria interessante marcar algumas receitas minhas (como as que você mencionou) como sendo veganas. É uma informação útil mesmo! E vou conferir suas receitas, sim, pode deixar!

Ana Paula, eu também sou fã de tudo que leva amendoim, tanto doce quanto salgado... Pena que não existe amendoim diet, né? :oD

Ive, o problema não é só ter a lista enorme, mas o fato de que ela aumenta a cada dia!! Vamos ter receitas para testar até ficarmos velhinhas... ;o)

Cláudia, eu sempre usei a concha de feijão mesmo, mas usar a xícara medidora é uma excelente idéia! Assim todas as panquecas ficam do mesmo tamanho. Obrigada pela dica!

Beijos e um ótimo domingo para vocês, meninas!

Sewing Mama disse...

Cinara,
Vai acontecer o negocio de trazer produtos americanos para cá? As coisinhas para os cupcakes? Tem previsao?!
Beijos!
Lua

Priscilla Piera disse...

Cinara , virei fã número 1 do seu blog , tenho 3 filhos que ADORAM receitas americanas e a minha melhor fonte é vc !!! ADOREI as panquecas e os meninos tb !!! Parabéns !!!

Luciana Betenson disse...

Ci, sabe que eu gostei muito desta receita? Aqui em casa de vez em quando no final de semana fazemos um brunch, e os meninos pedem muito panquecas, e amam peanut butter. Farei e depois te conto!
Beijos,
Lu

Isa Bettencourt disse...

Ai que delicia! Manda para mim por favor :P
hihi

bjins ;)

Richie disse...

Suas panquecas sao meu sonho, nessa segunda-feira de acordar cedo e sem café da manhã..hehe

Bjo Cinara, boa semana!

neusa disse...

CINACRA ACABO DE VOLTAR DE NY E MINHA FILHA COMPRA PANQUECAS EM CAIXINHAS ACHEI TÃO ESTRANHO, MINHAS NÉTINHAS ADORAM NO CAFÉ DA MANHÃ ANTES DE IEREM PARA ESCOLA, COMEM GERALMENTE COM MANTEIGA OU MAPLE SYRUP.
CLARO QUE NAS FERIAS DE JULHO VOVÓ IRA FAZER A SUA RECEITA.
OBRIGADA E DEUS TE ABENÇÕE
neusa

neusa disse...

desculpe os erros.

Verena disse...

Amiga, que saudades!!!! Faz tanto tempo que não faço panquecas doces...adorei a dica! Você e a manteiga de amendoim!!!
Ficaram bem fofas e substanciosas, hein?
Beijos!

Cinara disse...

Lua, eu sei que criei uma expectativa grande, mas o meu trabalho exigiu muito mais de mim do que é comum no começo do ano, e eu ainda não tive tempo de organizar a lojinha... Mas como eu expliquei, os produtos americanos eu só poderei trazer quando eu for aos EUA, e isso só deve acontecer no segundo semestre deste ano. Os primeiros produtos terão que ser nacionais mesmo.

Pri, obrigada pela visita e pelos elogios! Espero continuar publicando receitas que seus filhos gostem! ;o)

Luciana, às vezes eu faço panquecas para o lanche da noite, acredita? Eu e meu filho adoramos "jantar café da manhã"! :oD

Isa, pode deixar que eu mando na próxima vez que eu fizer, OK? :oD

Richie, como você aguenta ficar sem café da manhã?? Eu não sou gente se não tiver uma bela refeição ao acordar!! :o)

Neusa, as misturas para panqueca são bem práticas, mas a receita é tão fácil de fazer que nem faz sentido comprar de caixinha! Depois me conte se suas netinhas aprovaram a receita, por favor!

Verena, já deu pra perceber que eu não vivo sem peanut butter, não é, amiga? É difícil resistir à tentação de testar novas receitas com ela! ;o)

Um beijão para vocês!

Unknown disse...

Fiz em casa e ficou perfeita! Levemente crocante por fora e fofinha por dentro... O cheiro perfumou nosso café da manhã de domingo, obrigada pela dica =)
Abraços,
Renata

Cinara disse...

Obrigada por avisar da promoção, Debora!

Renata, fiquei feliz em saber que você gostou das panquecas!! Domingo também é meu dia preferido para um café da manhã reforçado... ;o)

Beijos, meninas!

terraecor@gmail.com disse...

Ci, me diga se tu sabe de uma receita de panqueca q a Nigela deu.Eh assim...prepara todos os secos e guarda em pote bem fechado, qdo vai usar, retira um pouco e acrescenta leite ou agua.Nao consegui anotar a receita e procuro assistir ao programa dela mas n repetiu mais.
Beijos....
Jane

Cinara disse...

Jane, eu não tenho certeza, mas acho que a receita que você está procurando é esta: Homemad Instant Pancake Mix. Se tiver alguma dúvida, me mande um email, OK?
Beijos!

jane disse...

Ci, obrigada pela dica da panqueca da nigela, valeu...vou fazer mas vou colocar o ovo em po, assim na hr. de fazer soh acrescenta leite.
BeijosObrigada

Cinara disse...

Boa idéia, Jane! Depois me diga se deu certo, OK?
Beijos!