sexta-feira, agosto 14, 2009

Tomato Stilton Soup

Eu tenho uma pasta onde guardo as páginas de receitas que encontro em revistas, principalmente nas duas que eu assino, Woman's Day e Family Circle. Foi nesta última que encontrei a receita desta sopa de tomate, e neste inverno finalmente decidi testá-la. Eu ainda não conhecia o queijo Stilton, e fui pesquisar a respeito. O Stilton é um famoso blue cheese inglês (ou "queijo azul", devido a seus veios azulados), da mesma família do Roquefort (francês) e do Gorgonzola (italiano).

Foto: Cropwell Bishop Stilton Cheese

Como a receita permitia a utilização de qualquer queijo desse tipo, eu usei o gorgonzola, que sempre tenho na geladeira e adoro! A princípio eu estava meio desconfiada da mistura de tomate com gorgonzola, mas o resultado me surpreendeu muito: o creme fica com uma textura super aveludada e o gorgonzola dá um sabor maravilhoso, sem ficar marcante demais. Tanto que eu decidi acrescentar um pouco mais de queijo, por minha conta! Com certeza é uma sopinha que vai aparecer muito por aqui nas noites mais frias...


Sopa de Tomate com Gorgonzola

2 latas de tomates pelados (cerca de 800g)

1 colher (sopa) de azeite

1 cebola média picada

400ml de caldo de galinha

1/4 xícara de vinho tinto

1 colher (chá) de açúcar mascavo

1/2 colher (chá) de tomilho seco

1/2 xícara de creme de leite (usei de caixinha)

2/3 xícara de gorgonzola amassadinho

1/8 colher (chá) de pimenta-do-reino

1. Coloque o conteúdo das 2 latas de tomates pelados (incluindo o suco) em uma tigela, e amasse com um amassador de batatas ou triture com o mixer (eu fiz um purê no processador).

2. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio-baixo. Acrescente a cebola, cubra e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o purê de tomates, o caldo de galinha, o vinho, o açúcar mascavo e o tomilho. Aqueça em fogo alto até ferver. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 20 minutos.

3. Acrescente o creme de leite e 1/2 xícara de gorgonzola amassado. Deixe aquecer, sem ferver. Sirva a sopa com pimenta-do-reino moída na hora e com os pedacinhos restantes de gorgonzola por cima. Rende 4 porções.

30 comentários:

Bel Salomão disse...

Cinara, estava pesquisando alguma coisa na net e sem querer encontrei seu blog... estou há cerca de 3horas só lendo seus comentários e as receitas, e agora parei pra pensar... "o que era mesmo que eu estava pesquisando antes????" Eu não consigo lembrar!!! rs
Adorei tudo, estou morrendo de vontade de testar as receitas e de hoje em diante irei te acompanhar!! Te adicionei no flickr!
Um beijão
Bel Salomão

Unknown disse...

Cinara ontem mesmo eu estava degustando um pedacinho de queijo gorgonzola e exaltando seu sabor acentuado e ao mesmo tempo suave e aveludado...vou fazer esta sopa, acredito que ficará maravilhosa....a combinação de queijo com tomate nunca sai errada!
Acompanho sempre seus posts...vc tem muito bom gosto! Parabéns!
Mel

Isabela Tibo disse...

Oi Cinara! Adoro sopas e cremes, vou fazer essa aqui em casa com certeza! Também sempre tenho gorgonzola na geladeira e tomate pelado na despensa, vai ficar fácil... bjs!
Obs: Ainda não fiz o pão (shame on me!), mas passei a receita para minha mãe, que ama pães e faz super bem, acho que ela vai fazer antes de mim, depois te conto o resultado.

Quarto de Despejo disse...

Oi Cinara,

Esse seu blog é uma perdicão!! :)

Sempre quis uma receita de sopa de tomate. Essa deve ser uma delícia!
Vou experimentar em breve.

Bj,

Lucia

Rose disse...

Que boa surpresa tê-la de volta! Já havia desistido de clicar seu blog, mas não o tinha tirado de meus favoritos. Hoje, à procura de algo interessante para o jantar, resolvi pesquisar seu blog também e... voilá! Você voltou! E, de cara, uma excelente receita para uma noite mais fria, como a de hoje promete ser. Welcome back!

® disse...

Penso que vou fazer uma sopinha de tomate com 'queijin' (azul, ainda melhor p uma cruzeirense) e virei aqui para colocar minha leitura em dia...
Vc não ensina só receitas mais fia?!!
Agora tb nos dá aulas...:}
Vou add vc na minha barrinha de pesquisas...:) ...o google já era...faz tempo...rsrs...
Beijinhos pra vc!!!!

da Vinni

Cláudia disse...

Olá Cinara, sempre procurei uma receita de sopa de tomate, mas nunca achei uma legal, a que eu fiz ficou sem graça, com certeza este toque de gorgonzola vale a pena!

bjs

ameixa seca disse...

Eu adoro queijos azuis, aliás, eu adoro tudo que é queijo :) Essa sopa deve ficar super deliciosa!

Ana Paula disse...

Sopa de tomates, já é muito bom, com gorgonzola então melhor ainda, hummmmm!!!! bjs.

Claudia Lima disse...

Cinara por incrível que pareça nunca fiz Sopa de Tomates, mas tenho muita vontade. Esta receita está ótima!
Assim que der vou experimentar!
Bjs :)

Cinara disse...

Bel, se você passou horas aqui é porque achou coisas interessantes para ler, e isso me deixa muito feliz mesmo! Espero que você goste das receitas, e volte para me contar sobre aquelas que testar, OK? Também já te adicionei no Flickr!

Mel, meu medo era que o gorgonzola ficasse muito forte, que o sabor do tomate ficasse sem graça... Mas a sopa ficou com os dois sabores bem distintos, que combinam muito bem! Aprovadíssima! ;o) Obrigada pela visita e pelos elogios!

Isabela, toda vez que vejo uma oferta de tomate pelado, eu saio correndo para fazer um estoque: fico desesperada quando não tenho pelo menos algumas latinhas em casa! :o)

Lucia, adorei saber que você gostou do Cinara's Place! Depois em conte se experimentar a sopa, OK? ;o)

Rose, obrigada, querida! Eu voltei em meados de junho, com força total: agora espero ter novidades aqui pelo menos duas vezes por semana! :o)

Vinni, sou eu quem mais aprende por aqui, amiga!! A cada receita é uma coisa nova, então é justo compartilhar com todo mundo, não é? ;o) E boa sorte no jogo do Cruzeiro contra o Santos amanhã!!!

Cláudia, eu nunca tinha feito sopa de tomate, mas as que eu tinha provado também achei sem graça... Mas esta aqui ficou ótima, já fiz duas vezes!

Ameixa Seca, queijo também é comigo, amiga! Adoro quase todos, mas o gorgonzola é um dos favoritos... E ficou perfeito na sopa, claro! ;o)

Ana Paula, ficou mil vezes melhor do que eu esperava, sabia? Acho que as sopas de tomate que eu provei no passado tinham me deixado com má impressão... :oD

Cláudia, esta não foi a primeira que comi, mas foi a primeira que fiz. Acho que tive sorte de escolher uma receita boa logo de cara! E olha que ela estava na pasta havia alguns anos... ;o)

Beijos e um ótimo domingo para vocês, meninas!

Paula Pacheco disse...

Cinara, também tenho muita vontade de fazer uma sopa destas, e com um queijo deve cair bem...já esta na minha lista,
bjs
Paula

Cinara disse...

Paula, eu adoro sopas e cremes, por isso já estou ficando triste com o fim do inverno... :o(
Mas aí posso fazer mais sorvetes! :o)
Beijos e bom domingo!

Carolina Andrade disse...

Sopa de tomate nunca me atraiu, penso como se estiversse tomando um molho. Mas esta está convidativa. Beijos

Verena disse...

Ci...que delícia de combinação! Já tomei sopa de tomate algumas vezes mas nunca com a adição de queijo tipo gorgonzola (que eu também adoro!). Deve ser divina!
Um beijão!

sueli disse...

Olá Cinara, tudo 10?
Lá vou eu fora de lugar novamente ... Mas voltando ao pão preto do Outback, a receita para fazer SEM máquina é a mesma?
Obrigada,
sueliromanholi@epson.com.br

Glorinha disse...

Cinara, lembrei da minha tia que fazia creme de tomate a moda italiana(sou neta de italiano)que ficava a manhã inteira cozinhando os tomates até virar um creme....infelizmente não tenho a receita e minha tia já se foi....
Mas a sua deve ser muito boa tb!
Vou anotar,com certeza!
Vc sabe alguma receita de lulas recheadas? Comi uma em Florença que era a maravilha das maravilhas, mas não consegui saber o que tinha dentro, mas era bastante apimentada....
Bjs.

Andrea disse...

Cinara,
Olá! Meu nome é Andrea, eu tenho acompanhado seu blog há algum tempo, e resolvi recorrer à você para me ajudar... Muitos anos atrás eu trabalhava em um prédio na Chácara Santo Antonio e no térreo existia uma Au Bon Pain, não sei se você conhece, era um lugar que tinha coisinhas deliciosas. No exterior ainda existem várias lojas.... A questão é que eu queria muito uma receita de Almond Croissants (um croissant com recheio e cobertura de amêndoas) e também de um danish de queijo doce. Será que você tem alguma???
Parabéns pelo seu blog!!!! E obrigada
Beijinhos

Tânia disse...

Sabe porque sou viciada em passar sempre por aqui? Porque encontro receitas inusitadas, diferentes....e eu amo tudo isso!
Semana passada fiz sopinha de tomates, simples...vou ter que repetir esta versão, pois meu marido ama blue cheese!
Beijinhos

Rafaela Prachedes disse...

meu marido simplesmente adora gorgonzola... com certeza esse vai pra minha listas das proximas delícias!

Cinara querida... tem um selo de presente no meu blog, pra você.

Bjs

Cinara disse...

Carol, meu marido pensava igualzinho a você, dizia que tomar sopa de tomate era o mesmo que tomar Pomarola! Mas desta sopa ele gostou, acho que é porque o gorgonzola dá um toque todo especial... ;o)

Verena, eu achava a sopa de tomate simples meio sem graça, mas esta aqui me conquistou... ainda mais com um punhado de gorgonzola extra! :oD

Sueli, já te respondi por email, OK? ;o)

Glorinha, esta sopa é ainda mais fácil, pois leva tomates pelados em lata. Mas é claro que você pode usar tomates frescos, deve ficar ainda melhor! Quanto à lula, por coincidência eu vi uma receita recentemente no programa "Terra da Gente". Eu não gosto de lula, mas uma amiga minha fez a receita e amou. Não deve ser nem parecida com a que você comeu em Florença, mas talvez você goste... Clique aqui para acessar o site do programa, depois clique em "Receitas" e depois em "Lula com Camarão ao Molho Branco", só para ver se te interessa!

Andrea, obrigada pelos elogios! Eu conheci essa padaria/café no ano passado, quando estive nos EUA, e é realmente fabulosa... Mas infelizmente eu não tenho nenhuma receita deles! Se você achar as receitas na internet e precisar de alguma ajuda, é só me escrever, OK? ;o)

Tânia, obrigada, querida! Espero sempre atender às suas expectativas... ;o) E não deixe de provar esta sopinha de tomates, o gorgonzola faz toda a diferença!!

Rafaela, aqui em casa, a doida por gorgonzola sou eu mesmo... :oD E você tem selinho pra mim? Vou lá ver agora mesmo, obrigada!

Um beijão e uma excelente semana para vocês, meninas!

Nereime disse...

Cinara, nem te conto amiga aqui em casa está parecendo um festival de sopas ...fiz a de cebola (que por sinal é pra lá de especial)e agora "preciso" provar esta delícia de sopa de tomates.Ah!Como é bom ter vc de volta!!!!
bjinhos

Dadivosa disse...

Oi, Cinara!
Apesar do caloredo que faz por aqui, me deu vontade dessa sopinha :)
Saudades de te visitar, aos pouquinhos vou colocando minhas leituras em dia...
Um beijo contente por te ver de volta ;***

Cinara disse...

Roberta, obrigada pela visita e pelo elogio! Vou tentar te visitar em breve, OK? ;o)

Nereime, você fez a sopa de cebola também?? Eu vi que você fez a de batata, e fiquei feliz por você ter gostado, amiga... Depois me conte se fizer esta de tomates!

Dadivosa, há quanto tempo, querida! Espero que esteja tudo bem aí na Espanha! Eu fiz uma receita sua e amei, mas ficou tão boa que nem deu tempo de bater fotos... Quando eu fizer novamente vou publicar aqui, e aí te aviso! ;o)

Beijinhos para vocês, meninas!

Suzzana disse...

Cinara, tem que usar tomates enlatados ou pode usar tomates comuns? Como?
Beijão

Cinara disse...

Suzzana, já te respondi por email, mas segue a resposta aqui também: A receita só ensina a fazer a sopa com tomates pelados em lata, mas é claro que você pode fazer com tomates comuns. Você só precisa obter a mesma quantidade que vem nas latas. Acho que cada lata tem 4 tomates, mais o suco. Então você teria que cozinhar 8 a 10 tomates (sem pele e sem sementes) em um pouco de água, até eles ficarem bem molinhos. Eu só não sei se o suco vai ficar espesso igual ao da lata... Eu te aconselharia a bater/processar só os tomates cozidos, sem o caldo, e depois acrescentar o caldo aos poucos se o purê ficar muito seco.
Depois me conte se você fizer, para eu saber se deu certo, OK? ;o)
Beijos!

Unknown disse...

Que apetitosa!!!! Amo gorgonzola :)

Cinara disse...

Eu também, Carol! Amanhã vou fazer de novo, tenho um gorgonzola na geladeira pedindo para virar sopa... ;o)
Beijos!

Valentina disse...

O stilton é um queijo maravilhoso.

Cinara disse...

Ainda não tive a chance de provar um Stilton, Val, mas imagino que seja delicioso... Adoro queijos azuis! ;o)
Beijos!