terça-feira, agosto 11, 2009

Anthony Bourdain

Não importa o que digam, eu sou fã do Anthony Bourdain! Chef, escritor e viajante, Bourdain é famoso por dizer o que pensa, com frases geralmente recheadas de palavrões e sem meias-palavras. Da mesma forma, ele não esconde que gosta (muito) de beber e que fuma três maços de cigarros por dia, inclusive frente às câmeras. Tony critica abertamente outros chefs que têm programas de TV (como Rachel Ray e Emeril Lagasse) e abomina vegetarianos e veganos. Polêmico? Demais. Mas apesar de suas opiniões radicais, os livros, palestras e programas de Bourdain fazem sucesso no mundo todo.

Eu me divirto com os episódios da série "Sem Reservas", na qual Tony viaja pelo mundo experimentando todo tipo de comida e muitas vezes encontrando situações inusitadas. E não é só isso: ele enfatiza a História, a tradição e a perspectiva cultural de cada local que visita. Acho que o respeito que ele demonstra pelas diversas tradições culinárias que encontra, por mais bizarras que sejam, foi o que me cativou desde o início. Resumindo, "Sem Reservas" é um programa engraçado, envolvente e educativo, embora não seja recomendado para crianças! Para saber os horários de exibição do programa no Brasil, é só acessar o site do canal Discovery Travel & Living.

30 comentários:

A União Faz a Vida disse...

Eu a-d-o-r-o o Bourdain.
E, ó, fiz teus muffins no domingo... Deeeus, que coisa boa!
:)

!!!§ÞëëÐ-ßø¥!!! disse...

gostei doblog, vou voltar + vezes...
assim q der um tempinho faça uma visita em

http://www.paulacavequia.blogspot.com

lá vc tb irá encontrar deliciosas receitas, não deixe de participar, de sua sugestão, critica...

Anônimo disse...

Adorei saber sobre ele, vou prestar mais atenção nesse canal no respectico horário do programa.
Adoro seu blog e suas receitas, não tive chance de fazê-las ainda, mas só de achar e ver as receitas maravilhosas, fiz questão de seguir.
Beijos!

Paula Pacheco disse...

Nossa... gostaria de poder assistir..pena que não tenho tv a cabo...ia ser muito divertido pelo o que você comentou,
bjs
Paula

Blog da Nô disse...

Ai, que bom saber que muita gente gosta do Bourdain, assim como eu! Adoro a sinceridade e o jeito, completamente, sem frescura!
Gosto muito do programa (aqui em Portugal está no "Zone Club") e acho muita graça no pavor que ele sente por panelas de pressão!!!!
Já viu a reportagem dele com a feijoada carioca? E nos botecos da Ipiranga com a São João? Imperdível!
Beijos!

Sylvia disse...

Eu gosto do sem reservas, sempre que lembro assisto, justamente por ser interesante e nao colocar panos quentes ao que diz. O que gostaria de ler é um de seus livros

Lua Limaverde disse...

Ci, também gosto do Bourdain, apesar de às vezes ter raiva dele, hehehe. Li quase todo o "Cozinha Confidencial", mas ainda não terminei porque dei prioridade a outros livros, mas é muito bom! Você já leu? Ele escreve muito bem, tem uma prosa bem particular. Ultimamente não tenho visto o Sem Reservas, mas já vi muitos, inclusive o do Brasil, muito engraçado. :D
Beijos!

Cinthya Rachel disse...

adoro, assisto sempre junto com meu marido! acho ele demais!

Glorinha-Café com Bolo disse...

Oi Cinara! Primeiro queria agradecer as palavras carinhosas sobre os trabalhos da minha filhota...muito obrigada mesmo!
Quanto ao programa do Bourdain, nunca tive muita curiosidade, mas agora que vc falou, vou ver sim...
Olha, seu blog é um sucesso, ein?
Onde entro tem vc lá, nos links...
Parabéns e cada vez mais sucesso, seu blog é muito bom mesmo!
Beijocas

Unknown disse...

Eu também sou fã, ainda mais depois que ele largou o cigarro, ou pelo menos foi o que ele disse quando esteve no Egito... fumando um hookah!!

Carolina Andrade disse...

Fã de carteirinha...é dos meus, com certeza...Bjs

Cinara disse...

Talula, você fez os brownie muffins? Vou conferir lá no seu blog, pode deixar! ;o)

Paula, obrigada! Em breve farei uma visita ao seu blog! ;o)

Cindy, vale a pena assistir ao programa do Bourdain! Depois me conte se você gostou, OK? Obrigada pelos elogios e volte sempre!

Paula, acho que você pode ver trechos do programa no próprio site do Discovery Travel & Living! Dá uma olhadinha... ;o)

Noêmia, você disse tudo: ele é autêntico e sem frescura! Eu perdi o programa sobre a visita dele ao Brasil, mas soube que ele achou a feijoada um prato perfeito! Vou ter que esperar reprisar para ver... :o(

Sylvia, eu também ainda não li nenhum dos livros dele, mas tenho vontade de ler! Você viu o "Sem Reservas" gravado na Argentina? Foi muito bom!

Lu, por que você tem raiva dele às vezes, amiga?? Eu ainda não vi nenhum programa dele que me desse raiva... Agora você me deixou curiosa! O livro eu ainda não li, mas estou dando um tempo nos livros de culinária. Depois te conto o que eu ando lendo... :o)

Cinthya, meu marido não gosta muito do "Sem Reservas", mas eu assisto sozinha mesmo. Hoje vai passar o programa sobre as Ilhas Gregas, não vou perder!

Glorinha, eu só falei a verdade, querida! Você tem mesmo que se orgulhar muito da sua filha! ;o) Eu é que agradeço o seu carinho: eu faço o Cinara's Place com muito amor, e fico feliz em saber que as pessoas gostam, comentam e divulgam!

Joy, eu também li que ele parou de fumar recentemente, mas preciso ver para crer! E como o cigarro fez parte do estilo dele durante as 5 temporadas do programa, achei que devia mencionar. Aposto que ele disse no Egito que fumar narguilé não faz mal como fumar cigarro... :oD

Carol, o jeito despojado dele é um charme, não é? ;o)

Super beijo para vocês, meninas!

ameixa seca disse...

Desconhecia mas esse é dos meus na parte de dizer o que pensa e com palavrões. Eu não bebo, não fumo e não abomino vegetarianos e veganos mas abomino tudo que é levado ao extremo, isso sim ;)

Juliana disse...

O programa do Bourdin é um dos meus favoritos! Eu também adoro a sinceridade e a espontaneidade dele.
Justamente o oposto da Rachel Ray, que eu simplesmente abomino!

Estou com você Cinara! :)

Unknown disse...

Po Ci...o anthony ele é muito charmosão!!Eu o chamo de tosco fofo...rs
Sobre a forma de bundt cake, acho que no meu caso o que deu certo foi abafar (depois de untar com trincha culinaria e enfarinhar) por cerca de uns 30 minutos...para o bolo suar e naturalmente soltar.
Ontem porém, lendo o meu novo livro The America's test kitchen,li a seguinte dica para essas formas: fazer uma pasta de uma porçao de manteiga e a mesma proporçao de farinha p/ pincelar na forma. Diz o livro que funciona melhor do que o modo tradicional...
bjocas,
si

Cinara disse...

Ameixa Seca, acho que você vai gostar do Bourdain! Como disse a Noêmia, aí em Portugal passa no "Zone Club". Se tiver a chance de assistir, me diga o que achou! ;o)

Juliana, eu ainda não posso falar da Rachel Ray, pois ainda não vi nenhuma programa dela! Sei quem é por fotos apenas. Mas se nem o Bourdain e nem você gostam dela, já estou com o pé atrás! ;o)

Simone, acho que "tosco fofo" resume tudo, amiga! Ele pode até ter cara de "cafa", mas que é fofo, é fofo! :oD E obrigada pelas dicas sobre a fôrma: acho que vou experimentar a pasta de manteiga e farinha, depois eu te conto... Será que rezar junto na hora de desenformar ajuda?? ;o)

Um beijão, meninas!

Camila Campos disse...

oi Cinara!to sempre passando pelo blog, mas nunca deixei um comentario mais por falta de tempo! Eu tmb adoro assistir o sem reservas e com certeza é o meu programa sobre comida preferido. Adoro o blog, você é uma fofa!

Claudia disse...

Ai, também adoro e acho ele muuuuito charmoso, nem sempre consigo assistir, mas acho o programa bem bacana.
Minha filha e marido gostam do Jamie, ele por causa das receitas e ela porque acha ele bonitão. Eu? Acho ele bem porquinho!rs
beijos

Vc recebeu meu email?

Anônimo disse...

Olá Cinara tudo bem? Olha conheci seu blog hj e já gostei ... Não tem nada haver com essa materia, mas por favor me respoonda (pode ser via e-mail) o que é o Melado que vai no PÃO PRETO DO OUTBACK ... Adoro esse pão ...
Tks,
sueliromanholi@epson.com.br
Ah! O Anthony Bourdain (já que estou tomando o seu espaço), é um g.a.t.o ... rssss ...

Michele disse...

Olá Cinara, adorei o teu blog!
Não cozinho muito, mas só de ver tuas receitas me deu uma vontade... principalmente os cookies, que parecem maravilhosos!
simplesmente adorei e vou voltar sempre pra conferir.
Assim que fizer alguma receita te aviso como ficou!

® disse...

Áiaiai...nem conhecia esse moço e já nem gostei dele...:/
Tb tenho q ser sincera q nem ele,
né?!rsrs...
Por aqui vou cuidando do corpitcho q Dio me deu, sem fumar, sem beber e sem matar os 'boizin'...:) q tenho dó, né mess?!
Agora, de vc eu gosto muito, tá?! :D
Um bejim pra vc e pros seus 'gatin'

dannah5 disse...

Ih, eu adoro ele, morro de rir com as bobagens q ele fala e faz.
O engraçado dele e o importante ali nem eh a comida, acho q a experiencia de vivenciar situações diferentes. Acho q ele respeita bastante as comidas mais simples, coisas q muitas vezes nao vemos outros chefs fazendo, e ninguem come comida gourmet todo dia o tempo todo nem eh a realidade de todo mundo. Entao nao adianta ser fresco!hehe

Nossa ele veio aqui no Brasil e comeu umas coisas q nem pagando eu como!hehehe

beijocas

Mari disse...

Tb amo!!!!

Cinara disse...

Camila, obrigada pelo comentário tão carinhoso! Adorei saber que você gosta do Cinara's Place! :o)

Claudia, às vezes eu passo semanas sem conseguir ver o "Sem Reservas", mas sempre que vejo, adoro! O Jaime tem alguns programas bons, mas ele eu não faço questão de assistir. Eu recebi seu email, sim! Respondi na hora, e estava esperando sua resposta... Como demorou, deixei um recadinho lá no seu blog!

Sueli, também acho o Tony super charmosão... Meu marido que não me ouça! :oD Quanto à sua dúvida, já respondi por email!

Michele, eu sempre digo que adoro despertar a cozinheira que existe dentro das minhas leitoras... Espero que você faça alguma receita em breve, e volte para me contar o resultado! E, se tiver dúvidas, não deixe de escrever, OK? ;o)

Vinni, acho que fundo ele é bonzinho, amiga... Qualquer dia desses, dá uma chance pra ele e veja o programa se puder! Acho que dei a entender que é muito pesado, mas não é nada exagerado, senão não faria tanto sucesso, né? ;o)

Danna, você tem razão: ele mostra o que cada povo come no dia a dia, sem frescura. Mas realmente ele se mete em cada enrascada... Eu ainda não vi o programa que ele gravou no Brasil, acredita? Vou esperar a reprise!

Mari, você tem ótimo gosto! :o)

Beijinhos, meninas, e um fim de semana maravilhoso para vocês!

Claudia disse...

Cinara, não recebi seu email. O que será que aconteceu? Mande de novo, por favor.
claumedeiros@hotmail.com

Cinara disse...

Já mandei, Clau!
Bjs!

Gloria M. Alexandre disse...

Adorei seu blog, já está na minha lista de favoritos. Eu adoro Anthony Bourdain, digam o que disserem dele (meu marido detesta, rsrs) Pena que tem repetido muito os episódios, e as legendas estão pessimas, eplo menos no Discovery T&L, já até reclamei na Telefonica da TV Digital mas não resolveu, mas não importa eu curto demais o programa dele. Abraços Fraternos.

Cinara disse...

Gloria, como eu traduzo filmes, fico furiosa quando vejo legendas ruins, ainda mais em programas que eu gosto! Eu ainda não vi os episódios mais recentes do "Sem Reservas", tenho cinco gravados e não tenho tempo de ver... Mas estou com saudades do Tony, vou tentar ver neste final de semana! ;o)
Beijos!

Gloria M. Alexandre disse...

Cinara, se vc assistir pelo DiscoveryT&L vai ficar irada, realmente está péssima a legenda, outro programa que gosto é o Comidas Exóticas, o apresentador fala 3 minutos a legenda fica parada, fala mais 4 minutos não aparece nada, uma chatice, ainda mais para quem tem o inglês "basic" é de doer. Abraços.
PS. Qdo eu tinha Sky, não era tão ruim, será que é o transmissor do sinal de Telefonica que ruim, como todos os produtos deles?? rsrs

Cinara disse...

Gloria, eu gravei os episódios no Discovery T&L, que tenho através da NET, mas não conferi as legendas ainda. E ouvi dizer que a TV da Telefônica dá problemas mesmo... Então reclame! É realmente horrível ver programas "picotados"!
Beijos e boa semana!