quarta-feira, 10 de outubro de 2018

PESTO BREAD

Eu tinha um restinho de molho pesto na geladeira e estava procurando algo diferente para fazer com ele. Por coincidência, a minha amiga Letícia (No Calor do Fogão) havia acabado de postar no Instagram novas fotos da receita de pão de pesto dela, e eu não tive dúvidas: fiz e não me arrependi! É um pão macio, saboroso, cheiroso e além de tudo, muito lindo!

PÃO DE PESTO
INGREDIENTES
2 1/4 xícaras  de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
½ colher (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3/4 xícara de água morna (180ml)
3 colheres (sopa) de molho pesto

MODO DE FAZER
Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande. Misture a eles o açúcar e o fermento. Faça um buraco no centro e adicione o óleo e metade da água. Comece a misturar, adicionando aos poucos o restante da água até que se forme uma massa macia. (Talvez não seja necessário adicionar toda a água.)

Sove a massa em uma superfície enfarinhada até que ela fique lisa e elástica. Forme uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela untada com um pouquinho de azeite. Cubra com um pano de prato levemente umedecido e deixe crescer em um lugar quente até dobrar de volume. (Até esta etapa, quem quiser pode usar a máquina de pão para sovar e descansar a massa. Foi o que eu fiz!)

Depois de crescida, aperte a massa para tirar o ar. Abra com o rolo na superfície enfarinhada até formar um retângulo de 30x20 cm. Espalhe o molho pesto sobre a massa e enrole-a bem apertadinho a partir do lado mais estreito, formando um rocambole. (Antes de enrolar, sugiro ralar um pouco mais de parmesão sobre o molho pesto!)

Coloque a massa em uma forma de bolo inglês de 12x23 cm, devidamente untada. Cubra com um pano de prato e deixe crescer até dobrar de volume novamente. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220ºC.

Asse o pão por 25 a 30 minutos ou até que ele fique crescido e moreninho. Deixe-o esfriar numa grade antes de servir.
Você pode usar molho pesto comprado pronto ou fazer a sua receita preferida de pesto caseiro! Se não tiver uma receita, recomendo o "Molho Pesto Genovês" da Rita Lobo.

sábado, 15 de setembro de 2018

CREAMY CHOCOLATE PUDDING

Aqui em casa não pode faltar chocolate depois das refeições, seja em forma de barra, bombom ou qualquer tipo de sobremesa que leve chocolate. Eu não sou chocólatra, mas marido e filho não dispensam. Ontem o estoque de chocolates acabou, e eu decidi procurar uma receita fácil e rápida para garantir a sobremesa de hoje, usando ingredientes que eu já tivesse em casa. Encontrei esta receita de pudim de chocolate da Hershey's que, além de facílima, é tão saborosa e cremosa que vai agradar tanto crianças quanto adultos. Quem preferir usar chocolate em tablete, pode conferir esta outra receita aqui: Bittersweet Chocolate Pudding

PUDIM DE CHOCOLATE CREMOSO
INGREDIENTES
2/3 xícara de açúcar
1/4 xícara de chocolate em pó (eu usei cacau em pó)
3 colheres (sopa) de amido de milho
1/4 colher (chá) de sal
2 1/4 xícaras de leite
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE FAZER
Misture o açúcar, o chocolate em pó, o amido de milho e o sal em uma panela média. Aos poucos, acrescente o leite até misturar bem.
Cozinhe em fogo médio, mexendo sem parar, até a mistura ferver. Continue mexendo e deixe ferver por mais um minuto. Retire do fogo. Acrescente a manteiga e a baunilha. Divida o creme em ramequins ou tacinhas individuais. Para evitar que se forme uma película sobre o creme, cubra com filme plástico, deixando que ele encoste na superfície. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Rende 6 ramequins pequenos.

Obs.: Eu não cobri os ramequins com filme plástico porque a camadinha um pouco mais espessa na superfície do pudim não me incomoda em nada!

domingo, 26 de agosto de 2018

MUSHROOM QUICHE

Eu adoro todo tipo de cogumelos e os utilizo em várias receitas, mas ainda não tinha feito uma quiche. Pesquisando receitas, descobri que Julia Child tem uma "fórmula" para o recheio perfeito de quiches! Ela colocava 1 ovo em uma jarra medidora e adicionava leite ou creme de leite até atingir o nível de 1/2 xícara. Ou colocava 2 ovos e adicionava leite  ou creme de leite até atingir o nível de 1 xícara. Quando usava 3 ovos, adicionava leite ou creme de leite até atingir o nível de 1 1/2 xícara, e assim por diante. Simples e eficaz! Depois é só usar os ingredientes que desejar, como cogumelos, bacon, alho poró, cebolas...

QUICHE DE COGUMELOS
INGREDIENTES
Para a massa:
1 1/4 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
1/4 xícara de óleo (usei de canola)
1/4 xícara de leite

Para o recheio:
1 xícara de queijo ralado grosso (eu usei minas padrão)
200g de cogumelos de sua preferência (usei portobellos e champignons de Paris)
Cebolinha a gosto, picada
4 ovos
1 caixinha de creme de leite (200ml) ou a mesma medida de creme de leite fresco
Aproximadamente 1/4 de xícara de leite integral ou o quanto baste
1/4 colher (chá) de sal
1/8 colher (chá) de pimenta-do-reino

MODO DE FAZER
Pré-aqueça o forno a 180o C.

Prepare a massa: 
Bata todos os ingredientes da massa no processador, na faca. O resultado será uma farofa fina. Espalhe essa farofa em uma forma de aproximadamente 22cm de diâmetro (eu usei uma forma antiaderente com fundo removível) e aperte formando uma massa bem fina, com a mão, sem untar a forma. Deixe na geladeira enquanto prepara o recheio.

Prepare o recheio:
Fatie e refogue os cogumelos em 2 colheres (sopa) de manteiga, até ficarem macios. Adicione a cebolinha e reserve. Espalhe o queijo ralado grosso sobre a massa e espalhe os cogumelos por cima.
Quebre os quatro ovos em uma jarra medidora com capacidade para 2 xicaras, adicione o creme de leite e depois (se for necessário) complete com o leite até atingir o nível de 2 xícaras. Bata bem com um fouet (eu usei o mixer) até a mistura ficar leve e espumando. Adicione o sal e a pimenta-do-reino e bata mais um pouco. Derrame a mistura de ovos sobre os cogumelos e o queijo, enchendo a forma até a borda.

Asse de 40 a 45 minutos ou até que o recheio não esteja mais líquido no centro e as bordas estejam douradas. Tire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.
Obs.: Esta quiche também pode ser feita sem a massa. Caso não use a massa, unte bem a forma antes de colocar o recheio!

sábado, 4 de agosto de 2018

CHEESECAKE - NEW TESTED & APPROVED RECIPE


Depois de tanto tempo fazendo a mesma receita de New York Style Cheesecake, que continuo considerando maravilhosa, decidi testar uma nova, com uma textura um pouco mais cremosinha. Então encontrei esta receita, fiz algumas pequenas adaptações e cheguei exatamente ao resultado que eu estava procurando. Tanto que ela não poderia deixar de vir para o blog! Mesmo que você já seja adepto da minha receita antiga, não deixe de provar esta e depois me conte.

CHEESECAKE - NOVA RECEITA TESTADA E APROVADA
Ingredientes:
1 pacote (220g) de bolacha maizena ou outra bolacha similar, doce
90g de manteiga sem sal, derretida
680g de cream cheese, amolecido
1 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de amido de milho
4 ovos grandes, em temperatura ambiente
1/4 xícara de creme de leite (pode ser de caixinha)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Para fazer a base de bolacha:
Unte uma forma redonda de abrir de 22cm de diâmetro (eu uso de 20cm para o cheesecake ficar mais alto). Bata as bolachas no processador até virar uma farofa. Adicione a manteiga e misture bem. Forre o fundo e as laterais da forma (eu forro apenas o fundo), pressionando com as pontas dos dedos. Reserve (na geladeira).

Para fazer o recheio:
Pré-aqueça o forno a 200° C. Na batedeira, bata o cream cheese, o açúcar e o amido de milho na velocidade média-baixa até formar um creme liso. Adicione os ovos, um de cada vez, raspando as laterais da tigela após cada adição. Acrescente o creme de leite, o extrato de baunilha e misture bem.
Coloque o recheio sobre a base de bolacha e bata a forma sobre uma bancada algumas vezes para eliminar as bolhas de ar. Coloque a forma dentro de uma assadeira de laterais altas (eu envolvo a base da forma com papel alumínio, para evitar a entrada de água), e coloque água quente na assadeira até atingir um pouco mais da metade da altura da forma de abrir.
Asse o cheesecake por 15 minutos, em seguida abaixe a temperatura do forno para 150° C e asse por mais 70 ou 80 minutos, ou até o cheesecake estar firme nas bordas mas não no centro.
Desligue o forno, deixe a porta do forno ligeiramente aberta e deixe o cheesecake esfriando lá dentro por uma hora. Retire o cheesecake do forno e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente. Deixe na geladeira até o momento de servir. Sirva com calda de framboesa, geléia de morango, doce de leite ou com a cobertura de sua preferência. O cheesecake dura até 3 dias na geladeira. 
Em vez da bolacha maizena, eu uso a bolacha de Leite Maltado da Piraquê da foto acima. Ela tem a textura bem mais parecida com a graham cracker que é usada na base dos cheesecakes dos EUA!