No post "Favorites" eu citei um molho americano para salada que eu adorava, o Blue Cheese. Como nunca o encontrei por aqui, tive que procurar uma receitinha para matar as saudades... E não é que aprovei a primeira receita que testei? Ele ficou com sabor e textura perfeitos, e já usei em saladas, sanduíches e também para comer com Spiedies. É o "molho misterioso" que aparece na terceira foto! ;o)
Molho de Gorgonzola para Salada
3/4 xícara de sour cream (usei coalhada)
1 1/3 xícara de maionese (usei light)
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (chá) de molho inglês
1/2 dente de alho, amassado
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes. Cubra e leve à geladeira por 24 horas antes de servir. *Eu amassei o gorgonzola, em vez de picar. Ficou com uma textura tipo ricota, com alguns pedacinhos mais graúdos, mas o tamanho dos pedaços de queijo pode variar de acordo com o gosto de cada um.
Em tempo: "blue cheese" ("queijo azul") é o nome genérico em inglês dado a queijos que levam fungos, como o gorgonzola e o roquefort. Eu adoro os dois, mas usei o gorgonzola por ser um pouquinho mais suave e também por eu sempre tê-lo
Tenho a sensação que esse delicioso molhinha vai andar muitas vezes juntinho com a salada durante o Verão, cá em casa... ;-)
ResponderExcluirHum, molho de salada é comigo mesmo, pena que que não vou ter companhia pois o hubby não gosta de blue cheese, o que não é nada mal para mim, sobra mais... Bjs!
ResponderExcluirQue ótimo ter uma receita de molho blue cheese. Vou fazê-la muito em breve. Beijo.
ResponderExcluirElvira, se você gosta de gorgonzola, vai adorar este molho, amiga!
ResponderExcluirCris, faça para servir aos amigos, que será sucesso garantido. E se for fazer só para você, faça meia receita, porque rende muito! ;o)
Cláudia, pode fazer que eu garanto que é boa! ;o)
Beijinhos, queridas!
hmmmmm.... parece ser perfeito para acompanhar saladas e espetinhos :)
ResponderExcluiro maridão vai adorar a idéia
bjokas =)
Ci, Marido aaama gorgonzola e afins, sempre faço molho quente com ele. Agora acho que está na hora de testarmos o frio...
ResponderExcluirReceita impressa, desde já!
Bjos.
Hum esse molhinho também vai brilhar junto as minhas saladas!! :)
ResponderExcluirRevelado o segredo! Obrigada por postar a receita! Quero mesmo experimentar com os Spedies
ResponderExcluirCi, provei esse molho umas duas vezes apenas, mas eram industrializados e não fizeram muito a minha cabeça.
ResponderExcluirEste aqui vale muito a pena testar, tenho certeza!!
O meu marido que viaja muito para os States (penso ke foi lá que ele experimentou esse molho de blue heese) está sempre a pedir pr eu descobrir um molho pr saladas de blue chees! Você é o máximo! Acho ke vou fazer sucesso!!
ResponderExcluirEu tendo a comer menos salada quando esfria e, um molho mais forte me encoraja a comer um prato frio. bjo, Nina.
ResponderExcluirHummmm Cris, que bom que este molho de blue cheese pra gente!! Deve ser deliciosa, pq adoro todos os ingredientes que estão na lista!
ResponderExcluirGorgonzola e Roquefort eu como puro, aliás já declarei minha paixão por queijos. Uma outra dica para que quer um simples patê suave é misturar o gorgonzola bem amassadinho com cream cheese.
ResponderExcluirAlessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com
Cinara, eu amo Blue Cheese Dressing...pena que as calorias andam abundantes em minha cozinha...a foto está linda!
ResponderExcluirBeijos!
www.mangiachetefabene.wordpress.com
Sheila, e você viu como é simples de fazer? ;o)
ResponderExcluirMárcia, se o seu marido é fã de gorgonzola, pode fazer que ele vai pirar!
Eliana, depois me diga se gostou, OK? ;o)
Camila, a receita original pede grãos de mostarda e alho em pó, mas eu usei mostarda Dijon e alho amassado, como coloquei na receita em português. Use o que preferir ou tiver em casa! ;o)
Paty, eu sou suspeita, amiga, porque já gostava do industrializado... Este aqui, então, ficou uma loucura! :o)
Flor de Sal, foi nos EUA que conheci este molho, sim! Mas pode fazer esta receita para o maridão que eu garanto que fará sucesso! ;o)
Nina, eu também sou assim. Acabo trocando a salada por outro tipo de entrada. Mas para quem gosta de queijos fortes, este molho é um belo incentivo mesmo!
Silvia, fico feliz que você tenha gostado! (E não esquente por ter trocado os nomes, eu também já fiz isso...)
Alessander, obrigada pela dica do patê! Realmente, tem gente que acha gorgonzola e afins fortes demais. Eu sou como você: devoro puros mesmo! ;o)
Um grande beijos para vocês!
Obrigada, Verena! Eu fiz o que pude para deixar esta receita mais light, mas realmente ela não é ideal para quem quer cortar calorias... Mas de vez em quando não faz mal! :oD Bjs!
ResponderExcluirCinara, adoro suas receitas e gostaria de saber a receita da sua calda de chocolate quente, bem grossa, tipo aquela do McDonald's que voce comentou quando postou a receita de waffle.
ResponderExcluirAgradeço desde já.
Gabriela Rodrigues
gabiii_rodrigues@hotmail.com
Olá, Gabriela! Acabei de te responder por e-mail. Caso você não receba a resposta, me avise, por favor! ;o)
ResponderExcluirBjs!
Cinara, estou super feliz de você ter encontrado uma receita caseira, porque mesmo gostando desse molho, eu não compro molho pronto. Sou meio natureba.
ResponderExcluirEsse com certeza eu vou fazer, deu água na boca. Meu marido adora gorgonzola!
Bjs
Você tem razão, Clau. Salvo raras exceções, tudo que é feito em casa fica mais gostoso e saudável. Além de permitir que a gente exiba nossos "dotes culináros" e publique a receita no blog! ;o) Bjs!
ResponderExcluirGisele
ResponderExcluirEsse molho e divino!!!! Eu amo o outback mas como moro em Dubai e aqui ainda nao tem um eu tenho que me virar para matar as saudades da comida do outback. Faco sempre esse molho quando tenho visitas e todos amam. Aprovado!!!