quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Blue Cheese Souffle

Estou traduzindo uma nova série sobre culinária que se passa na Austrália e, em um dos episódios, uma das equipes preparou um suflê de gorgonzola para servir de entrada. É claro que eu fiquei alucinada para fazer um suflê de gorgonzola em casa, mas como o programa não apresenta receitas, lá fui eu pesquisar na internet. Como sempre, optei por uma das mais simples que encontrei, já que não sou nenhuma expert em suflês. Eu usei ramequins de 9cm de diâmetro e 5cm de altura (iguais aos que eu vendo na Lojinha Cinara's Place) e os suflês cresceram bastante e depois baixaram. Para ser sincera, eu não sei se eles deveriam ter baixado, só sei que o resultado foi uma deliciosa espuma de gorgonzola, leve como uma nuvem! (Receita original aqui.)


Suflê de Gorgonzola

20g de manteiga e mais um pouco para untar

17g de farinha de trigo (1 1/2 colher de sopa)

125ml de leite

2 ovos, separados

60g de gorgonzola picado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte 6 ramequins com manteiga. Coloque-os em uma assadeira e leve à geladeira por 15 minutos. Derreta a manteiga em uma panela pequena sobre fogo baixo. Adicione a farinha e cozinhe por 1 minuto, mexendo sempre. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sem parar de 2 a 3 minutos, até engrossar. Adicione o gorgonzola e mexa rapidamente. Tire do fogo e acrescente as gemas, o sal e a pimenta. Na batedeira, bata as claras em neve até formar picos firmes. Misture gentilmente à mistura de queijo. Encha os ramequins até 2/3 da capacidade. Asse de 18 a 20 minutos, ou até crescer e dourar. Sirva imediatamente.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

FAZENDO SORVETE SEM SORVETEIRA

Como no post anterior muita gente perguntou como fazer sorvetes ou frozen yogurts sem a sorveteira, decidi buscar a orientação do guru internacional dos sorvetes, David Lebovitz. Então vou traduzir aqui um post que ele publicou em seu site para ajudá-los a reproduzir em casa algumas destas delícias geladas! (Clique nas fotos para ver as receitas.)

As pessoas começaram a fazer sorvetes muito antes da invenção da eletricidade, então não há motivos para você não fazer sorvetes e sorbets em casa sem uma sorveteira. A vantagem de usar uma sorveteira elétrica ou manual é que o resultado final será mais homogêneo e cremoso. Passar qualquer coisa do estado líquido para o sólido significa criar cristais de gelo. Então, se estiver fazendo isso manualmente, à medida que sua mistura de sorvete ou sorbet congela, você deve quebrar o máximo possível desses cristais de gelo, para que o resultado final seja o mais homogêneo e cremoso possível.

Mas como nem todos podem ter uma sorveteira, saiba como você pode fazer seu sorvete caseiro sem ela. Eu recomendo começar com uma receita de sorvete à base de crème de leite para obter a textura mais cremosa possível. Você pode usar meu sorvete de creme ou qualquer outra de sua preferência. Quanto mais gordura na receita, mais cremoso e homogêneo será o resultado. O sorvete feito manualmente fica melhor se for consumido assim que ficar pronto, o que não deve ser um problema. (David Lebovitz)


FAZENDO SORVETE SEM UMA SORVETEIRA

1. Prepare sua mistura de sorvete e esfrie-a sobre um banho de gelo.

2. Coloque a mistura em uma tigela funda, de plástico ou inox, e leve ao freezer.

3. Após 45 minutos, abra o freezer e verifique. Quando a mistura começar a congelar perto das beiradas, retire-a do freezer e misture-a vigorosamente com uma espátula ou batedor de claras. Bata com força, quebrando as partes já congeladas. Leve de volta ao freezer.

4. Continue verificando a mistura a cada 30 minutos, batendo vigorosamente enquanto ela congela. Para obter um melhor resultado, você pode use um mixer ou uma batedeira portátil. (Quem tiver uma Kitchen Aid pode deixar a mistura na tigela de inox e bater na tigela da própria batedeira.)

5. Continue verificando periodicamente e batendo enquanto o sorvete congela. Ele deve levar de 2 a 3 horas para ficar pronto.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Strawberry Frozen Yogurt

Como vocês já devem saber, eu não sou adepta das sobremesas "light". Meu negócio é chocolate, pudim, arroz doce ou sorvete, de preferência cheio de creme de leite e pedacinhos crocantes no meio, melhor ainda se estiver sobre um bolo ou uma torta. Mas com o calor que anda fazendo, até eu me rendi à refrescância do frozen yogurt! É a primeira vez que faço esse tipo de receita na minha sorveteira e gostei tanto que já estou procurando outros frozen yogurts de frutas para testar. Além de ter pouca gordura (só a do iogurte), o açúcar não é exagerado e é ridiculamente fácil de fazer. É oficial: com este frozen yogurt de morangos acabo de inaugurar a seção "light" da minha lista de sobremesas! (Receita original aqui.)


Frozen Yogurt de Morangos

450g de morangos picados

2/3 xícara de açúcar

3 colheres (sopa) de vodca

1 xícara (240ml) de iogurte natural integral

1 colher (chá) de suco de limão

Em uma tigela, misture os morangos picados, o açúcar e a vodca (a vodca é usada para que o sorvete não endureça demais, mas pode ser omitida) até o açúcar começar a dissolver. Tampe e deixe em temperatura ambiente por 2 horas, mexendo de vez em quando.

Adicione o iogurte e o suco de limão e bata com um mixer (ou no liquidificador) até a mistura ficar homogênea. Se quiser, passe a mistura por uma peneira para remover as sementes (eu não achei necessário). Leve a mistura à geladeira por 1 hora, depois coloque na sorveteira de acordo com a orientação do fabricante. Eu deixei bater por 20 minutos. Deguste sem culpa!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

I *need* a Butter Bell!

Eu adoro pão. E não apenas pão: pão com manteiga. Manteiga de verdade, como a nossa Aviação ou a francesa Président. Mas, por ficar na geladeira, a textura da manteiga fica longe da ideal para espalhar no pão. Além de destruir uma pobre torrada tentando distribuir manteiga dura sobre ela, corremos o risco de consumir muito mais manteiga do que queremos ou podemos. E deixar a manteiga em temperatura ambiente, nem pensar, certo? Quando eu já estava conformada em abrir mão de uma manteiguinha molinha e deliciosa, descobri o Butter Bell.

A minha descoberta é recente, mas este potinho "mágico" está longe de ser uma novidade. O Butter Bell (ou "sino de manteiga") é uma versão americana de uma manteigueira criada na França no final do século 19, e é composto por duas partes: uma base de cerâmica onde se coloca água e uma tampa com um recipiente anexo (em forma de sino) onde se coloca a manteiga. A água cria um lacre hermético que mantém o oxigênio longe da manteiga, dispensando a refrigeração. A manteiga pode ser mantida em temperatura ambiente por até um mês, na consistência perfeita para deixar o pão ainda mais gostoso... Entenderam por que eu *preciso* de um Butter Bell?