sábado, 6 de setembro de 2014

COURGETTI - ESPAGUETE DE ABOBRINHA

A primeira vez que vi esta receita foi em um site americano de receitas light e o nome me chamou a atenção: "courgetti" é a junção de "courgette spaghetti", ou espaguete de abobrinha. (Que em inglês também é chamada de "zucchini".) É um prato perfeito para quem quer evitar massas ou tem alergia a glúten. Eu gostei porque adoro abobrinha e gostei da ideia de preparar algo saboroso e também com poucas calorias. Claro que tudo depende do molho que você vai usar! Eu fiz um molho de tomate simples, usando tomates pelados. Quanto à abobrinha, eu usei a italiana.
Há várias maneiras de fatiar a abobrinha para fazer o espaguete. Eu comprei um descascador e fatiador da marca Keita exatamente para isso. Foi muito barato (cerca de 5 reais) e funciona com perfeição! Você também pode usar um fatiador juliene, que eu procurei e não encontrei. Também é possível cortar "fitas" de abobrinha com um mandolin ou fatiador de legumes simples, e depois cortar essas fatias em tirinhas finas. Eu fatiei a abobrinha com a casca mesmo, mas se o "espaguete verde" não parecer muito convidativo, é só descascar a abobrinha primeiro!

ESPAGUETE DE ABOBRINHA
Lave muito bem 2 abobrinhas médias. (Calcule 1 abobrinha por pessoa.) 
Fatie usando um descascador próprio para isso, um fatiador juliene ou uma faca. Importante: corte os filetes apenas até chegar às sementes, depois descarte esse miolo. Em seguida, cozinhe em água fervente, sem sal, por 2 minutos. Não cozinhe por mais tempo senão a abobrinha vai desmanchar! Escorra e reserve.
Em vez disso você pode refogar a abobrinha em uma frigideira rapidamente, com um pouquinho de azeite. Eu fiz das duas maneiras, mas gostei mais do resultado da abobrinha cozida em água: a textura ficou igualzinha a um espaguete al dente! 
Sirva com o molho de sua preferência e bastante queijo parmesão ralado.

domingo, 9 de março de 2014

HUEVOS RANCHEROS

 

Para nós pode parecer estranho, mas este prato é servido no café da manhã em muitas "breakfast houses" nos Estados Unidos. Como muitos pratos originalmente mexicanos, os Huevos Rancheros certamente foram adaptados para o paladar norte-americano, e foi essa a versão que eu provei e achei deliciosa! Eu achei o prato pesado demais para o café da manhã, mas perfeito para o almoço, principalmente quando queremos preparar algo fácil, rápido e com ingredientes que sempre temos em casa: molho de tomate, feijão e ovos!

Huevos Rancheros
 2 xícaras de molho de tomate temperado (tipo Pomarola)
2 xícaras de feijão cozido
3 ou 4 ovos
Sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada a gosto

Em uma frigideira grande, misture o molho de tomate e o feijão e deixe abrir uma leve fervura sobre fogo médio. (Se a mistura ficar espessa demais, acrescente um pouco de água.) Quebre um ovo em uma tigelinha e derrame-o cuidasamente em um buraco aberto na mistura. Repita com os demais ovos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Tampe e cozinhe de 3 a 5 minutos para obter gemas moles, ou mais tempo para gemas firmes. Espalhe cebolinha picada por cima e sirva.


Observações:
1) Este prato é perfeito para usar sobras de feijão já temperado.
2) Caso você prefira usar molho de tomate caseiro, não deixe de temperá-lo para dar mais sabor ao prato!
3) Os huevos rancheros não levam muita pimenta porque são servidos no café da manhã, mas fiquem à vontade para acrescentar algumas gotas de Tabasco ou outra pimenta que gostem. Fica perfeito!