Esta semana eu assisti ao filme Julie & Julia e, como se trata de um filme sobre comida, achei que deveria comentar aqui no blog. Há alguns meses eu li o livro da Julie Powell, e devo confessar que não fiquei muito impressionada. No livro, ela conta como se propôs a fazer as 524 receitas do livro "Mastering the Art of French Cooking", publicado em 1961 pela americana Julia Child. E ela fez isso no período de um ano, documentando cada receita em um blog. É claro que há situações engraçadas, a maioria relacionada à comida, e também passagens interessantes sobre coisas que acontecem com quem tem um blog, mas a personalidade da autora não me agradou nem um pouco, e eu não consegui me identificar com ela.
Já o filme é outra história! Quero dizer, a história é a mesma, mas o filme é muito melhor que o livro, na minha opinião. É provável que um dos motivos seja Meryl Streep, que está magnífica como Julia Child. Falando nisso, eu resolvi conferir um vídeo da verdadeira Julia Child para poder avaliar o trabalho da Meryl, e confirmei que ela realmente incorporou a Julia! Quem tiver curiosidade, pode clicar na foto abaixo para ver um trecho do programa de TV de Julia Child (dos anos 70) no qual ela ensina a fazer omeletes. Como ela sempre dizia ao final de seus programas, bon appetit!
Ei Cih!!
ResponderExcluirPrimêro de tudo...sardáade, né cumadi!! =}...
Eu nem li e nem assisti... e ter essas informações me fará ver como uma pessoa bem mais entendida do assunto, né fia?! :]
E nem carece da gente ir muito longe... Julie aprendeu com Julia e deixou tudo registradin num blog...
E nos aprendemos com vc... q deixa tudo aqui anotadin...:D
E a gente agrada purdimais da sua personalidade, viu?!
Um bejim e uma noite linda!!
Ai que comentário mais lindo, Vinni!!! Também estou com saudades, mas pode ter certeza de que não me esqueço de você e desse seu jeitinho tão meigo... Beijos e uma noite linda para você também! :o)
ResponderExcluirCinara: vc é minha Julia! Quantas vezes já me peguei na cozinha com sua receita, tentando deixar à sua perfeição!
ResponderExcluirBjs
Renata
Ai, ai, ai... Assim eu vou dormir me achando o máximo hoje!! Obrigada pelo carinho, Renata, fiquei até emocionada agora... :o)
ResponderExcluirBeijão!
Oi Cinara! Por coincidência assisti a este filme nesta semana também. Gostei, mas esperava um pouco mais... É ruim criar expectativa por isso né?
ResponderExcluirEu amei o filme, mas o livro me deixou com um certo nojo. Quando terminei corri esfregar bem a pia da cozinha, haha
ResponderExcluirEu assisti e alucinei, fui 2x seguidas no cinema. rs
ResponderExcluirComprei os livros, mas a Julie Powell não me desce pela garganta até agora, grossa né?
Tem mais palavrão no livro do que receita em si.
Argh!
E o livro sobre a Julia não li todo ainda, leio parcelas... pq sempre que leio fico com uma vontade enorme de fazer as malas e ir morar na FRança e estou $em condições pra isso. rs
bjokas
vi o filme logo q estreou e...achei fraquissimo! Não tive a menor empatia com a Julie, ja o livro eu gostei bem mais, talvez o humor, a personalidade dela não tenha sido transposto pra tela, enfim, é so opinião.
ResponderExcluirela está maravilhosa no filme!!
ResponderExcluirMonica, quando eu li o livro, o filme já estava nos cinemas. Então, como o livro me decepcionou um pouco, a minha expectativa do filme era zero. Por isso, acabei gostando mais do que esperava!
ResponderExcluirKika, é verdade! A descrição da situação da cozinha da Julie era de embrulhar o estômago... :oP
Tati, concordo plenamente com você: no livro, a Julie é muito grossa, boca suja e reclamona! Ou seja, ela deve ser assim mesmo na vida real. Ainda bem que no filme não a mostraram exatamente como ela é! O livro da Julia ainda não tenho, mas pretendo ler também!
Andréa, os filmes podem ser bem subjetivos, não é mesmo? Não é difícil eu adorar um filme massacrado pela crítica, e vice-versa. Talvez você tenha gostado mais da Julie do livro porque ela é verdadeira. A Julie do filme foi "amenizada", e acabou ficando sem personalidade!
Marina, a Meryl conseguiu imitar direitinho o jeito de falar da Julie, não é mesmo? Muito engraçado!
Beijinhos, meninas!
Eu gostei do livro e do filme, achei a Julie meio reclamona, o que eu faço as vezes, então me serviu como um puxão de orelha!
ResponderExcluirTambém gosto de mais higiene na cozinha, mas é muito inspirador, ver que a Julia não desistiu e publicou o seu livro.
Beijão
Eu não li o livro, nem vi o filme, mas tenho muita vontade de conferir o filme.
ResponderExcluirEu sempre gostei de assitir os programas da Julia Child. Vi alguns na TV Educativa. Agora que ela morreu, acho que não passam mais.
Obrigda pelas dicas!
Bjs :)
ai to louquinha pra ver o filme..agira entao...com suas recomendacoes com ceretza o verei mais brevemenet! bjs
ResponderExcluirEu vi o filme e amei de paixão e tenho o primeiro volume do livro da Julie Child, onde vem a fantástica receita do Beef bourguignon. Agora tenho de comprar o 2o volume.
ResponderExcluirBeijinhos,
Lia.
Oi Ci!!
ResponderExcluirPrimeiro obrigadissima pelo comentário, carinhoso e sincero.
Obrigadissima também por colocar meu blolg aqui...
Quanto ao filme assisti na época e realmente o que faz o filme é maryl, vale por ela, pq de resto vc passa o resto do filme esperando..esperando...
Diferente do que vemos quando a jente vem aqui, na Simone, na Patrícia, não é???
PS:No aguardo da lojinha desesperadamente...(que...:-L)
beijinhos...
Olá,
ResponderExcluirConcordo com sua opinião sobre a interpretação de Meryl Streep, mas achei o filme muuuito fraco e penso que poderia mostrar a que veio em um filme bem mais curtinho.
Fiquei bastante decepcionada com o filme mas bastante curiosa quanto a Julia Child...personalidade curiosa...
Abraços
Cláudia
Ci, eu tbem li o livro (logo q saiu, eu acompanhava as vezes o blog da Julie) e vi o filme.
ResponderExcluirO q eu achei eh q no filme eles criaram uma Julie muuuuito mais meiga do que a verdadeira julie eh. Pelo livro eu tbem nao me identifiquei nem um pouco com a autora, eh uma leitura leve e facil, mas no fundo eu nao achei q ela tinha aquela paixao pela cozinha como nos temos sabe?!
Ja no filme a Julie era bonitinha e charmosinha, toda delicada (coisa q no livro a gente percebe q a verdadeira Julie NAO eh!), e acho q isso fez com q muita gente gostasse mais do filme. Inclusive eu prefiro a Julie do filme do q a Julie do Livro! hehehe!
Meryl Streep eh simplesmente demais, eu como assisti varios programas da verdadeira Julia Child acho q ela fez o papel muito bem, mas mesmo assim eu sinto q ainda faltava um algo ali q ela nao conseguiu passar. Mas ela eh tao boa atriz q nao tem como nao gostar da atuacao dela nos filmes ne!
Vc assistiu "It's Complicated"? Eh com a Meryl Streep tbem, eh funny! rs!
Beijos!
Ana
Ci, esqueci de falar, vc ja leu "My Life in France" da Julia Child??
ResponderExcluirTenho certeza q vc vai adorar, eh muuuito bom o livro, eu amei!! Adorei a Julia Child mais ainda quando li o livro!
Beijos!
Ana
Ci, concordo totalmente, achei o livro chatérrimo e o filme é mais legal. Você precisa ler o The Sweet Life in Paris do David Lebovitz, é ótimo!! Eu tô amando. Bjs!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu não li o livro, mas adorei o filme. Acho que a Meryl Streep esteve 5 estrelas.
ResponderExcluirBeijinhos e bom fds
Oi Cinara! Acabei de postar uma receitinha tua lá no blog, é um salmão com mel e limão maravilhoso!
ResponderExcluirBjs!
Ainda não li o livro nem vi o filme mas espero que isso aconteça em breve :)
ResponderExcluireu nao li , mas amei o filme tbem..
ResponderExcluirCi ,é isso mesmo vc tbem é minha Julia ...kkk tbem vou pra cozinha com suas receitas ...só faltam videos seus , já pensou ? bjs
ResponderExcluirTb assisti esse filme essa semana! Gostei muito do filme, mas ainda não li o livro... até fiquei curiosa. Agora já não mais de vou ler o livro... hehehe...
ResponderExcluirSandra, embora eu não tenha gostado da Julie, ela realmente tem seus méritos: e ter se mantido fiel à sua proposta foi realmente uma façanha!
ResponderExcluirCláudia, depois do filme, é provável que algum canal aí dos EUA tenha voltado a passar os programas da Julia Child. Eu vi alguns só agora, e achei muito divertidos! Acho que a intenção dela não era ser engraçada, mas a voz dela é muito peculiar... :oD
Laila, só não crie grandes expectativas, amiga, assim você vai gostar mais!
Salsa Verde, eu vi os dois livros dela na Saraiva, mas não tive coragem de comprar: primeiro porque são caros, e segundo porque são em ENORMES! É bem provável que eu fizesse apenas algumas receitas, o que não seria um bom custo-benefício. Mas o Beef bourguignon eu adoraria fazer! Se você puder me passar a receita por email, eu ficaria imensamente grata!
Roberta, não precisa agradecer nada, imagine! Você é mesmo muito talentosa! Eu é que agradeço pelos seus elogios... E a lojinha só está dependendo de um último pedido chegar!! Também estou ansiosa!!
Cláudia, eu também achei o filme longo demais. Como eu disse, ele só não me decepcionou porque minha expectativa era zero. Mas a Julia Child é realmente muito pitoresca... ;o)
Ana, concordo com você em gênero, número e grau. O filme não mostra a Julie como ela é, então o clima da história toda acaba mudando (para melhor). O "My Life in France" está na minha lista de to-read books, e pelas reviews que li, também acho que vou gostar! Ainda não vi "It's Complicated", mas pretendo assistir em breve. Foi mesmo muito bem recomendado!
Luciana, obrigada pela dica do livro do Lebovitz! Se você se lembrar, me indique ele livro pelo Goodreads!
Cacahuete, a Meryl Streep é ótima em qualquer papel, não é mesmo? Sou fã dela!
Renata, que bom que você gostou da receita! Vou conferir agora mesmo!
Ameixa Seca, depois me conte o que achou, OK? ;o)
Rosana, obrigada, querida! Em breve não vai falta nem o vídeo, pois vou gravar um para o site Vamos Cozinhar. Eu aviso aqui, é claro!
Para que Serve?, antes de colocar seu link aqui, preciso conhecer seu blog, OK? Prometo fazer uma visita em breve.
Sofia, como você já viu o filme, acho que o livro não vai estragar sua boa impressão. Você só vai ficar sabendo como é a verdadeira Julie na vida real! ;o)
Beijos e uma ótima semana para vocês!
Oi Ci, tudo bem?
ResponderExcluirFaz tempo q nao comento, né? mas pode ter certeza q estou sempre por aqui. Amiga, omo está aquela sua ideia de vender coisas de cozinha pelo site? Estou vendo de trazer algumas coisas de fora. Se tiver interesse me mande um email e combinamos. Beijos, Noelia
Eu ainda não tenho uma opinião formada porque ainda não vi o filme, mas pelos comentários parece ser bom! :))
ResponderExcluirAi Cinara finalmente alguém traduziu o que eu andava pansando! Você!
ResponderExcluirGanhei o livro no Natal, li, mas também não me identifiquei nem um pouco com a autora, mas quando vi o filme... Ah! Que grata surpresa!
Concordo em gêneo, número e grau com você!
Beijos!
Assisti a um documentário sobre Julia Child no Biografhy Channel, achei a história da vida dela muito bacana, ainda não assisti ao filme mas pretendo.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog! Blog de qualidade, que dá prazer em ver!
Estou seguindo!
abraço
Olá Cinara! Tudo bem? Gostaria de fazer uma pergunta nada a ver com o post: estou louca pra comprar uma máquina de pão, mas estou na dúvida em relação às marcas. Você conhece e/ou recomenda alguma marca ou modelo? Muito obrigada!
ResponderExcluirBjs,
Marcella
Simplesmente amei o seu blog!
ResponderExcluirPostei uma das receitas no meu blog, com os deidos créditos e com a dica para te fazer uma visitinha.
http://natytaya.blogspot.com/2010/06/enquanto-isso-em-outra-cozinha.html
Lindo e cheio de coisas boas!
Parabéns!
Olha amiga, sinceramente, eu achei o filme muito interessante, não li o livro, mas depois de ler os comentários por aqui nem me atrevo, isso para não perder a sensação gostosa que o filme me deixou! Eu amei!!! Dá para perceber que ela era bem neurótica, mas a sua opinião sobre a Meryl foi acertada! Acho que ela fez toda a diferença, adoro ela!
ResponderExcluirE a verdadeira, amiga, vamos e venhamos, é bem antipática mesmo...hahaha...fico com a Julie da Meryl...rsrsrsrs
Beijos doces, minha querida!
P.S.: Os red velvets estão fazendo sucesso!!!
Ci, voce vai adorar o livro da Julia Child, e o filme It's Complicated tbem, eh bacana!
ResponderExcluirPostei receita nova no blog, da uma passadinha por la!
Beijos!
Ana
A voz é igualzinha, impressionante!!!
ResponderExcluirOi Cinara,
ResponderExcluirMuito obrigada por adicionar meu blog na sua lista!!!
Amei seu blog...
Bjos
Eliane
receitaserecipestop.blogspot.com
Olá Cinara,
ResponderExcluirNão sei porque, mas só agora conheci seu blog (quaaaanto tempo perdido) e amei tudo que ví.
É um espetáculo, muito lindo, fotos lindas, receitas deliciosa, informação (seu blog também é cultura! Adorei ver fotos de amish de verdade,rsrs)
Você está de parabéns e também quero agradecer por tudo!
Ah, detalhe: descobri que você mora aqui em Campinas, uhuuuu!!!!
Adorei saber do óleo. A seguradora que você pegou o galão é a da Barão de Itapura? Eu moro pertinho da lagoa, na mesma rua.
Bem, resumindo Ameeeei te conhecer e a seu blog.
Beijos e bom feriadão.
Valéria
que sintonia Cinara, eu acabei de ler o livro Minha vida na França de Julia Child.Nele ela conta comos e apaixonou pela cozinah francesa e como nasceu a ideía do livro e o programa de televisão.Bem legal!
ResponderExcluirAgora então, seguirei tua dica, vou ver o filme q vc citou,bj
Noelia, eu já recebi praticamente tudo que vou vender na lojinha do Cinara's Place, e devo "inaugurar" na próxima semana. No começo vou vender apenas produtos nacionais, que comprei diretamente das fábricas. Os produtos importados ficarão para uma próxima etapa. De qualquer forma, muito obrigada pela oferta!
ResponderExcluirFátima, eu não diria que é um filme "imperdível", mas para quem gosta de culinária, é bem interessante!
Rata de Cozinha, e o curioso é que geralmente o livro é melhor que o filme... Este fugiu totalmente à regra, não é mesmo? ;o)
Gloria, vou procurar esse programa no Biography Channel!! Deve ser muito legal mesmo! O filme não mostra muitos detalhes sobre a vida dela, mas serve para aguçar a curiosidade... ;o)
Daniel, muito obrigada pela visita e pelos elogios! Em breve visitarei seu blog também!
Marcella, eu tenho recomendado a máquina de pão da Britânia, pois acredito que seja a mais fácil de encontrar assistência técnica, caso vc precise. Além disso, você vai encontrar vários blogs com receitas testadas para essa máquina! Outra dica é vc analisar as opiniões de quem já comprou máquinas de pão, em sites como Submarino e Shoptime.
Naty, muito obrigada pelos elogios e pelo carinho! Vou conferir seu blog logo, logo, OK? ;o)
Carol, como eu disse aqui em cima, este é um caso que foge à regra: quase sempre o livro é melhor que o filme, não é mesmo? E adorei saber que os red velvets continuam agradando!!
Ana, ainda hoje vou conferir sua receita nova, pode deixar!
Camila, eu também achei a semelhança espantosa!!
Não há de quê, Eliane!
Valéria, muito obrigada pelo comentário tão carinhoso! Quer dizer que você é de Campinas e também é blogueira? Preciso conhecer o seu blog! Quanto ao óleo, a seguradora fica na Barão de Itapura, sim, pertinho do Imaculada. Pode até entrar com o carro, melhor impossível!
Dea, eu já coloquei o livro da Julia Child na minha lista, e acho que vou até passá-lo na frente dos outros, para aproveitar o embalo do filme... E espero que vc goste do filme!
Beijos e um ótimo restinho de domingo para vocês!
Cinara..Meu noivo sempre diz que você é a minha Julia.=D Conheci seu blog em função do filme mesmo porque eu não tinha o costume de procurar receitas em blogs.
ResponderExcluirÉ maravilhoso poder ter uma Julia na vida real.
Obrigada!thasi
Fernanda, eu nunca me imaginei sendo a Julia de ninguém... Mas pode ter certeza de que é uma honra para mim ser a "sua Julia" e também de outras leitoras! Não deixe de me contar se fizer alguma das minhas receitas, OK?
ResponderExcluirBeijos!
Olá Cinara, hoje foi a primeira vez que me deparei com esse seu blog lindo de viver! Adoro cozinhar, entretanto sou uma fã das "porcariazinhas" como doguinhos e muffins, hehehe.
ResponderExcluirReceitas maravilhosas por aqui ein!?
Mudando de assunto, sobre o filme comentado acima devo dizer que amei,para mim é até um tipo de inspiração para começar meu próprio "blog comestível", é algo da minha lista de desejos.
Abraços, Carmine Cruz.
Muito obrigada pelo comentário e pelos elogios, Carmine! Eu dou o maior apoio para você criar seu blog culinário: um blog exige muita dedicação, mas garanto que vale a pena! ;o)
ResponderExcluirBeijos!
Vi sua loja, vou te ligar ou mandar um e-mail para fazer minha encomenda.
ResponderExcluirSobre o filme vi na semana passada, gostei muito.
Beijos
Estou aguardando sua encomenda, Anna! Os confeitos coloridos e com vários formatos já estão chegando, e a pasta de amendoim também!
ResponderExcluirBeijos!
Oi, Ci!
ResponderExcluirVimos o filme hoje. Lembrei deste seu post sobre ele e quis ver sua opiniao. Tambem gostamos muito, a Mery Streep esta' otima (tanto que ganhou um Globo de Ouro e varios outros premios pelo papel), mas quem conhece o trabalho da Julia Child e/ou Julie Powell com certeza deve apreciar o filme muito mais.
Beijao!
Legal, Rico! Se você ou a Ette quiserem ler o livro, eu tenho aqui!
ResponderExcluirBeijos!
O filme é muito bom.
ResponderExcluirGostei muito.
Sobre a autora do blog que inspira o filme, tem uma história de que ela traiu o marido e escreveu um livro sobre. Procede isso?
ResponderExcluir