Como eu já disse aqui várias vezes, eu adoro simplesmente tudo que faz parte de um café da manhã americano, mas no caso deste prato em particular, não foi amor à primeira vista. Nas primeiras vezes em que provei hash browns, elas estavam oleosas demais, temperadas demais ou totalmente sem gosto. Mas quando provei hash browns preparadas como devem ser, fiquei encantada! Além de fazer parte do café da manhã de hotéis e restaurantes americanos, as hash browns são consideradas típicas dos diners, aquelas lanchonetes pequenas, com visual retrô, que são bastante comuns no nordeste dos Estados Unidos, onde eu morei. Simply charming!
Hash Browns
2 batatas médias, raladas
1/2 cebola média, picada
1/4 xícara de farinha de trigo
1 ovo
Azeite para fritar
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Em um escorredor, lave as batatas raladas até escorrer água clara. Deixe escorrendo por alguns minutos e seque-as com toalhas de papel (eu torci em um pano de prato, primeiro). Em uma tigela, usando um garfo, misture a batata ralada, a cebola, o ovo e a farinha.
Aqueça cerca de 1 colher (sopa) de azeite em uma panquequeira ou frigideira antiaderente. Distribua a batata ralada formando um tipo de panqueca, mas sem deixar que ela fique muito grossa. Você pode cobrir o fundo da frigideira ou fazer hash browns menores. Frite até dourar bem por baixo, depois vire e doure do outro lado. (Cada lado leva cerca de 5 minutos para fritar).
Retire da frigideira e escorra sobre toalhas de papel, se necessário. Tempere com sal e pimenta, e sirva imediatamente. Fica uma delícia com catchup! Rende 2 hash browns grandes.
Observações:
1) Eu usei a batata do tipo Asterix, de casca rosada, pois dizem que é a mais seca, portanto, melhor para fritar.
2) A receita original diz para fritar em bastante óleo, mas preferi apenas untar a frigideira antiaderente para cortar calorias. As hash browns não ficaram tão crocantes, mas com certeza ficaram mais saudáveis!
3) Esta receita é dedicada à minha amiga Vic, que, como eu, é uma grande fã de hash browns!
humm...apetitoso!
ResponderExcluirAdorei! Relembra muito a tortilha de batata espanhola que também se come pela manhã. :-)
ResponderExcluirBeijos.
A mim faz-me lembrar rösti, típico da cozinha suiça.nhammee... Ficaram com uma cara óptima!
ResponderExcluirO café da manhã deles é TOTALMENTE diferente do nosso neh? Não consigo me imaginar comendo algo do genero pela manhã... na verdade, nem tomo café (o que é bem errado, eu sei, rsrs)... mas para um lanche da tarde acho perfeito!!!
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar desta delícia, Ci! Realmente lembra as batatas rosti, mas estas se não me engano são cozidas antes de ralar. Amiga, sua cozinha está a todo vapor! :-)
ResponderExcluirCi, neste friozão que anda fazendo por aqui, este prato seria perfeito!
ResponderExcluirComê-las bem quentinhas e com um pouquinho de manteiga salgadinha por cima... Yummy!
Hoje em dia, muitos compras as congeladas e usam a torradeira para esquentar. Acho que as melhores "hashs" que já comi foram no centro-oeste americano. Bem sequinhas por fora e macias por dentro.
ResponderExcluirAqui estas batatas são servidas no café da manhã do Mac e confesso que adoro! rsss
ResponderExcluirQue bom que você postou esta receita, bem mais saudável! Vou preparar para comermos num café da manhã preguiçoso de final de semana!
Que delícia!! Este prato deve ser tudo de bom, ainda mais que leva batata em sua receita!! hummmmmm
ResponderExcluirAdorei Cinara!! Para mim, isso serve para companhar uma carninha...
ResponderExcluirQue maravilha a sua receitinha adorei um bjs Natércia...
ResponderExcluirOlá, Cinara!!
ResponderExcluirEstá receita é muito parecida com uma que tenho aqui mas leva o nome de "Tortilha", a diferença é que a sua vai farinha de trigo e a batata tem outro corte..rs
Vou experimentar.. quando vi a foto..hum.. deu água na boca!
Tb passei por aqui pq fiz o carrot cake, o bolo ficou muito saboroso só fiquei triste pq não cresceu..
Será que é o bircabonato que eu não coloquei? Ou a minha forma que tem diâmetro de 20 cm e é grande para receita?
Eu tenho certeza que não esqueci do fermento..rs
Qual o diâmetro da forma que vc usa?
ahhh, e que cobertura gostosa!!!
Vc tem outras receitas de bolo que tb posso usá-la?
Uma ótima semana!!
Beijooooo
Cinara!
ResponderExcluirAssim que comecei a ver a nova receita pensei imediatamente em postar um comentário com a frase: Deus ouviu minhas preces!
Fiquei animadíssima porque finalmente iria poder matar a saudade das Hash Browns!!! Fui lendo e quando vi a dedicatória fiquei mais do que feliz por vc ter se lembrado de mim!
Bem, só me resta dizer aqui que minha vida culinária é AC e DC... antes de Cinara e depois de Cinara.
Super obrigada pela lembrança,pelo carinho de sempre e pela dedicatória. Lá vou eu em desabalada carreira mais uma vez, só que agora é para fazer as Hash...Tenho tudo aqui em casa!
bjos
Oi Cinara, sou o Helker você claro não me conhece, mas estou te escrevendo para te agradecer. Sou um estudante de inglês e a minha opção para o meu trabalho de finalização do curso foi sobre culinária norte americana e antes de encontrar seu Blog eu estava com muita dificuldade de saber quais receitas que eu encontrava eram realmente dos EUA, e seu Blog esta me ajudando muito, estou testando todas suas receitas e
ResponderExcluirelas realmente são ótimas.
Thanks Cinara.
Cinara,
ResponderExcluirnoooosa, que denais!Comi esta delicia em Oklahoma (Tulsa- Holliday Inn).
Voce me fez feliz.
Obrigada, amanha Eu me farei feli hehehehe
beijo
Nora
Ci, eu amo Hash browns e as suas ficaram perfeitas!! Sabe que eu nunca fiz em casa??hehe..Que vergonha!!:))
ResponderExcluirBjs
Bri
Carla, tem razão... ;o)
ResponderExcluirElvira, não conheço a versão espanhola desta receita, amiga! Mas vou pesquisar com certeza! ;o)
Semente de Sésamo, realmente, as hash browns se parecem com o rösti, que eu também adoro! A diferença é que as versões de rösti que eu conheço são bem cremosas... e deliciosas também! :oP
Sheila, o café da manhã americano é uma refeição super completa, mas pelo menos na família com a qual morei, eles só faziam estas coisas mais elaboradas uma ou duas vezes por semana. E aqui no Brasil eu faço como você disse: como "breakfast" no lanche da tarde!
Lu, eu nunca fiz batatas rösti, mas devem ser cozidas antes mesmo, porque são bem mais macias e cremosas. Esta aqui é para ficar crocante por fora e macia por dentro. E bem que eu queria poder cozinhar mais, amiga... Ando totalmente sem tempo, mas ontem eu acabei passando algumas horas na cozinha para fugir do frio! ;o)
Paty, adorei a idéia da manteiga por cima, amiga! Só colocamos catchup, mas só com a manteiguinha deve ficar demais de bom... :oP
Agda, as hash browns sequinhas por fora e macias por dentro são as ideais mesmo! Mas como eu não quis fritar em muito óleo, acabei abrindo mão da crocância total...
Akemi, nos EUA eu nunca vi hash browns no McDonald's!! Deve ser bom mesmo... :oP Esta aqui ficou bem sequinha, acho que você vai gostar, amiga!
Silvia, você também é fã de receitas com batatas, não é? E esta aqui, ainda por cima, é super fácil de fazer!
Cláudia A., adorei a idéia da carninha... Deve ser uma combinação deliciosa mesmo!!
Natércia, esta receita é daquelas gostosas e bem fáceis! Fico feliz que você tenha gostado!
Letícia, que pena que seu carrot cake não cresceu! Pode ser a falta do bicarbonato, sim, pois ele potencializa o fermento em pó. Quanto à fôrma, eu usei um pirex quadradinho, de 20cm, (está escrito no post), então, a sua fôrma de 20cm, mesmo redonda, é para dar certo também. Confira se o fermento ainda está dentro da validade. Eu perdi vááááários bolos quando comecei a cozinhar, por usar fermento fora da validade! Depois disso, fiquei esperta. Se não foi isso, só pode ser a falta do bicarbonato... E a cobertura é boa mesmo, não é? Ela pode ser usada em vários tipos de bolos (chocolate, cenoura, coco, banana, baunilha), como recheio para cookies e também como cobertura ou recheio de cupcakes. Eu não tenho outra receita com esta cobertura aqui no blog, mas você vai encontrar centenas delas na internet! Se precisar de alguma ajuda, é só falar, OK? ;o)
Vic, eu fiquei pensando em você ontem, enquanto fazia e comia estas hash browns! Eu também estava com saudades deste prato, e me deliciei! Espero que você goste... E fiquei muito lisonjeada com o AC - DC! Assim eu vou ficar "me achando", amiga... :o)
Helker, adorei saber que meu blog está sendo útil para você! Meu objetivo é realmente divulgar as delícias da culinária americana, que é alvo de um preconceito muito injusto. Eu é que agradeço o seu comentário super gentil, e se você tiver alguma dúvida, estou à sua disposição!
Nora, é mesmo uma delícia quando podemos saborear novamente aquela receitas que nos trazem boas lembranças! Espero que você goste! ;o)
Bri, não é vergonha nenhuma, amiga! Você não acreditaria se eu contasse a quantidade de pratos brasileiros que eu nunca fiz e nem sei fazer... Mas comida americana é comigo mesmo! :oD
Beijos e uma ótima semana para vocês!
Cinara deve ser mesmo uma delícia! Eu fiquei encantada, mas comeria no almoço ou jantar! :) Linda a foto e tentadora. :)
ResponderExcluirCi, agora que voce citou os pratos brasileiros, tenho que concordar. Soh fui aprender a fazer pao de queijo, coxinha, torta de palmito etc depois que mudei pra ca e nao tinha em qquer esquina:)) A necessidade faz..hehe
ResponderExcluirBjs e otima semana
Bri
Este seu blog é uma delícia! Dá vontade de fazer tudo!!
ResponderExcluirOiii!
ResponderExcluirCinara, obrigada por sua atenção e o esclarecimento das dúvidas ;o)
Vc é muito atenciosa!
beijo
Aprendi a fazer este prato com uma professora que trabalhou muito tempo em San Francisco. Muito bom! bjo, Nina.
ResponderExcluirEu tb adoro hash borwns! E fui mais sortuda q vc qdo experimentei pq estavam mto bem feitas! Viciei qdo morei lá tb :p
ResponderExcluirEliana, como disse a Cláudia A., isto deve combinar muito bem com uma bela carne... E a foto realmente conseguiu "captar" o sabor do prato! Obrigada pelo elogio, querida! :o)
ResponderExcluirBri, é exatamente assim, amiga! Somos praticamente "obrigadas" a aprender a cozinhar o que não encontramos, certo? É a necessidade e a vontade de comer!! :oD
Noca, muito obrigada pela visita e pelos elogios, fico feliz que você tenha gostado do Cinara's Place! Só sou suspeita para dizer qual receita você deveria fazer primeiro... ;o)
Letícia, não foi nada! Precisando, estou às ordens...
Nina, palmas para a sua professora, que ensinou esta delícia que poucos brasileiros conhecem! ;o)
Camila, minhas primeiras experiências com hash browns foram tão ruins que achei que nunca iria gostar... Ainda bem que insisti! :oD
Um beijão para vocês, meninas!
sempre aprendendo coisas novas com vc ! bjs
ResponderExcluirAmo hash browns. São populares por aqui também, embora americanos by birth.
ResponderExcluirBia, que bom que você gostou, amiga! E essa é a vantagem dos blogs, todas nós aprendemos muito umas com as outras... ;o)
ResponderExcluirVal, eu não sabia que hash browns eram populares no UK também! Mas posso entender por quê... :o)
Beijos, queridas!
Fiquei com água na boca! Vou fazer para o café aqui qualquer hora e conto depois!
ResponderExcluirFoi bem mais fácil do que eu esperava, Cris! Só demora um pouquinho para fritar uma de cada vez, caso decida fazer das grandes. Então, enquanto a segunda fritava, eu dividi a primeira com o H., para comermos quentinha! ;o) Beijos!
ResponderExcluirCostumo fazer a rösti, com ou sem recheio, adoramos aqui em casa. Vou experimentar tua idéia!
ResponderExcluirE sobre a batata rosada, gosto dela para fazer nhoque - fica mais sequinho, pedindo menos farinha, e portanto, mais levinho.
Beijinhos,
Laurinha, esta foi a primeira vez que usei a batata rosada, e aprovei. Obrigada pela dica de utilizá-la no nhoque, deve ficar perfeita mesmo! Eu não faço nhoque caseiro há anos, mas com certeza é o melhor que existe...
ResponderExcluirBeijos e um ótimo domingo para você!
Cinara, concordo contigo. Breakfast dos States é tudo de bom (4 anos, quase todo domingo no IHOP de North Miami Beach... ai, que saudade dos hash browns! Engordativo as hell, but delicioso nonetheless :-)
ResponderExcluirSaudações, Flávio
Flávio, eu falei ontem mesmo no IHOP, que delícia... Eu também adorava tudo de lá, mas como você disse, é tudo *extremely fattening*, não dá para abusar! Mas uma hash browns de vez em quando não mata ninguém, certo?
ResponderExcluirAbraços!
Cinara
ResponderExcluirFicaram deliciosas, mas meio pesadas por dentro.
beijos
Anna, o segredo para ficarem bem levinhas é secar bastante as batatas antes de fritar. E usar o tipo mais seco também ajuda! ;o)
ResponderExcluirBeijão!
Cinara, queria conterrânea da cidade do vento :-)
ResponderExcluirVi sua receita de hash brown potatoes, será que teria a da breakfast potato? Aquela cortadinha bem miudinha, mas com um tempero que eu não consigo reproduzir!
beijos e obrigada,
Mayra
Olá, Mayra! Desculpe a demora para responder, ainda estou tentando colocar as respostas em dia depois da minha mudança... Eu não tenho a receita da breakfast potato, mas já fiquei interessada!!! Você saberia dizer se tem algum restaurante específico onde você comeu essa batata, ou onde ela é servida nos EUA? Assim fica mais fácil achar a receita! Se preferir, me mande um email, OK?
ResponderExcluirBeijos!
Cinara, acabei de testar essa receita e ficou maravilhosa! Do jeitinho que meu "pai americano" querido fazia para mim on "Sundays after church"! Good memories!! Também tenho testado outras receitas suas e os resultados tem sido ótimos! Thank's for sharing all this! Que em 2012 você continue dividindo essas maravilhas conosco e mantenha sua lojinha ainda mais recheada!! Bjo. grande!
ResponderExcluirAdorei saber que você gostou da receita, CamaleoaChic! Pelo visto você é como eu: guarda ótimas lembranças das comidinhas dos EUA... Obrigada pelo comentário e pelos elogios! Também desejo um 2012 mega feliz para você e sua família!
ResponderExcluirBeijos!
Adorei! :D Me apaixonei por cozinhar há pouco tempo e esta receita é ótima pra uma iniciante! Seu blog é inspirador!
ResponderExcluirMuito obrigada, Milena!
ResponderExcluirBeijos e volte sempre!