Batatinhas picantes em vinagrete
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de cheiro verde (eu usei só salsinha)
1/2 xícara de azeite
1 1/2 xícara de vinagre (eu usei de maçã)
Sal e pimenta do reino a gosto
Pimenta calabresa
Lavar bem as batatinhas com uma escovinha, sem descascar. Cozinhá-las em água, sal e vinagre branco por cerca de 20min. (Não podem cozinhar demais, senão desmancham!)
Enquanto isso, misture os demais ingredientes em uma vasilha grande. Reserve. (Eu piquei a cebola, o alho e o cheiro verde juntos, no mini-processador, até ficar quase uma pasta.)
Escorra as batatinhas, e quando amornarem, faça furos em cada uma com um garfo, para absorverem o tempero. Deixe as batatas de molho no tempero por dois dias, na geladeira, mexendo na metade do tempo.
Escorra o excesso de tempero das batatinhas para servir, e salpique pimenta calabresa por cima. Caso queira guardar as batatinhas por mais tempo, coloque-as em potes de vidro esterilizados, cobertas com o tempero, e deixe na geladeira.
Quanto mais tempo elas curtirem, mais saborosas ficarão!
Cinara, sou louca por batatas e estas tuas estão lindas.Gostei desta receita é acho que é mais uma para a pilha.Depois te conto.bjs
ResponderExcluirCinara, não sabia que o nome das batatinhas era pirulito, achei engraçadinho! :D
ResponderExcluirEssas batatinhas vão virar realidade lá na praia, na semana entre Natal e Ano Novo. ;D
E como a gente acumula receitas, não, Valentina? Eu tive até que aderir ao del.icio.is, como a Patrícia!
ResponderExcluirPatricia, a Faby do Rainhas do Lar as chama de "batatas bolinha", mas eu sempre conheci como "pirulito", como são vendidas por aqui... E procure as mais pequeninhas, ficam uma gracinha! :o)
Ai, ai, que coisa linda! Esse negócio curtindo por dias deve ficar um negócio! Também não conhecia essa expressão "pirulito"! :D
ResponderExcluirO que me atrai mais é o facto de ficarem a absorver os sabores durante algum tempo. evem ser deliciosas e vou comprovar isso.
ResponderExcluirJá tinha babado com as batatinhas da Faby, agora então.... assanhou de vez as minhas lombrigas! Depois eu é que sou má! Nem tenho estas batatinhas pirulito aqui! Buaaaaa!!! rss
ResponderExcluirCinara eu também tenho paixão por essas batatinhas e as suas ficaram tão lindas!
ResponderExcluirEssa batatinhas para um aperitivo devem ser tudo! Picantes então? Práticas e deliciosas!
ResponderExcluirbjs
Yummy, yummy amiga... o meu marido ama estas batatinhas. Bjs!
ResponderExcluirestas batatinhas tem um aspecto delicioso.
ResponderExcluirLu, ontem nós comemos as batatinhas que ainda estavam na geladeira, e estavam ainda mais gostosas que as primeiras... Super temperadinhas!
ResponderExcluirKuka, faça que você vai adorar! E depois me conte, por favor... Vou visitar o seu blog ainda hoje. Obrigada pela visita e volte sempre!
Akemi, você quer que eu te mande algumas pelo correio? Aí elas já vão "curtindo" pelo caminho, e chegarão aí temperadinhas! ;o) Desta vez eu fui má mesmo, me desculpe... Mas agora estamos quites! :oD
Obrigada, Eliana! Bjs...
Regina, aqui em casa a gente põe pimenta em tudo, e estas batatinhas ficaram perfeitas com a pimenta calabresa! Obrigada pela visita! Bjs!
Posso levar de aperitivo na sua casa, na próxima vez, Cris! Só preciso saber com antecedência... E viu o que você fez? Graças a você, o marido ficou viciado na pimenta calabresa! :o)
Obrigada, Anabela! Obrigada pela visita, e logo vou visitar a sua cozinha! Bjs...
ResponderExcluirEssas batatas acho que agradam a todos.Elas exalam um perfume dos deuses, não é mesmo? Bj
ResponderExcluirRenata, quando eu era pequena eu nem gostava muito destas batatinhas, acredita? Mas hoje eu a-d-o-r-o! Bjs!
ResponderExcluirTão boas que devem ser essas batatinhas! :-)
ResponderExcluirSão boas mesmo, Elvira! Estou pensando em servi-las como aperitivo no almoço de Natal...
ResponderExcluirVi que você adicionou meu blog aos seus links, muito obrigada! Vou adicionar o seu também. Beijos e obrigada pela visita! :o)
Sou homem e nao sei cozinhar, mas adoro essas batatinhas. Por que você não faz para vender?
ResponderExcluirSabe que não seria má ideia, Cesar Lima? Se eu tivesse mais tempo, acho que estas batatinhas poderiam dar um bom lucro! Elas são mesmo deliciosas!!
ResponderExcluir