domingo, setembro 26, 2010

Garlic Mashed Potatoes

Mesmo adorando batatas de todos os jeitos, sempre tive muita preguiça de fazer purê de batatas em casa. Eu *amo* purê de batatas e sei que é fácil demais de fazer, mas eu simplesmente não tenho esse hábito. Ou melhor, não tinha. Depois que muitos leitores me escreveram pedindo a receita do purê de batatas com alho do Outback, decidi pesquisar e achei uma receitinha facílima e deliciosa! Só que ela não é igual à do Outback: é mil vezes melhor, na minha humilde opinião. O purê do restaurante é muito seco para o meu gosto e, ao fazer em casa, cada um pode deixar o purê na textura que preferir!


Purê de Batatas com Alho

1,4kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços médios

1 colher (chá) de alho em pó

1 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino (preta ou branca)

2/3 xícara de leite

3 colheres (sopa) de manteiga

Coloque as batatas em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 20 minutos, ou até as batatas ficarem bem macias. Escorra as batatas e volte a panela para o fogo baixo. Adicione o alho em pó, o sal e a pimenta. Amasse as batatas com um amassador, adicionando o leite aos poucos, e depois a manteiga. Quem não tiver problemas com a gordura pode usar creme de leite em vez do leite, em quantidade um pouco menor. Eu testei dos dois jeitos, e preferi com creme de leite: o purê fica com uma cremosidade incrível!

Eu encontrei esta receita no site da McCormick, que fabrica o alho em pó que costumo usar. Além do alho em pó vendido a granel, já existem várias marcas desse ingrediente à venda no Brasil, mas quem não tiver pode usar alho fresco, em pasta ou em flocos. Segue a tabela de substituição que encontrei em vários sites:

1 colher (chá) de alho em pó equivale a

8 dentes de alho amassados, ou

4 colheres (chá) de alho em flocos, ou

4 colheres (chá) de alho em pasta


Atualização em 20/10/2010:

Nos comentários, as queridas Ana e Karinny sugeriram usar alho assado neste purê! Eu adorei a sugestão, então segue aqui uma receita de alho assado que eu publiquei há algum tempo:

Alho Assado

Cabeças de alho

Azeite

Sal

Pimenta-do-reino

Temperos a gosto (opcional)

Tire as cascas soltas das cabeças de alho, sem soltar os dentes. Corte a parte de cima das cabeças de alho, deixando parte dos dentes exposta. Eu usei um garlic baker, mas vocês podem usar qualquer recipiente pequeno que vá ao forno, forrado com papel alumínio. Coloque as cabeças de alho sobre o papel alumínio, derrame cerca de 1 colher (chá) de azeite por cima de cada cabeça e tempere com sal e pimenta a gosto. Se preferir, acrescente raminhos de tomilho ou alecrim. Cubra com outra folha de papel alumínio, sem encostar nas cabeças de alho, para que o ar circule dentro do "pacotinho". Asse em forno pré-aquecido a 180° C, durante 1 hora. Sirva em seguida como aperitivo ou utilize em receitas.

sábado, setembro 18, 2010

Cinara no Vamos Cozinhar!

Já está no site Vamos Cozinhar o vídeo que eu gravei ensinando a receita do sanduíche Reuben! O vídeo faz parte da seção Boca a Boca, e eu fiquei muito feliz por ter a oportunidade de contribuir com esta receita. Cliquem aqui para ver o vídeo no Vamos Cozinhar, ou assistam no vídeo abaixo, que está em tamanho um pouco menor. Espero que vocês gostem!


segunda-feira, setembro 13, 2010

Apple Fritters

O que é, o que é: parece um donut, tem furinho no meio como um donut, é saboroso como um donut mas não é um donut? É um Apple Fritter! A massa é parecida com a de um bolinho de chuva, mas temos a sensação de que a culpa é menor, já que ela está envolvendo uma bela fatia de maçã... E todos nós sabemos que frutas fazem bem à saúde, certo? Esqueçam o detalhe da massa e da fritura, e saboreiem estes anéis de maçã empanados no lanche da tarde, no café da manhã ou mesmo como sobremesa, acompanhados de sorvete de creme...


Anéis de Maçã Empanados

1 ovo

2/3 xícara de leite

1 colher (chá) de óleo (eu uso canola)

1 xícara de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de fermento em pó

1/4 colher (chá) de canela em pó

1 pitada de sal

3 maçãs (eu usei Gala)

Óleo pra fritar

1/4 xícara de açúcar misturado com 1/2 colher (chá) de canela em pó

Em uma tigela, bata levemente o ovo, o leite e o óleo. À parte, misture a farinha, o açúcar, a canela, o fermento e o sal. Adicione os ingredientes secos aos líquidos e misture até incorporar (a massa ficará espessa). Descasque, tire o miolo e fatie as maçãs em anéis de 1cm de espessura.

Para retirar o miolo das maçãs, eu usei este utensílio:

Em uma panela ou frigideira, aqueça o óleo. Mergulhe os anéis de maçã na massa, deixe escorrer o excesso e frite um ou dois de cada vez, até dourar. Retire e coloque sobre papel-toalha. Polvilhe os anéis ainda quentes com a mistura de açúcar e canela. Sirva mornos. Rende cerca de 18 unidades. (Receita adaptada daqui.)

Caso não queira fazer todos de uma vez, fatie e frite uma ou duas maçãs e depois guarde o restante da massa na geladeira para usar no dia seguinte. Mas fatie as maçãs apenas na hora de fritar!

sexta-feira, setembro 03, 2010

Rocky Road Ice Cream

A primeira vez que eu ouvi falar em "Rocky Road" não foi em forma de sorvete, mas sim de um cereal que foi muito popular nos EUA nos anos 80. Quando fiz intercâmbio, uma das coisas que eu mais gostava era experimentar cereais matinais diferentes. Embora não fosse o meu favorito, eu gostava muito do cereal Rocky Road, composto por flocos de milho, mini-marshmallows cobertos com chocolate e amendoins picados. Extremamente doce e calórico, mas delicioso...

E o sorvete Rocky Road não fica atrás: até hoje é um dos sabores preferidos pelos norte-americanos! "Rocky Road" significa "estrada com muitas pedras": neste caso, os mini-marshmallows, amendoins picados e gotas de chocolate são as "pedrinhas" em uma "estrada" cremosa de chocolate... Uma verdadeira perdição! Receita original aqui.


Sorvete Rocky Road

1 lata de leite condensado

1/2 xícara de cacau em pó

1 1/2 xícaras de creme de leite

1 1/2 xícaras de leite

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

1/2 xícara de amendoins picados

1/2 xícara de gotas de chocolate

1 xícara de mini-marshmallows

1. Em uma panela média, sobre fogo brando, cozinhe o leite condensado com o cacau em pó sem parar de mexer, até engrossar um pouco (cerca de 5 minutos).

2. Tire do fogo e deixe esfriar ligeiramente. Adicione o creme de leite (eu usei de caixinha), o leite e a baunilha e misture até incorporar.

3. Leve à geladeira até gelar, ou de um dia para o outro.

4. Coloque na sorveteira de acordo com a orientação do fabricante. Eu bati durante 20 minutos. Tire da sorveteira e misture o amendoim picado, as gotas de chocolate e os mini-marshmallows com uma colher. Coloque o sorvete em um recipiente tampado e leve ao freezer.