domingo, julho 25, 2010

Liege Sugar Waffles

Vocês sabem que eu adoro waffles e que já publiquei aqui as receitas de waffles tradicionais, de waffles de chocolate e até uma french toast em forma de waffle. Mas ainda faltava testar uma receita de Waffles de Liege, uma das variedades de waffles belgas (outra é Waffles de Bruxelas) vendidas nas rua de Nova York. Eu não provei Waffles de Liege nestes simpáticos furgões que funcionam nas ruas de Manhattan, mas sim em um parque de diversões perto de onde morei. Por isso, nos EUA, esse tipo de waffle também é considerado "fair food", ou "comida vendida em feiras e parques".

Para muitos americanos, "waffle belga" é apenas uma variação dos waffles tradicionais, mas feitos em um aparelho com sulcos maiores e sempre acompanhados de coberturas como morangos, chantilly e chocolate. Mas, na verdade, os waffles da Bélgica são diferentes. O Waffle de Liege é feito com uma massa que leva fermento biológico, e não fermento químico em pó como os tradicionais. Ou seja, ele é parecido com um pão doce e fica melhor ainda quando é saboreado quente. A receita original leva "açúcar em pérolas" na massa: ao assar, as bolinhas de açúcar formam pontos doces e crocantes por todo o waffle. Eu usei cubos de açúcar cristal que passei pelo processador.


Waffles de Liege

7g de fermento biológico seco

1/3 xícara de água morna

1 1/2 colher (sopa) de açúcar

1/8 colher (chá) de sal

2 xícaras de farinha de trigo

3 ovos

1 xícara de manteiga derretida

1 colher (chá) de extrato de baunilha

3/4 colher (chá) de canela em pó

1 xícara de açúcar em pérolas

Em uma tigela, misture o fermento biológico seco, a água, o açúcar e o sal e deixe descansar por 15 minutos. Na tigela da batedeira, coloque a farinha e faça um buraco no meio. Adicione a mistura de fermento à farinha e bata em velocidade média até incorporar. Adicione os ovos (um de cada vez), a manteiga derretida (aos poucos), a baunilha e a canela. Bata bem após cada adição. A massa ficará espessa e muito grudenta.

Deixe a massa descansar dentro da tigela até dobrar de volume (cerca de 40min). Com uma colher, misture o açúcar em pérolas (ou açúcar cristal) e deixe a massa descansar mais 15 minutos. Enquanto isso, aqueça o aparelho de waffles.

Coloque uma bola de massa de 5cm no centro de cada divisória do aparelho de waffles. Asse de 3 a 5 minutos, até dourar. Cuidado ao remover os waffles, pois o açúcar que carameliza na superfície fica muito quente. Espere esfriar apenas o suficiente para devorar estas delícias!

Observações:

* Caso sobre algum waffle de Liege (o que é muito difícil), é só colocá-los em um saco ou recipiente plástico e levar ao freezer. Para descongelar, coloque em forno pré-aquecido por alguns minutos, ou descongele na torradeira. Eu uso a torradeira e eles ficam perfeitos!

* E nunca é demais relembrar: a pronúncia correta é "uófous"!

sexta-feira, julho 23, 2010

Chegaram os confeitos!

A Lojinha Cinara's Place já tem confeitos!
Clique na foto ou no banner à esquerda
e confira!


terça-feira, julho 20, 2010

Parabéns, Chocorango!

No dia 22 de julho o blog Chocorango completa 2 anos, mas são os leitores que ganham presentes! A Talita está sorteando brindes incríveis para comemorar a data, e é claro que o Cinara's Place não poderia ficar de fora. Acesse o Chocorango e concorra a um kit da Lojinha Cinara's Place! E não deixe de conferir as deliciosas receitas da Talita, é claro... Parabéns à Talita e ao Chocorango pelos 2 anos de sucesso!

segunda-feira, julho 12, 2010

Lemon Bars

Eu sempre digo que aprendo muito com as dicas e as dúvidas dos meus leitores, e esta receita é mais uma prova de que essa troca de experiências é enriquecedora para todos. A leitora Renata, de Indaiatuba, me escreveu com uma dúvida sobre uma receita de Lemon Bars que ela gostaria de fazer. Eu consegui esclarecer a dúvida, e graças a ela conheci esta receita incrível de Lemon Bars! Este é um doce bastante apreciado nos Estados Unidos e trata-se de uma base de biscoito com um creme de limão-siciliano por cima. Ao ler a receita, percebi que o resultado ficaria ótimo, mas quando a Renata me escreveu dizendo que havia feito e aprovado, eu fiz os Lemon Bars em seguida. Usando as palavras que ela usou, esta é uma receita chique, mas ao mesmo tempo acolhedora... E eu acrescentaria que é azedinha na medida certa!


Barrinhas de Limão

Para a base de biscoito:

225g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

½ xícara de açúcar

2 xícaras de farinha

1/8 de colher (chá) de sal

Para o creme de limão:

4 ovos grandes, em temperatura ambiente

1 2/3 xícara de açúcar

1 colher (sopa) bem cheia de raspas de casca de limão-siciliano (3 a 4 limões)

2/3 xícara de suco de limão-siciliano espremido na hora

2/3 xícara de farinha de trigo

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180° C e unte uma assadeira ou pirex de aproximadamente 23cm X 33cm X 5cm.

Para a base de biscoito, bata a manteiga e o açúcar na batedeira até formar um creme leve, usando o batedor em forma de pá. Misture a farinha e o sal e, com a batedeira na velocidade baixa, adicione ao creme de manteiga e bata só até misturar. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e forme uma bola. Se estiver grudando demais, acrescente apenas um pouco de farinha. Achatando a massa com as mãos, espalhe-a no fundo da assadeira untada, deixando uma borda de 1,5cm nas laterais. Leve à geladeira por uns 15 minutos. Asse de 10 a 15 minutos, ou até ficar levemente dourada. Deixe esfriar sobre uma grade. Não desligue o forno.

Para o creme de limão-siciliano, bata os ovos, o açúcar, as raspas de limão, o suco de limão e a farinha de trigo até incorporar tudo. (Eu bati à mão mesmo, com um fouet). Coloque sobre a base de biscoito e asse de 15 a 20 minutos, ou 5 minutos além do ponto em que o creme estiver firme. Deixe esfriar até a temperatura ambiente. Corte em quadrados e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Observações:

* Eu não conheço ninguém que tenha feito Lemon Bars com os nossos limões verdinhos (do tipo Tahiti), mas acredito que deva ficar azedo demais. O limão-siciliano tem um sabor mais suave, perfeito para este doce!

* Os Lemon Bars devem ser guardados na geladeira, e duram até uma semana. Particularmente, eu gosto de tirar as barrinhas da geladeira algum tempo antes de servir, pois não gosto deste doce muito gelado. Mas fica a critério de cada um, é claro!

terça-feira, julho 06, 2010

UM MILHÃO DE ACESSOS!!!

Eu quase não acreditei quando olhei o contador lá no fim do blog, mas no último final de semana, o Cinara's Place completou 1 milhão de acessos! E eu não poderia deixar de agradecer aos meus queridos leitores, muitos dos quais já viraram meus amigos, por esse marco tão importante. Obrigada pelos comentários sempre carinhosos, pelas dicas preciosas e também pelas dúvidas, que me ajudam a aprender cada vez mais! Quero aproveitar para agradecer também pelo sucesso da Lojinha Cinara's Place, que desde sua inauguração, há 20 dias, já atendeu leitores de vários Estados, entre eles Amazonas, Acre, Ceará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Está sendo um prazer ajudá-los a deixar suas receitas ainda mais gostosas e bonitas! Muito obrigada a todos!

sexta-feira, julho 02, 2010

Mais uma promoção imperdível!

Que tal ganhar DVDs e deliciosos livros de culinária? Os amantes de cinema, literatura e gastronomina não podem perder a promoção Quentinha de Inverno! Mas sejam rápidos: a promoção termina dia 5 de julho! Cliquem no cartaz da promoção e participem agora mesmo!