quinta-feira, maio 27, 2010

Julie & Julia

Esta semana eu assisti ao filme Julie & Julia e, como se trata de um filme sobre comida, achei que deveria comentar aqui no blog. Há alguns meses eu li o livro da Julie Powell, e devo confessar que não fiquei muito impressionada. No livro, ela conta como se propôs a fazer as 524 receitas do livro "Mastering the Art of French Cooking", publicado em 1961 pela americana Julia Child. E ela fez isso no período de um ano, documentando cada receita em um blog. É claro que há situações engraçadas, a maioria relacionada à comida, e também passagens interessantes sobre coisas que acontecem com quem tem um blog, mas a personalidade da autora não me agradou nem um pouco, e eu não consegui me identificar com ela.

Já o filme é outra história! Quero dizer, a história é a mesma, mas o filme é muito melhor que o livro, na minha opinião. É provável que um dos motivos seja Meryl Streep, que está magnífica como Julia Child. Falando nisso, eu resolvi conferir um vídeo da verdadeira Julia Child para poder avaliar o trabalho da Meryl, e confirmei que ela realmente incorporou a Julia! Quem tiver curiosidade, pode clicar na foto abaixo para ver um trecho do programa de TV de Julia Child (dos anos 70) no qual ela ensina a fazer omeletes. Como ela sempre dizia ao final de seus programas, bon appetit!

CLIQUE AQUI OU NA FOTO PARA ACESSAR O VÍDEO

domingo, maio 16, 2010

Vanilla Ice Cream

Em primeiro lugar quero pedir desculpas pela demora em publicar novas receitas, mas acho que o motivo é justo: estou fazendo os últimos acertos para abrir a lojinha virtual do Cinara's Place! Agora falta pouco, eu garanto. Mas é claro que, mesmo no meio da correria, eu não poderia deixar de testar uma receita nova no Dia das Mães. Embora eu goste de sorvetes feitos com ingredientes diferentes e muitos pedacinhos crocantes no meio, o meu favorito para acompanhar bolos e tortas sempre foi o bom e velho sorvete de creme, que os americanos chamam de sorvete de baunilha. Decidi experimentar a famosa receita do David Lebovitz e, como era de se esperar, o resultado foi sensacional! É um sorvete um pouco trabalhoso de fazer, mas o trabalho é recompensado por uma cremosidade sem igual e um incrível sabor natural de baunilha.


Sorvete de Creme

1 xícara (250ml) de leite integral

Uma pitada de sal

3/4 xícara (150g) de açúcar

1 fava de baunilha, cortada no sentido do comprimento

2 xícaras (500ml) de creme de leite (eu usei de caixinha)

5 gemas grandes

1 colher (chá) de extrato de baunilha


1. Aqueça o leite, o sal e o açúcar em uma panela ou leiteira. Raspe as sementes da fava de baunilha sobre o leite, em seguida mergulhe a fava no leite. Tire do fogo, tampe e deixe descansar por uma hora.

2. Enquanto isso, prepare um "banho de gelo", colocando uma tigela de 2 litros de capacidade dentro de uma tigela maior, contendo gelo e água gelada (eu só usei gelo). Coloque o creme de leite dentro da tigela menor e reserve.

3. Em outra tigela, bata as gemas ligeiramente. Reaqueça o leite e derrame um pouco sobre as gemas, batendo sem parar. Misture as gemas com leite ao resto do leite com baunilha na panela.

4. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar e raspando o fundo da panela com uma colher de pau, até engrossar o suficiente para cobrir as costas da colher. A fava de baunilha continua lá dentro!

5. Coloque uma peneira sobre a tigela do creme de leite e peneire o creme de gemas sobre ele. Misture sobre o gelo até esfriar (isso leva poucos minutos), adicione o extrato de baunilha e leve à geladeira de um dia para o outro.

6. Retire a fava de baunilha e coloque o creme na sorveteira, seguindo a orientação do fabricante. O meu sorvete ficou pronto em 25 minutos. Rende pouco mais de 1 litro de sorvete.

Observação: A fava de baunilha pode ser lavada e seca, e depois guardada dentro de um pote com açúcar. Esse açúcar baunilhado pode ser usado em outras receitas e também em novas receitas de sorvete.

sábado, maio 08, 2010

Promoção Imperdível!

Quem acompanha o Cinara's Place já deve ter percebido que eu nunca publiquei postagens com promoções e sorteios. Mas eu não poderia deixar de participar de uma promoção tão gostosa quanto esta, e também dar a meus leitores a chance de ganhar prêmios super bacanas! O site de gastronomia Vamos Cozinhar fez uma parceria com o Cinara's Place e com outros deliciosos blogs de culinária: é a promoção Vamos Blog Clube que já começou a todo vapor! Vejam como é fácil participar:

1) Acesse o site da promoção Vamos Cozinhar e escolha a receita que você quer aprender.

2) Assista ao vídeo e conte quantas vezes o logo do Vamos Blog Clube aparece.

3) Preencha seus dados e você já estará concorrendo automaticamente!

Vocês podem ganhar kits do Vamos Cozinhar, livros de gastronomia e até dois jantares com acompanhantes no restaurante Obá, em São Paulo. E eu não vou ficar de fora: ao indicar o Cinara's Place como o blog onde vocês ficaram sabendo da promoção, eu poderei gravar um vídeo com uma receita exclusiva para o site Vamos Cozinhar! Não seria o máximo? Não deixem de participar da promoção, estou contando com vocês!

CLIQUE AQUI E PARTICIPE AGORA!

terça-feira, maio 04, 2010

Reciclagem de Óleo de Cozinha

O que vocês costumam fazer com o óleo que sobra das frituras? A maioria das pessoas já sabe que ele não deve ser jogado no ralo da pia, do tanque ou no vaso sanitário, pois o óleo provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento, além de ser prejudicial ao meio ambiente. Também não é aconselhável colocar o resíduo dentro de uma garrafa plástica e jogá-la no lixo, pois, em caso de vazamento, o óleo pode contaminar águas subterrâneas. Então, o que fazer com o óleo de cozinha usado? Desde que me mudei para meu prédio atual, há cerca de um ano e meio, eu tenho armazenado o óleo em garrafas de refrigerante. Como não faço muita fritura em casa, a quantidade não era grande, mas eu já tinha duas garrafas de dois litros quase cheias. Decidi procurar locais que coletassem esse óleo em Campinas, e felizmente encontrei várias opções, que decidi compartilhar com vocês.

Eu acabei recorrendo a um ponto de coleta da Porto Seguro Seguros, que fica perto da escola do meu filho. Eles fornecem um minigalão de boca larga (que aparece na foto acima) para colocarmos o óleo a ser descartado, que depois será reciclado e servirá de matéria-prima para a fabricação de biodiesel. Além da Porto Seguro, que tem mais de 40 endereços na Grande São Paulo, Santos e Campinas, outros locais coletam óleo de cozinha usado, como algumas lojas do supermercado Pão de Açúcar, e a Ecóleo, Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível, que possui pontos de coleta espalhados por todo o país. Acessem os seguintes sites para encontrar o local mais próximo de você:

Porto Seguro – Reciclagem de Óleo de Cozinha

Estações de Reciclagem Pão de Açúcar – Unilever

Ecóleo (acesse o item "ecopontos")