sexta-feira, setembro 26, 2008
quarta-feira, setembro 24, 2008

Vamos tricotar?

O objetivo do encontro que aconteceu em São Paulo, no último dia 6 de setembro, era reunir blogueiras que tricotam. Mas mesmo sem saber tricotar sequer um cachecol, eu não poderia deixar de conhecer estas meninas tão animadas e talentosas! Algumas eu já conhecia "virtualmente" há muito tempo, outras conheci lá no encontro, mas posso garantir que me senti muito à vontade desde o começo, e o que não faltou foi papo e muitas risadas! Da esquerda para a direita, começando da fileira de cima na foto, vejam quem estava lá:

Cristiane, do Cris Fazendo Arte

Maria Cecília, do Tica Crochet e Tricô

Raphaela, do S2 Engine

Andréa Ramos, do Eu e Minhas Lãs

Andrea Abrantes, do Butique das Artes

Cinthya Rachel, do Pensamentos Insanos

Nancy e Cris, do Conversa Fiada

Vera, do D'Locura

Nereime, do Tempo de Purim

E eu ainda ganhei todos estes presentes lindos:

Quero agradecer às organizadoras do encontro, Cinthya e Andréa Ramos, e a todas as outras meninas também, pela recepção tão calorosa... Podem contar comigo para o próximo encontro!

E falando em pessoas queridas, vou aproveitar para agradecer alguns prêmios e selos que o Cinara's Place recebeu nos últimos tempos!

Em junho, a querida Cláudia do Magia na Cozinha me passou este selinho da sorte, que além de lindo serve a uma causa nobre: clicando nele, você acessa o site do Instituto Neo Mama, onde é possível ajudar a Campanha da Mamografia Digital Gratuita. Obrigada, Cláudia! (Eu tardo mas não falho...)

E em setembro eu recebi três vezes o prêmio Dardos: das queridas Nancy e Cris, do Conversa Fiada, da querida Talula, do Pra Ver e Comer e da querida Rosi, do Devore-me. Obrigada, meninas! Adorei fazer parte de sua lista de indicados!

Por fim, mas não menos importante, a querida Téia do Banquetes e Lanchinhos me indicou ao prêmio Blog de Ouro! Obrigada, Téia, adorei ter sido indicada por você! Assim eu vou ficar mal acostumada... ;o)

Atualização em 26/09/2008: Acabei de ver que a querida Simone, do Chocolatria, também me indicou a um prêmio chiquérrimo!!! Afff, assim ninguém vai me aguentar!! :o) Obrigada, Si! Amei, amei, amei!

quinta-feira, setembro 18, 2008

Baked Onion Dip

Acabo de chegar à conclusão de que sou uma cebolófila. (Ou seria cebólatra?) Depois de me apaixonar pela Sopa de Cebola do Outback, eu descobri esta receita por acaso, no blog de um casal muito bacana, o White on Rice Couple. Fiquei encantada com as fotos maravilhosas das cebolas picadas e deste patê pronto, e não sosseguei enquanto não fiz. Para quem gosta de cebola, este patê é imperdível: deixa um perfume delicioso pela casa enquanto assa, e depois vira um creme divino que é impossível parar de comer! O preparo não leva nem 5 minutos, e depois é só esperar assar. Caso sobre patê, é só deixar na geladeira e esquentar no microondas quando desejar servi-lo novamente!


Patê Assado de Cebolas

226g de cream cheese amolecido

1 xícara de maionese (eu usei light)

1 xícara de queijo Parmesão ralado

1 xícara de cebolas picadas

1 colher (sopa) de pimenta-do-reino moída na hora


1. Pré-aqueça o forno a 180° C. Coloque o cream cheese amolecido em uma tigela. Ele precisa estar bem mole mesmo, para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados. (Eu coloquei por alguns segundos no microondas.)

2. Acrescente a maionese, o parmesão, as cebolas e a pimenta-do-reino ao cream cheese amolecido e misture bem.

3. Distribua a mistura em ramequins ou em uma fôrma refratária. Asse de 30 a 45 minutos. Quando a superfície tiver formado uma crosta dourada, quase queimada, o patê estará pronto. Quanto mais escura ficar a crosta, melhor.

4. Sirva com seu pão ou torrada favoritos.

Atualização em 24/09/08: Eu fiz este patê novamente, e fiz duas pequenas alterações. Em vez de picar as cebolas com a faca, decidi usar o processador. Assim elas se misturam melhor ao creme, e não incomodam as pessoas que não gostam de morder pedacinhos de cebola! E também acrescentei uma pitadinha de sal, que não vai na receita original. Apesar do parmesão ser salgado, achei que faltava um pouquinho de sal.

domingo, setembro 14, 2008

Cinara's Place faz 2 anos!

Hoje o Cinara's Place completa dois anos, e acho que a data não poderia passar em branco. Afinal, ele já foi acessado quase 420 mil vezes nos últimos dois anos, com uma repercussão muito maior do que eu esperava! Foram 262 posts, ou seja, em média 1 post publicado a cada 3 dias. E mesmo com os posts mais "espaçados" dos últimos tempos, o número de visitantes só tem aumentado: hoje são cerca de 600 por dia, gerando por volta de 1.300 acessos diários! Mas independentemente de números, eu quero agradecer a todos que indicam e visitam o Cinara's Place, deixando comentários ou anonimamente. É graças a vocês que este blog está "no ar" até hoje!

quinta-feira, setembro 11, 2008

Blondies

Depois de ver algumas versões de blondies (ou blonde brownies) pela blogosfera, fiquei ainda mais curiosa em experimentar estes brownies que não levam chocolate escuro na massa. E juro que eu não esperava que o resultado fosse tão gostoso! Mesmo tendo a aparência de um bolo que saiu errado, ele fica com uma textura macia, algo entre um bolo e um cookie, que é simplesmente irresistível! A receita original pede apenas gotas de chocolate meio-amargo, mas como eu tinha só um restinho delas, decidi "reforçar" a cobertura com gotas de chocolate branco e também com gotas de pasta de amendoim. O resultado foi uma perdição total! Se quiserem conferir outras versões de blondies, a Cris, a Laurinha e a Luna também publicaram receitas deliciosas!

Blondies

1 xícara de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de fermento em pó

1/8 colher (chá) de bicarbonato

1/2 colher (chá) de sal

1/3 xícara de manteiga

1 xícara de açúcar mascavo (apertado na xícara)

1 ovo, levemente batido

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

2/3 xícara de gotas de chocolate meio-amargo


1. Pré-aqueça o forno a 180° C.

2. Meça 1 xícara de farinha peneirada. Acrescente o fermento, o bicarbonato e sal. Peneire novamente. Reserve.

3. Derreta a manteiga. Adicione o açúcar mascavo e misture bem com uma colher. Deixe esfriar um pouco.

4. Adicione o ovo e a baunilha e misture bem. Acrescente a mistura de farinha aos poucos, misturando bem.

5. Espalhe em uma assadeira quadrada de 22cm, com as laterais altas (5cm). Espalhe 1 xícara de gotas de chocolate meio-amargo por cima. Asse de 20 a 25 minutos.

6. Deixe esfriar e corte em quadrados antes de servir.

terça-feira, setembro 09, 2008

Fiquem de olho neles!

Há 15 dias eu tive o imenso prazer de conhecer pessoalmente outros três blogueiros incríveis. Vitor Hugo, do Prato Fundo, eu já conhecia há tempos, antes mesmo que ele criasse seu blog exclusivamente culinário. E quando ele disse que estaria em São Paulo, eu não poderia perder a chance de conhecê-lo ao vivo e a cores, certo? Ele ainda não assumiu a culinária como profissão, mas quem visita o Prato Fundo não entende por que: o rapaz arrasa na cozinha! Isso sem contar as fotos lindíssimas, os posts informativos, o bom humor, etc, etc, etc...

Graças ao Vitor também conheci a Simone, do Chocolatria, uma pessoa super alto astral, divertida, talentosa e mãe de uma verdadeira bonequinha... Além de entender *tudo* de chocolate, essa mulher ainda consegue fazer cookies, bolos, massas e mais mil coisas deliciosas, além de criar eventos super legais como o Concurso Comida & Música! (Do qual eu não participei por falta de tempo. A prova está aqui: demorei 15 dias para postar sobre o encontro!!!)

E de lambuja ainda conheci a Ana Elisa, do La Cucinetta, autodenominada "aprendiz de nonna". Ela também é apaixonada por gastronomia em geral, mas é uma expert na culinária italiana, por razões genéticas. Aliás, aprendi com ela que não devemos chamar restaurantes italianos de "cantina", simplesmente porque "cantina" significa "adega"! Pessoalmente, ela fala sobre comida da mesma forma que escreve sobre ela no blog: com paixão!

Nós almoçamos juntos no Outback do Shopping Eldorado, em São Paulo, e foi um almoço tão gostoso e divertido que se estendeu até o final da tarde... E certamente iria muito mais longe, pois assunto não faltaria! Então eu não poderia deixar de registrar esse encontro aqui, e dizer que fiquei muito feliz em ter trazido para o mundo real outros três amigos virtuais!

quarta-feira, setembro 03, 2008

Lemon Pepper Chicken

Esta é uma receitinha super fácil, para aquelas horas em que a gente se pergunta "o que vou fazer para o jantar?" O grande truque está no tempero lemon pepper, que é uma mistura à base de raspas de limão siciliano e pimenta-do-reino moída. Eu nunca vi esse tempero à venda aqui no Brasil, e caso alguém tenha visto, eu adoraria saber! Ele é bastante usado para preparar frango de todos os jeitos, e esta receita eu tirei de uma revista. Há literalmente centenas de receitas de lemon pepper chicken na internet, mas mesmo eu tendo escolhido uma receita muito simples, o frango ficou muito saboroso! E olha que frango está longe de ser minha carne favorita... Em breve vou "testar" o lemon pepper em um belo filé de salmão!


Frango com Lemon Pepper


6 pedaços de frango (usei sobrecoxas)

1 colher (sopa) de lemon pepper

1 colher (sopa) de salsinha fresca ou desidratada

1 colher (chá) de alho em pó

1 colher (chá) de cebola em flocos

Sal a gosto


Pré-aqueça o forno a 200° C. Fure os pedaços de frango com um garfo e pincele-os com azeite ou manteiga derretida. Tempere com lemon pepper, alho em pó, cebola em flocos e sal a gosto. (Para ser sincera, eu não medi nada: peguei os potinhos e salpiquei os pedaços de frango com os temperos "a olho".) Asse em assadeira untada durante 40 ou 50 minutos, virando os pedaços de frango na metade do tempo.