sábado, setembro 29, 2007

Amigas 5 Estrelas

A cada dia que passa eu conheço mais e mais pessoas queridas nesta blogosfera... Eu nunca havia recebido prêmio algum, e ontem, Paula e Mucha deram ao Cinara's Place o prêmio de "Blog 5 Estrelas"! Não é uma honra? Muito obrigada, meninas! Só vou pedir desculpas por não indicar mais 5 pessoas para o prêmio, porque eu sinceramente não conseguiria escolher entre tantos blogs lindos e interessantes que eu visito, incluindo o próprio Caldeirão e as Receitas da Inha! Vocês são mil estrelas...

E falando em gente querida, vou aproveitar para mostrar o que a minha amiga Cris, do Ponto a Ponto, me mandou de presente: um chaveiro e um marcador de livros feitos por ela! Nunca tive um marcador destes, e achei muito prático, além de charmosíssimo! E eu estava andando com um chaveiro de concessionária muito sem graça, e agora ando com um chaveiro lindo feito exclusivamente para mim... Chique, não? Obrigada, Cris!

Atualização em 30 de setembro de 2007: Outra queridíssima também me indicou ao prêmio ontem, mas eu só vi hoje: a Camila, do blog Caminho Trilhado. Não deixem de visitá-la! E muito obrigada novamente pela indicação, Camila!

Atualização em 4 de outubro de 2007: Essas meninas não têm jeito mesmo... Mais duas amigas queridas deram o prêmio de blog 5 estrelas ao Cinara's Place: a Aninha, do blog Receita de Aconchego, e a Gi, do blog Coffee Coffee. Vocês me deixaram muito feliz e lisonjeada, sabiam? Muito obrigada mesmo! :o)

sexta-feira, setembro 28, 2007

Receitas e Cordel

Valeu a pena enfrentar alguns quilômetros de congestionamento na Rodovia dos Bandeirantes para garantir meu exemplar autografado do livro da querida Tatiana Damberg, a Tatu, do Mixirica! Além de ser uma simpatia, a moça é um talento só: mal peguei meu exemplar autografado e já fiquei encantada com o texto, as dicas e as receitas! E a Tatu ainda nos presenteou com um raminho de temperos, o que eu achei muito original e gracioso... Muito sucesso para você, Tatu!

Só lamentei ter chegado tarde demais porque perdi a chance de bater um bom papo com Faby, Dadivosa e Dani. Elas estavam saindo quando cheguei, e vou aproveitar para pedir desculpas às três pelo escândalo, mas eu não podia deixar de dar um abraço nelas, certo? Na próxima eu chego no horário, meninas! ;o)

terça-feira, setembro 25, 2007

Bagels

Na semana passada eu comprei um livro maravilhoso sobre pães, e assim que vi a receita de bagels decidi tentar mais uma vez, ainda mais porque poderia ser feita na máquina de pão! Não vou negar que é uma receita deveras trabalhosa, principalmente porque rende apenas 8 bagels, mas o resultado valeu a pena: acabamos de degustar um belo sanduíche de queijo e pepperoni no bagel de cebola que ficou uma loucura!!! Além do bagel com cebola em flocos, fiz com sementes de papoula, parmesão ralado e sal grosso. Os bagels não ficaram moreninhos porque fiquei com medo de deixá-los passar do ponto, mas nada que uma rápida tostada na torradeira ou no grill não possa resolver... Receita aprovada!


Bagels

2 colheres (chá) de fermento biológico seco

1 1/2 colher (sopa) de açúcar

350ml de água

500g de farinha de trigo

1 1/2 colher (chá) de sal


1. Em uma tigela, adicione o fermento e o açúcar a 100ml da água. Deixe por 5 minutos, mexa para dissolver. Em outra tigela, misture a farinha e o sal. Faça um buraco no meio da farinha e derrame nele a água fermentada.

2. Adicione metade do restante da água no buraco da farinha e misture. Acrescente o restante da água, aos poucos, até formar uma massa firme e úmida.

3. Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha. Sove até a massa ficar lisa e elástica, durante cerca de 10 minutos. Enquanto sova a massa, acrescente mais farinha aos poucos, até conseguir sovar com facilidade. A massa deve ficar bem firme.

4. Coloque a massa em uma tigela levemente untada, virando a massa para untar os dois lados, e cubra com um pano de prato. Deixe crescer até dobrar de tamanho, cerca de 1 hora.

5. Dê um murro na massa para baixar e deixe-a descansar por 10 minutos. Corte-a em 8 pedaços. Faça uma bola com cada pedaço. Transforme cada bola em um anel, usando o dedo bem enfarinhado para furar cada bola.

6. Gire a massa ao redor do indicador de uma das mãos e o polegar da outra até que o orifício fique com cerca de 1/3 do diâmetro do bagel.

7. Coloque os bagels em uma assadeira levemente untada, cubra com um pano de prato úmido e deixe descansar por 10 minutos.

8. Ferva água em uma panela grande, depois abaixe o fogo para que a água fique apenas fervente. Com uma escumadeira, coloque dois ou três bagels de cada vez na água. Cozinhe por 1 minuto no total, virando uma vez cada bagel.

9. Remova os bagels com a escumadeira, deixando escorrer bem a água, e coloque-os nas assadeiras untadas. Neste momento, acrescente as coberturas que desejar (parmesão ralado, sal grosso, sementes de papoula, cebola ou alho em flocos). Asse em forno pré-aquecido a 220° C durante 20 minutos ou até dourar. Deixe esfriar sobre uma grade.

Observação: Para fazer os bagels na máquina de pão, como eu fiz, é só acrescentar todos os ingredientes ao recipiente da máquina na ordem indicada pelo fabricante. Use o ciclo "Dough" (massa). Ao final do ciclo, remova a massa e siga as etapas de 5 a 9.

Outra observação: A receita original não manda pincelar ovo batido sobre os bagels, antes de assar, mas farei isso na próxima vez para deixá-los mais douradinhos!

domingo, setembro 23, 2007

Homus bi Tahine


Desta vez, como o Rei da Quinzena do Colher de Tacho é o grão-de-bico, consegui fazer uma receita especialmente para participar: Homus bi Tahine, ou pasta de grão-de-bico com pasta de gergelim, um prato árabe que não pode faltar aqui em casa. É muito fácil de fazer e pode ser servido com torradas ou pão sírio, como um patê mesmo, ou acompanhando outros pratos árabes. Para mim, a combinação perfeita é esta: quibe cru, tabule, coalhada seca e muito homus!

Homus bi Tahine

500g de grão-de-bico

Suco de 2 limões médios

2 colheres (sobremesa) de sal

5 dentes de alho socados

6 colheres (sopa) de Tahine

Deixe o grão-de-bico de molho durante 8 horas. Cozinhe na panela de pressão por 20 minutos, deixando bem macio. Escorra a água, reservando-a. Bata no processador os grãos, o suco de limão, alho e parte da água reservada, até virar um purê. Acrescente o sal e o Tahine e processe novamente. Se ficar muito denso, acrescente mais água do cozimento ou água fria comum e volte a processar. Passe para o recipiente que vai servir. Sirva frio, regado com azeite.

Observações:

* As receitas tradicionais árabes orientam que a pele do grão-de-bico seja removida. Eu já fiz com pele e sem pele, e sinceramente não vi diferença alguma...

* Sem dúvida, o homus feito com o grão-de-bico cozido na hora fica muito mais saboroso, mas existem grãos enlatados que quebram bem o galho quando se está com pressa. Eu sempre uso o grão-de-bico em lata quando quero fazer uma porção pequena!

* Hoje existem várias marcas de tahine no mercado. Eu sempre usei esta marca, e recomendo:

sábado, setembro 22, 2007

Lançamento de Livro

Na próxima quinta-feira tem o lançamento do livro da Tatiana Damberg, a Tatu do Mixirica! Vocês acham que vou perder a chance de ter um exemplar autografado? Nem pensar! Estarei lá com certeza! Mais detalhes no convite abaixo (clique nele para ampliar):

quinta-feira, setembro 20, 2007

Smothered Pork Chops

Quando eu estava procurando uma receita de Red Beans & Rice, mais uma receita típica do sul dos Estados Unidos acabou me chamando a atenção: bistecas de porco com molho de cebolas. Eu nunca havia feito ou provado este prato, mas a receita me pareceu fácil e muito apetitosa. Resolvi arriscar e não me arrependi: a bisteca fica picante e muito saborosa, mas o destaque fica mesmo para o molho, que também vai ficar divino com vários outros tipos de carne. (Nota da cozinheira-tradutora: smothered quer dizer "cozido com pouco líquido em panela tampada".)


Bistecas de Porco com Molho de Cebolas

4 bistecas de porco

1 xícara de farinha de trigo

1 colher (sopa) de sal

2 colheres (chá) de pimenta-do-reino

3 ou 4 colheres (sopa) de óleo

1 cebola grande, em fatias finas

2 a 3 dentes de alho amassados

2 xícaras de caldo de carne ou galinha

Sal e pimenta a gosto

Tempere as bistecas com sal e pimenta. Em um prato, misture a colher (sopa) de sal e as 2 colheres (chá) de pimenta-do-reino com a farinha de trigo. Passe cada bisteca na farinha, dos dois lados, sacudindo o excesso de farinha e reserve. Reserve o que restar da farinha.

Aqueça o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Doure as bistecas dos dois lados e reserve.

Acrescente mais óleo à frigideira, se necessário. Reduza o fogo para médio e acrescente a cebola fatiada. Mexendo sempre, cozinhe até a cebola amolecer e começar a dourar, de 10 a 20 minutos.

Espalhe sobre as cebolas cerca de 1/4 xícara da farinha reservada, mexa bem e cozinhe por 2 minutos. Aos poucos, acrescente o caldo de carne e deixe ferver para engrossar. Diminua o fogo e tempere com sal e pimenta a gosto. Acrescente mais caldo de carne, se necessário. Coloque as bistecas no molho, tampe e cozinhe por 10 ou 15 minutos. Sirva com arroz ou purê de batatas.

terça-feira, setembro 18, 2007

Clafoutis de Maçã


Como diz a querida Laila, eu ando me aventurando muito por território francês... Desta vez fiz uma receita da minha amiga Elvira, que eu estava namorando desde que ela a publicou, no ano passado. É uma receita francesa que leva frutas e uma massa que, depois de assar, fica com a textura de um pudim firme. E comprovei o que a própria Elvira diz em seu post: esta sobremesa enche a casa de aromas deliciosos! Eu fiz para servir aos meus cunhados, e fiquei muito feliz porque minha cunhada não parava de repetir que estava uma delícia... É uma sobremesa gostosa, fácil de fazer e ainda faz sucesso! Precisa mais?

Clafoutis de Maçã

4 maçãs pequenas
2 ovos + 1 gema
200g de creme de leite (usei de caixinha)
250ml de leite (usei desnatado)
50g de amido de milho (maisena)
100g de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitada de sal
Manteiga ou margarina para untar
Açúcar e canela em pó para polvilhar
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com açúcar. Reservar.
Misturar o amido de milho com o açúcar, o sal e a baunilha. Juntar os ovos, assim como a gema, e bater.
Adicionar o creme de leite, alternando com o leite, sem parar de bater até a massa se apresentar lisa e homogênea. (Na próxima vez tentarei fazer no liquidificador, já que no final a massa fica bem líquida!)
Descascar as maçãs e remover a parte dura com as sementes. Cortar as maçãs em cubos e espalhar pelo fundo da forma. Despejar a massa por cima.
Levar ao forno por 1 hora. Polvilhar com um pouco de açúcar e de canela à saída do forno. Deixar esfriar por completo e deixar na geladeira até ao momento de servir.
domingo, setembro 16, 2007

ENCONTRO DE BLOGUEIRAS

Antes de voltar a publicar receitas, quero convidar todas as blogueiras para um encontro que vai acontecer aqui em Campinas no próximo mês! Eu e a Cláudia trocamos idéias e decidimos organizar um brunch, onde cada pessoa deverá trazer um prato (salgado ou doce) e uma bebida. Será uma ótima oportunidade para conhecermos pessoalmente nossas amigas virtuais e ainda provar os quitutes umas das outras! Quem puder vir deve confirmar comigo por email (é só usar a tecla "email" aqui na barra lateral), e eu mandarei o endereço do local e o mapa para quem vier de outra cidade. (Ou de outro Estado, quem sabe?) Se tiverem dúvidas, escrevam aqui nos comentários, OK? Não deixem de participar!!

Observação importante: Lá em cima, onde está escrito "Encontro de Blogueiras", leiam "Encontro de Blogueiras e Blogueiros", OK? Os meninos podem ficar magoados e pensar que foram excluídos! Mas os blogueiros também estão convidados, sem dúvida nenhuma! E agradeço ao Vítor por chamar minha atenção para este lapso... ;o)

sexta-feira, setembro 14, 2007

HAPPY BIRTHDAY, CINARA'S PLACE!

Neste primeiro aniversário do Cinara's Place, em vez de uma receita, decidi publicar algo jamais visto neste blog: uma foto minha, seminua, à beira da piscina:

Este blog é apenas um bebê, mas vocês não imaginam a diferença que ele já fez na minha vida: aqui eu aperfeiçoei meus dotes culinários, percebi que não sou uma total ignorante em informática, consegui melhorar a qualidade das minhas fotos, aprendi a gerenciar melhor o meu tempo (já que estou conseguindo conciliar blog, trabalho, casa, marido, filho e gato), ri muito com comentários engraçados, chorei com inúmeras demonstrações de carinho, amizade e apoio nos momentos difíceis e comprovei que gentileza realmente gera gentileza!

Cada novo comentário, seja um elogio, uma pergunta ou apenas uma palavra, deixa meu dia mais feliz e iluminado, e cada um de vocês já passou a ser uma parte importante da minha vida e do meu dia-a-dia. Saibam que o Cinara's Place é feito com muito carinho e que ele não existiria se não fosse por vocês, leitores e colegas blogueiros. Obrigada a todos que me acompanham, seja há um ano, seja há um dia! Agradeço também ao meu irmão, ao meu marido e a meu filho, pela ajuda, pelo incentivo e pela infinita paciência...

Beijos, beijos, beijos!

Aproveitando a sessão nostalgia sobre o ano que passou, vou responder ao meme "Sete Momentos Marcantes da Minha Vida". Recebi o convite de duas pessoas muito especiais que conheci aqui mesmo: Sheila e Laurinha. Vamos lá, pois recordar é viver!

1. Ir morar nos EUA - Aos 17 anos fiz intercâmbio nos Estados Unidos durante um ano, e foi uma experiência incrível. Vivi com uma família maravilhosa, aprimorei meu inglês (um idioma que eu amo), amadureci muito e aprendi a fazer cookies!

2. Viajar pela Europa sozinha - Aos 21 anos coloquei a mochila nas costas e passei 1 mês viajando pela Europa. Conheci 8 países, um monte de gente pelo caminho e lugares fascinantes. E depois passei mais um mês em Portugal, país pelo qual me apaixonei graças à minha amiga e anfitriã, Lúcia Cardoso!

3. Conhecer meu marido - Nós nos conhecemos no meio da rua, mas passaram-se cinco longos meses até conseguirmos nos reencontrar, apesar dos esforços mútuos. Foram muitos desencontros, mas um não desistiu do outro. É uma história longa, um dia eu conto para vocês...

4. Meus dois casamentos - Eu me casei duas vezes. Com o mesmo homem. Há 13 anos fomos morar juntos, fizemos um jantar para a família e churrasco para os amigos. Dois anos depois, resolvemos casar no civil e na igreja. E teve mais festa e lua-de-mel nos Estados Unidos!

5. Trabalhar como repórter de TV - Foram cinco anos intensos, e nem todas as lembranças são boas. Aliás, acho que a maioria não é boa. Mas aprendi *muito* (sobre jornalismo e sobre o ser humano), entrevistei muitos artistas e personalidades, e acumulei histórias que dariam para escrever um livro!

6. Nascimento do meu filho - Na verdade, o momento realmente marcante aconteceu três dias depois que ele nasceu, quando finalmente pude pegá-lo no colo. Ele nasceu prematuro e passou 10 dias na UTI. Depois ficou tudo bem, mas foi o período mais difícil que já enfrentei.

7. Começar este blog - Como eu sempre digo, comecei este blog sem pretensão alguma, só com o desejo de acabar com o estereótipo de que os americanos só comem hambúrgueres e batata frita. O resto, vocês já sabem... ;o)

quarta-feira, setembro 12, 2007

Chocolate Madeleines

Depois de fazer as madeleines tradicionais e as madeleines de framboesa, ainda faltava testar uma receita de madeleines de chocolate. Para não correr o risco de errar, usei exatamente a mesma receita das madeleines tradicionais, que já vinha com as adaptações necessárias para a versão "achocolatada". Não preciso dizer que ficaram deliciosas, macias por dentro e com uma leve casquinha no desenho da concha... Com certeza uma receita para ser repetida várias vezes!


Madeleines de Chocolate

2 ovos

3/4 colher (chá) de essência de baunilha

1/8 colher (chá) de sal

1/2 xícara de açúcar

1/4 xícara de farinha de trigo (bem cheia)

1/4 xícara de chocolate em pó

1/4 xícara de manteiga (55g)

Açúcar de confeiteiro para decorar


1) Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte e enfarinhe as fôrmas para madeleines e reserve.

2) Derreta a manteiga e deixe esfriar em temperatura ambiente.

3) Na batedeira, bata os ovos, a baunilha e o sal em velocidade alta até a mistura ficar clara.

4) Batendo sem parar, acrescente o açúcar aos poucos, e continue batendo em velocidade alta até a mistura engrossar e clarear, por 5 ou 7 minutos.

5) Peneire a farinha junto com o chocolate sobre a mistura de ovos, 1/3 por vez, misturando gentilmente após cada adição.

6) Acrescente a manteiga derretida, misturando rápida mas delicadamente.

7) Com uma colher, preencha as cavidades das fôrmas de madeleines com a massa. Asse por 14 a 17 minutos, ou até a superfície "afundar levemente e voltar" quando pressionada com o dedo.

8) Use a ponta de uma faca para soltar as madeleines da fôrma e deixe esfriar sobre uma grade. Imediatamente polvilhe as madeleines com açúcar de confeiteiro.

segunda-feira, setembro 10, 2007

Pesos, Medidas e Temperaturas

Com a ajuda das dicas de vocês, finalmente acabei comprando minha balancinha digital! Eu optei por uma balança sem tigela própria, porque assim posso utilizar qualquer recipiente para medir os ingredientes. Estou 100% satisfeita com ela! E falando em pesos e medidas, decidi seguir uma sugestão da querida Sheila e publicar aqui uma pequena tabela de conversão entre o sistema usado nos Estados Unidos e o que usamos no Brasil. Acredito que a tabela possa ser útil para quem costuma pesquisar receitas em inglês, na internet ou em livros, e acaba se confundindo devido aos diferentes sistemas. Em breve colocarei um botão na barra lateral para que vocês possam acessar este post sempre que precisarem. E caso eu tenha me esquecido de algo, agradeço antecipadamente por qualquer ajuda para deixar este post mais completo! ;o)


MEDIDAS DE VOLUME:

Medida Americana............................ Medida Brasileira

1 teaspoon.................................................. 5 ml (1 colher de chá)

1 tablespoon............................................... 15 ml (1 colher de sopa)

1 fluid ounce (2 tablespoons)................... 30 ml (2 colheres de sopa)

2 fluid ounces (1/4 cup)............................ 60 ml (1/4 xícara)

8 fluid ounces (1 cup)................................ 240 ml (1 xícara)

16 fluid ounces (2 cups = 1 pint)..............480 ml (2 xícaras)

32 fluid ounces (2 pints = 1 quart)..........950 ml

128 fluid ounces (4 quarts = 1 gallon)..... 3.75 litros


MEDIDAS DE PESO:

Medida Americana.......................... Medida Brasileira

1/4 ounce................................................... 8 gramas

1/2 ounce................................................... 15 gramas

1 ounce........................................................ 30 gramas

4 ounces...................................................... 115 gramas

8 ounces (1/2 pound)................................ 225 gramas

16 ounces (1 pound).................................. 450 gramas

32 ounces (2 pounds)................................ 900 gramas

40 ounces (2-1/4 pounds).......................... 1 quilo


TEMPERATURAS:

Graus Fahrenheit (°F)............ Graus Celsius (°C)

32°...................................... 0°

40°...................................... 4°

140°.................................... 60°

150°.................................... 65°

160°.................................... 70°

170°.................................... 75°

212°.................................... 100°

275°.................................... 135°

300°.................................... 150°

325°.................................... 165°

350°.................................... 175°

375°.................................... 190°

400°.................................... 205°

425°.................................... 220°

450°.................................... 230°

475°.................................... 245°

500°.................................... 260°


Quem quiser obter outros números pode usar esta tabela:

Onças (ounces) em Gramas..................................... 28,35

Gramas em Onças................................................ 0,03527

Libras (pounds) em Gramas..................................... 453,6

Gramas em Libras.............................................. 0,002205

Libras em Quilogramas.......................................... 0,4536

Quilogramas em Libras............................................ 2,205

Galões em Litros...................................................... 4,536

Litros em Galões.................................................... 0,2205

Fluid ounces em Mililitros....................................... 29,57

Mililitros em Fluid ounces......................................... 0,03

Exemplo: Para saber quantos gramas são 4 ounces, é só fazer 4 x 28,35 = 114g


Fahrenheit em Celsius...................................- 32, dividido por 1.8

Celsius em Fahrenheit.................................................... x 1.8, + 32

Exemplo: Para saber quantos graus Celsius são 350°F, é só fazer 350 - 32 e depois dividir por 1,8 = 175°C


TAMANHOS DE FÔRMAS:

Quem quiser saber o equivalente em centímetros das fôrmas citadas em receitas americanas, pode acessar esta página do site Baking 911. Lá há uma tabela super completa com os tamanhos e a capacidade de todos os tipos de fôrma que vocês puderem imaginar!

Observação: Os valores citados aqui estão arredondados.

quinta-feira, setembro 06, 2007

New Orleans Red Beans & Rice

Eu não costumo comer o nosso tradicional feijão carioquinha, mas quando se trata de um feijão diferente, incrementado e de preferência bem apimentado, aí eu não resisto! Como vocês podem conferir aqui mesmo, eu adoro feijão em saladas, sopas, ensopados e até feijões assados. Esta é outra receita americana que leva feijões, típica do sul dos Estados Unidos. Como encontrei várias receitas diferentes, acabei juntando algumas e criei minha própria versão. Para ser sincera, nem eu esperava que ficasse tão bom! É uma ótima pedida para quem quiser inovar o "feijão com arroz" de todo dia... ;o)


Feijão Vermelho com Arroz à moda de Nova Orleans

500g de feijão vermelho

1 folha de louro

1 pimentão verde, picado

2 dentes de alho, amassados

1 cebola grande, picada

2 colheres (sopa) de salsinha

400g de lingüiça calabresa

2 1/2 colheres (chá) de sal

1 colher (chá) de molho de pimenta vermelha (usei Tabasco)

1 pitada de pimenta calabresa

Na panela de pressão, cozinhe o feijão junto com a folha de louro por 40 minutos. Corte as lingüiças em rodelas ou fatias, frite e reserve. Na mesma frigideira, refogue a cebola, o alho e o pimentão. Quando o feijão estiver cozido, abra a panela de pressão, retire um pouco da água do cozimento e reserve. Deixe na panela líquido suficiente apenas para cobrir o feijão. Acrescente a lingüiça, o refogado de cebola, alho e pimentão e os temperos. Deixe cozinhando em fogo baixo até engrossar, cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Sirva com o arroz de sua preferência.

Observações:

* Todas as receitas levam 3 talos de salsão picados, mas não usei porque não gosto. Quem quiser usar, é só refogar junto com a cebola, o alho e o pimentão.

* O feijão não pode ficar mole demais e nem desmanchar, por isso, quem preferir deixá-lo de molho de véspera deve diminuir o tempo de cozimento na pressão.

* A água do cozimento do feijão que foi reservada eu usei na hora de congelar o que sobrou do feijão, para que não ficasse seco demais.

* Nos EUA, este prato é uma refeição completa e não é servido com mais nada. Eu acho que não precisa mesmo: o feijão fica tão gostoso que eu dispensaria até o arroz!

terça-feira, setembro 04, 2007

Blackberry Milk Shake

Sabem aquelas amoras lindas que ganhei da Sônia Novaes? Aproveitei que estava calor ontem e resolvi fazer um milk shake de amoras que ficou um verdadeiro sonho! A receita é bem simples, e não mudei nadinha na receita original. Só achei que o milk shake poderia ter ficado mais espesso, pois na verdade ficou parecendo mais um smoothie! Eu não quis acrescentar mais sorvete, mas quem preferir um milk shake bem espesso, é só aumentar a quantidade de sorvete e/ou reduzir a quantidade de leite.


Milk Shake de Amoras

2 cubos de gelo

1 xícara de amoras frescas

2 colheres (sopa) de açúcar

4 bolas de sorvete de creme

1/2 xícara de leite (usei desnatado)

Triture o gelo no liquidificador. Separe 4 amoras e coloque o restante no liquidificador com o açúcar. Bata até virar um purê. Acrescente o sorvete e o leite e bata até obter a consistência desejada. Coloque em dois copos altos e decore com as amoras.

domingo, setembro 02, 2007