sábado, abril 28, 2007

Deviled Eggs

Esta é mais uma receita da Elise, do Simply Recipes. É um prato bastante comum nos Estados Unidos, e pode ser servido como entrada, acompanhamento ou mesmo como um lanchinho rápido. E para quem está imaginando de onde surgiu o nome "Deviled Eggs", a explicação é simples: o termo "deviled" é usado na culinária desde o século XVIII para descrever pratos que levam bastante tempero e/ou pimenta, numa óbvia alusão ao calor do inferno. Mas podem fazer sem medo porque, apesar do nome, estes ovos são simplesmente divinos! ;o)


Deviled Eggs

1 dúzia de ovos cozidos

2 colheres (chá) de mostarda Dijon

1/3 xícara de maionese

1 colher (sopa) de cebola ralada

1/4 colher (chá) de molho de pimenta (usei Tabasco)

Sal e pimenta a gosto

Páprica para decorar (usei páprica picante)

Descasque os ovos cozidos e, com uma faca afiada, corte-os ao meio no sentido do comprimento. Remova as gemas com cuidado e coloque-as em uma tigela. Arrume as metades de claras em um prato para servir.

Usando um garfo, amasse as gemas e acrescente os demais ingredientes, menos a páprica. Misture até incorporar tudo. Com uma colher ou um saco de confeitar, preencha as claras com a mistura de gemas. Polvilhe com páprica e sirva. Rende 2 dúzias de deviled eggs.

quarta-feira, abril 25, 2007

Bell pepper jam

Eu experimentei a geléia de pimentão há pouco tempo, servida com queijo catupiry sobre torradas, em uma festa. Fiquei fascinada com aquele contraste de cores, texturas e sabores, ainda mais porque sou fã de um gostinho agridoce! Comentei com a Cris que estava procurando uma receita de geléia de pimentão, e não é que ela tinha uma receita ótima? Mas como sou uma verdadeira formiga, prefiro minha geléia de pimentão mais adocicada e alterei um pouco as medidas da receita original. De qualquer forma, é um aperitivo bonito, delicioso e muito fácil de fazer!


Geléia de Pimentão

500 g de pimentão vermelho (ou amarelo)
3/4 xícara de vinagre branco (usei de maçã)
1 1/4 xícara de açúcar

Tire o cabo e as sementes do pimentão. Bata tudo no liquidificador por cerca de 10 segundos, com casca e tudo. Leve ao fogo, mexendo sempre, e cozinhe por aproximadamente 30 minutos ou até chegar ao ponto de geléia. Cuidado para não passar do ponto e caramelar! Quando começar a espumar das bordas para o centro, esse é o ponto. Sirva com catupiry ou cream cheese sobre torradas ou pães. Dica da Cris: para desenformar o cream cheese com perfeição, congele-o antes por meia hora.

segunda-feira, abril 23, 2007

Half and Half

Aqui vai mais uma dica de substituto para um ingrediente que aparece em várias receitas americanas: o half and half. Ele nada mais é que uma mistura de leite e creme de leite, vendido em embalagens longa vida para ser usado na culinária e também para ser adicionado ao café no lugar do leite puro. O half and half original tem mais gordura que o leite integral, claro, mas hoje já existem versões light e fat free do produto.


Em restaurantes, lanchonetes e hotéis dos Estados Unidos é comum ver o half and half disponível em pequenos copinhos lacrados, equivalente a uma dose para ser adicionada ao café. Como o buttermilk, é muito fácil preparar em casa um substituto para o half and half. Antes da receita, quero agradecer à minha prima Patrícia pela idéia deste post, que talvez esclareça a dúvida de muita gente. Thanks, Pat! ;o)


Para fazer 1 xícara de half and half, misture:

* 3/4 de xícara de leite integral + 1/4 de xícara de creme de leite

ou

* 2/3 de xícara de leite desnatado + 1/3 de xícara de creme de leite

ou

* 7/8 de xícara de leite integral + 3 colheres (sopa) de manteiga


FONTE: Baking 911

sexta-feira, abril 20, 2007

Peanut Butter Cups

Para quem gosta da combinação chocolate-pasta de amendoim, este docinho é simplesmente um manjar dos deuses! Como eu *adoro* essa mistura, degustar um peanut butter cup é puro êxtase... O problema é comer apenas um, porque eles são irresistíveis! (Minha prima Lala pode confirmar isso, não é, cumadi?)

Caso alguém não conheça, este docinho é uma versão caseira do Reese's Peanut Butter Cups, fabricado pela americana Hershey's. Eu conheci quando fiz intercâmbio nos EUA, e ele logo virou meu doce favorito! E com certeza foi responsável por metade dos vários quilos que ganhei durante aquele ano... :o)


Peanut Butter Cups

140g de chocolate branco, picado

3/4 xícara de pasta de amendoim

140g de chocolate meio-amargo, picado

Amendoim picado para decorar

Arrume forminhas de papel alumínio (no.3, daquele tipo para brigadeiros) em uma assadeira ou fôrmas de mini-muffin. Em uma panelinha, aqueça o chocolate branco e metade da pasta de amendoim em fogo brando, até derreter tudo, mexendo sempre. Encha metade das forminhas com essa mistura e leve-as à geladeira por 10 minutos.

Enquanto isso, aqueça na panela o chocolate meio-amargo e o restante da pasta de amendoim, até derreter. Complete as forminhas com essa mistura e, se quiser, decore com amendoim picado. Deixe na geladeira de um dia para outro. Os peanut butter cups duram uma semana na geladeira, ou um mês no freezer.

Observações:

1) Não precisam usar pasta de amendoim importada, não! O nosso Amendocrem dá conta do recado. É só usar o potinho inteiro, metade para cada tipo de chocolate. (Nesta receita eu usei peanut butter Peter Pan, mas já fiz com Amendocrem e ficou ótimo!)

2) Como eu não tinha as forminhas pequenas em casa, usei formas de papel para muffins de tamanho normal. Para os cups não ficarem muito grandes, deixei apenas uma camadinha no fundo da forminha, e tentei fazer a segunda camada com a mesma quantidade, "a olho". Ficaram bonitos, mas prefiro os pequenininhos!

terça-feira, abril 17, 2007

Procura-se desesperadamente

Eu estou *precisando* de uma fôrma para fazer madeleines... Alguém sabe onde encontro uma destas aqui no Brasil? Já procurei bastante e ainda não achei! Pode ser esta aqui também, de silicone:

domingo, abril 15, 2007

Macaroni & Cheese Lasagna

Eu tinha aqui em casa algumas caixinhas de Macaroni & Cheese da Kraft, enviadas pela minha mãe americana, mas já estava cansada da forma tradicional de prepará-lo. Para quem não conhece, é um macarrão americano que vem em uma caixinha junto com um envelope contendo um pó à base de queijo, 100% artificial, que eu acho uma "dilícia"! Mas como é sempre bom variar, decidi procurar uma receita usando o tal macarrão, e encontrei esta lasanha. E não é que fica boa demais? Claro que não é nenhuma iguaria, mas é perfeita para um jantarzinho fácil, rápido e sem sujeira!


Lasanha de Macaroni & Cheese

1 caixinha de Macaroni & Cheese Dinner (da Kraft ou de qualquer outra marca), preparado de acordo com as instruções de preparo "light".

1 1/2 xícaras de molho de tomate temperado (caseiro ou em lata)

250g de carne moída (eu uso patinho), refogada com os temperos de sua preferência

1 xícara de mussarela ralada

Queijo parmesão ralado a gosto

Pré-aqueça o forno a 180 graus centígrados. Espalhe metade do macarrão pronto no fundo de uma assadeira quadrada (20cm), untada. Cubra o macarrão com a carne moída e cubra a carne com metade do queijo. Espalhe por cima o restante do macarrão, e regue tudo com o molho de tomate (ele deve estar razoavelmente ralo) e termine com o restante da mussarela e o parmesão ralado. Asse por 20 minutos e sirva.


quinta-feira, abril 12, 2007

Encontro com a Luna

Podem sentir inveja, eu garanto que vou entender... :o) Além de passar seis dias curtindo o sol e as praias do Ceará, tive o imenso prazer de conhecer pessoalmente a querida Luna! Nosso encontro foi em restaurante mexicano, e só posso dizer que estava tão bom que as horas passaram voando! Está bom, ou querem mais? Pois tem mais. Além de conhecer uma pessoa que eu já admirava e considerava amiga (e o marido dela, que também é uma simpatia), voltei para casa com todos estes presentes lindos!

E dentro da latinha de gatinhos havia um presente super especial, que até me deixou emocionada... Vocês saberão o que é nos próximos dias! ;o)


Atualização em 15 de Abril de 2007:

A Luna me pediu para abrir a latinha apenas quando chegasse em casa, e me deixou muito curiosa... Lá dentro havia um cartãozinho com o endereço de um blog-teste onde ela havia criado esta fofíssima faixa de gatinhos, usando o desenho da latinha, especialmente para o meu blog!! Ela é o não é uma artista? Obrigada pelo carinho, Luna, e por deixar o Cinara's Place muito mais bonito! ;o)

segunda-feira, abril 02, 2007

Feliz Páscoa!

Pensei que teria tempo de publicar mais uma receita antes de viajar, mas a correria não vai permitir. Então, quero desejar a todos uma Páscoa de muita paz, e que ela seja o início de um período de renovação, recomeço e principalmente de muita esperança!


Wishing you new awakenings,

treasured memories,

quiet joy, and all the blessings

a heart can know

in this beautiful season

of beginnings!



Aproveito para avisar que a cozinha do Cinara's Place estará fechada até a próxima semana. Mas não se preocupem, em breve voltarei com muitas receitas escandalosamente calóricas! :o) Por enquanto, só quero saber de sol e mar... Fortaleza, aí vamos nós!


Esta é mais uma foto do meu talentoso irmão... Outras como esta podem ser vistas aqui.